Processo nº 00154/2021
Parecer nº 183/2021 CEC/RS
O projeto “A KOMBI DA CULTURA APRESENTA: O DESAFIO DO FANTÁSTICO MAGO DAS LETRAS - 1ª EDIÇÃO” é recomendado para financiamento pela LIC/RS.
1. O projeto A KOMBI DA CULTURA APRESENTA: O DESAFIO DO FANTÁSTICO MAGO DAS LETRAS - 1ª EDIÇÃO, PROCESSO: 154/2021, foi cadastrado em 13/04/2021, habilitado pelo SAT/SEDAC em 03/05/2021, sendo encaminhado ao CEC para esta conselheira em 26 de maio de 2021.
A Área do Projeto é ARTES CÊNICAS – TEATRO e ele não é vinculado à data fixa.
O projeto incentivará a leitura e a formação de leitores de vinte escolas, dos municípios de Maratá, Poço das Antas, São José do Sul, Salvador do Sul e Brochier, através de uma Kombi estilizada que se transformará num cenário teatral, no qual os estudantes vão interagir com o Mago das Letras. De forma lúdica e inovadora, trocarão seu livro antigo por uma nova leitura, fomentando o prazer pela leitura através da fantasia e da imaginação.
O produtor cultural do projeto e responsável legal é Marcos Santos Cardoso, CEPC 7644, sediado em Salvador do Sul, que também atua na coordenação geral, produção de roteiro e direção.
Na equipe principal, Candida Angéli Kerber na função de direção artística, Marcelo Brentano, na direção de produção, Fabrízio de Souza Rodrigues, na produção visual (cenografia e caracterização cênica), Le Village Artes e Eventos Ltda na assessoria cênica (mágico), Viermusik na atuação como ator, músico e performer.
Como contador, Ana Paula Rambor Nied.
Temos também como outros participantes, a Secretaria de Educação e Cultura de Maratá, Brochier, Poço das Antas, Salvador do Sul e São José do Sul, secretarias responsáveis pelas escolas municipais onde será executado o projeto.
Nas METAS do projeto estão:
Adquirir e caracterizar a Kombi da Cultura de acordo com as necessidades do projeto no período de três meses, com o auxílio de artistas visuais e empresas especializadas,
Adquirir 500 exemplares de livros de literatura infantil e 500 exemplares de livros de literatura juvenil.
Desenvolver performance teatral “O desafio do Fantástico Mago das Letras”
Agendamento com as Secretarias de Educação e Cultura de cada município para escolha das escolas com maior vulnerabilidade para que essas sejam agraciadas pelo projeto.
Circulação da Kombi da Cultura para realização das apresentações teatrais e trocas dos livros antigos por novas leituras, em vinte escolas dos municípios de Maratá, Poço das Antas, São José do Sul, Salvador do Sul e Brochier.
Público total desejável – 6000 pessoas - nas exibições individuais da performance teatral nas 20 escolas agraciadas com o projeto.
O projeto, em sua dimensão simbólica, visa fomentar - através do teatro, da magia e do lúdico - um encontro prazeroso entre os livros e seus leitores. O hábito da leitura é uma das oportunidades mais democráticas e acessíveis de desenvolvimento pessoal e profissional. Quando lemos, exercitamos nosso cérebro e desenvolvemos a capacidade de raciocinar. Além de fomentar a capacidade de interpretação e proporcionar uma maior habilidade na escrita, a leitura aguça o senso crítico e nos propõe diversos benefícios, entre eles o desenvolvimento da imaginação, criatividade, comunicação, e o aumento do vocabulário e do conhecimento. O universo lúdico, apresentado através do teatro, é um convite para um reencontro com o mundo imaginário da leitura. A criança será convidada a entrar no universo lúdico da “Kombi da Cultura”, jogar com o Mago e vencer seu desafio para trocar seu livro. Ao retornar para sua casa, o aluno terá em suas mãos uma nova leitura para uma nova experiência. Este é o primeiro projeto cultural que contempla estas regiões, com literatura e teatro num formato itinerante, proporcionando educação e cultura em localidades periféricas de cidades do interior, tornando o projeto inédito e de grande importância para a população.
Quanto à dimensão econômica, a Kombi da Cultura promoverá encontros significativos envolvendo arte e cultura, para quem vive na periferia rural. Através do projeto, de forma gratuita, tem como objetivo levar arte até as comunidades escolares do interior, contribuindo para que crianças e adolescentes de vinte escolas públicas (cerca de 300 crianças em cada escola), das cidades de Maratá, Poço das Antas, São José do Sul, Salvador do Sul e Brochier, tenham acesso à arte e à cultura. Serão selecionadas as escolas que possuem um menor acesso a atividades culturais, bem como as provenientes de bairros e localidades carentes e/ou afastadas do centro dessas cidades. Elas assistirão da performance teatral “O Desafio do Fantástico Mago das Letras” e fomentarão o hábito da leitura de forma lúdica através da troca de seu livro antigo por uma nova leitura. No que diz respeito à movimentação da economia da cultura, o objetivo é fomentar a economia local para a realização de todas as necessidades do projeto, desde a aquisição da Kombi até a compra dos materiais para sua transformação cenográfica, gerando trabalho e renda para diversos profissionais (designers gráficos, marceneiros, soldadores, pintores e artistas visuais). A compra dos exemplares de livros que serão trocados será realizada em livraria da região e priorizará a produção de autores do Rio Grande do Sul. Além disso, à medida que há a contratação dos profissionais/artistas para a construção da performance teatral (ator, diretor, cenógrafo, figurinista, maquiador) e para a realização do projeto (motorista, produtor visual, assessor de imprensa e gestor de mídia social) há o fortalecimento da cadeia produtiva. Uma vez que todas as compras e contratações serão locais, a tributação de todas as ações do projeto será revertida para os municípios da região, contribuindo para a formação de um mercado para a cultura.
Já na dimensão cidadã, a leitura, além de ser uma forma de entretenimento e formação, é também uma ferramenta para a educação e crescimento do país. Dessa forma, o presente projeto busca o fomento de novos leitores, proporcionando uma vivência individual a cada estudante, que através da interação com o universo mágico do teatro poderá reencontrar-se com o hábito da leitura. Com o objetivo de facilitar o acesso de crianças e adolescentes a atividades culturais, o projeto realizará as apresentações da performance teatral dentro do espaço escolar. O proponente informa que seguirão todas as normas de combate ao Coronavírus e todos os protocolos de segurança exigidos pelo COE de cada município e do Estado. No que diz respeito às medidas de acessibilidade, para garantir que todos possam participar da vivência, a equipe estará preparada para interagir com pessoas com deficiência. Pensando na democratização da cultura, também teremos como medida inclusiva o Baú do Mago, com vários livros para que as crianças que não tiverem um exemplar usado para trocar, possam também participar da ação.
É o relatório.
2. Tendo em vista que a 5º edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, em parceria com o Itaú Cultural, e divulgada em 2019, estimou que nos últimos quatro anos, o Brasil perdeu mais de 4,6 milhões de leitores, e que de 2015 para 2019, a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52%, a Kombi da Cultura vem preencher este espaço, na periferia rural em municípios do interior do Estado.
Por ser o livro, o dispositivo principal do desafio do Mago das Letras, esta Conselheira solicitou uma diligência em relação aos autores escolhidos para o Projeto. Em retorno, a resposta foi satisfatória, informando que a curadoria será feita pela gestora da Livraria Intelectual de Montenegro, Mariucha Strack Melero, com experiência no ramo livreiro, atuando desde 1995, diretamente com escolas através de projetos como Autor Presente e Feira do Livro Escolar. O proponente também salientou que a curadoria tem como principal objetivo o compromisso de levar ao público, o livro que contribuirá significativamente para a promoção de hábito de leitura e para a criação de novos leitores, priorizando autores gaúchos, e também nacionais como Ruth Rocha, Ziraldo, Ana Maria Machado e Pedro Bandeira.
Entendo que o Projeto priorize as compras e contratações de empresas locais, com o objetivo de movimentar a economia da cultura na região, mas gostaria de deixar como sugestão uma conversa com a Câmara Riograndense do Livro, mais precisamente com Sônia Zanchetta, da Comissão Executiva da Feira do Livro de Porto Alegre, responsável pela Área Infantil da Feira. Lembro também que segundo os dados da pesquisa A Literatura Sul Rio-Grandense de 1976 a 2016 - Produção, Disseminação e Consumo, organizada por Magali Lipert e Marlon Almeida, fornecidas pelo Instituto Estadual do Livro, há 296 escritores de literatura infantil e juvenil que produziram livros do gênero infantil neste período.
Importante ressaltar que após a circulação da Kombi da Cultura, o baú do Mago deverá ter recebido 1000 livros das crianças e adolescentes como troca durante o projeto. Estes livros, ao término do projeto, serão doados para todas as escolas envolvidas no Projeto. E a Kombi e os elementos cênicos serão doados ao CRAS – Centro de Referência em Assistência Social de Maratá.
O proponente do projeto Marcos Cardoso Produções Culturais é uma empresa situada na cidade de Salvador do Sul, atuando desde 2014 nas áreas de teatro, educação e produção cultural. O Mago das Letras será o ator, músico e performer Samuel Vier, e o texto e a direção é da diretora artística Tuti Kerber. Durante esse processo, o Mágico Eric Chartiot, também participará de quatro encontros para instrumentalização do ator.
A arte na escola tem um poder transformador, e quando a criança entra em contato com o universo lúdico das artes cênicas, ela é convidada a conhecer outros mundos. E o mérito deste projeto é promover o hábito da leitura e a criação de novos leitores, com a descentralização da cultura, beneficiando as escolas da área rural dos municípios.
O Mago das Letras recupera o instinto do jogo proposto por Johan Huizinga, autor de Homo Ludens, que apresenta o conceito de “círculo mágico”, onde ele mostra que quando participamos de algum tipo de atividade de entretenimento se entra num círculo mágico, deixando para trás os problemas, preocupações e aflições do cotidiano, mergulhando em um outro universo. Dentro deste círculo, as leis e costumes da vida cotidiana perdem a validade. Apesar de ser um espaço diferente do cotidiano, as ações realizadas dentro do círculo mágico significam algo para aqueles que participaram desta experiência.
Valor Total
R$ 217.873,45 [duzentos e dezessete mil, oitocentos e setenta e três mil reais e quarenta e cinco centavos], integralmente solicitados ao Sistema Pró-Cultura LIC RS, sendo R$ 5.800,00 (cinco mil e oitocentos reais), de recursos próprios do proponente. O projeto possui uma carta de intenção de patrocínio no valor de R$ 223.800,00 (duzentos e vinte e três mil e oitocentos reais).
3. Em conclusão, o projeto “A KOMBI DA CULTURA APRESENTA: O DESAFIO DO FANTÁSTICO MAGO DAS LETRAS - 1ª EDIÇÃO” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 212.073,45 (duzentos e doze mil, setenta e três reais e quarenta e cinco centavos) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 09 de junho de 2021.
Alice Inês Lorenzi Urbim
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 05 de julho de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bertolotto, Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim e Rafael Pavan dos Passos.
Em razão do Of. Nº 151/2021 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 14/07/2021 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 4,41 pontos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS