Processo nº 00077/2021
Parecer nº 073/2021 CEC/RS
O projeto MAIFEST LIVE 1 ª EDIÇÃO 2021, CEPC: 84, foi cadastrado em 02/03/2021 e habilitado e recomendado para financiamento pela LIC-RS. Foi analisado pelo SAT/SEDAC em 09/03/2021, sendo encaminhado para avaliação em 09/03/2021.
Produtor: NÚCLEO DE CULTURA DE ESTRELA - CEPC: 84
Período de Realização: Evento não vinculado à data fixa.
Área do projeto: MÚSICA
Município: ESTRELA/RS
Constam no projeto:
Valor solicitado do projeto: R$192.500,00.
2 - É o relatório:
Com o intuito de fomentar os artistas locais e regionais e comemorar no mês de maio o aniversário do município de Estrela, a Maifest Live promoverá um festival artístico e cultural em formato digital, focado na cultura e arte da população local. Através da transmissão on-line por meio da página do Facebook da SECEL Estrela, o evento é uma maneira de incentivarmos os artistas, comemorarmos a data do município e continuarmos a cultuar a cultura gaúcha, alemã e do Rock, que são muito presentes em nossa cidade. O local de realização será no salão de eventos do Hotel Estrela Palace, um local amplo, que contará com todas as medidas de higienização e distanciamento para garantir a segurança de todos os profissionais envolvidos. O projeto tem como metas os 11 shows citados:
Dimensão Simbólica:
A origem da cidade de Estrela surgiu quando os primeiros desbravadores avistaram uma luminosidade incomum próximo ao Rio Taquari. Eles acharam que era um sinal do céu, um presságio de que o local escolhido traria riqueza e felicidade. Com uma história iluminada e cheia de relatos, o município chega ao seu 145º aniversário no mês de maio. Os anos de história são essenciais para chegar onde chegamos. A colonização alemã, demonstrada de diversas maneiras a todos que conhecem e visitam Estrela - carinhosamente chamada de Princesa do Vale -, faz com que a cidade se destaca pelo Festival do Chucrute, Parkchoppfest, Estrela Multifeira e o Natal em Estrela, sendo esses seus principais eventos. O ensino da música acontece principalmente por meio do Núcleo de Cultura, entidade mantida pela prefeitura, que desde 1989 que realiza oficinas e projetos com o objetivo de difundir a música e promover a cultura em todas as idades. Este ensino formou um grande número de artistas e amantes da música e dos mais variados gêneros musicais como rock, gaúcha e as famosas marchinhas alemãs. Consequentemente, muitos dos alunos que passaram pelo Núcleo atuam de forma profissional, tendo esta atividade como sua principal fonte de renda. Há outros, ainda, que possuem outras atividades de sustento, porém mantêm o gosto pela arte e exercem as habilidades conquistadas como uma fonte de renda extra. Tudo isso pode ser percebido pelo grande número de bandas e grupos musicais formados na cidade, que adotaram diferentes estilos musicais, como gaúcho, pop rock e o próprio estilo alemão. Por isso, a Maifest é um evento que vem para incentivar e apoiar as bandas da cidade, dando espaço e oportunidade para elas.
Dimensão Econômica:
Contribuir com a geração e conservação do emprego e da renda, beneficiando a comunidade e fornecedores contratados é um dos principais objetivos deste projeto. Por meio da parte cultural, que movimenta o cenário de desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda, formando redes produtivas na perspectiva de um desenvolvimento socialmente justo e sustentável.
Dimensão Cidadã:
Trata-se de um projeto que comemora o aniversário da cidade que permite que a população participe da vida cultural do município. Em função de ser um evento voltado a todas as gerações, ele contempla as mais diferentes camadas sociais e preserva cultura, afinal, não é por acaso também, esse é um campo de disputa no âmbito internacional, indicando a necessidade de um esforço concentrado do setor público e privado na preservação da riqueza simbólica produzida no país. Como forma de formação de plateia e democratização de acesso, as lives serão transmitidas pela internet (Facebook) e ficarão disponíveis e acessíveis a todos os públicos.
3. Condicionantes:
* Que o projeto siga as leis vigentes do Estado e dos Municípios para o combate da Covid-19.
5.Conclusão:
Em conclusão, o Projeto: “MAIFEST LIVE 1 ª EDIÇÃO 2021” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 192.500,00 (cento e noventa e dois mil e quinhentos reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 14 de Março de 2021.
Luciano Peixoto
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 15 de março de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bertolotto, Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza e Rafael Pavan dos Passos.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: Michele Bicca Rolim, Rodrigo Adonis Barbieri, Alice Inês Lorenzi Urbim e Luis Antônio Martins Pereira.
Abstenções:
Impedimentos:
Ausentes no Momento da Votação:
Em razão do Of. Nº 021/2021 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 19/03/2021 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,75 pontos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS