Processo nº 00082/2021
Parecer nº 084/2021 CEC/RS
O projeto “SEMANA FARROUPILHA DE SÃO LEOPOLDO 1 ª EDIÇÃO 2021” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto - SEMANA FARROUPILHA DE SÃO LEOPOLDO 1 ª EDIÇÃO 2021 foi cadastrado em 05/03/2021 e habilitado e recomendado para financiamento pela LIC-RS pelo SAT/SEDAC em 15/03/2021, sendo encaminhado para avaliação em 15/03/2021.
Produtor: Produtor: Cássio Roger Scherer - CEPC: 6575.
Período de Realização: Evento não vinculado à data fixa.
Área do projeto: Tradição e Folclore
Município – São Leopoldo/RS
Constam no projeto:
• Rivelino Rodrigues da Silva - Função: Coordenador de produção.
• Muniz Produções - Função: Assistente de produção.
• Larissa Sant’Ana Pedroso Soares de Lima - CRC: 095336/O-4:Contador.
Valor solicitado do projeto: R$ 168.350,00.
É o relatório.
2. O projeto visa realizar a Semana Farroupilha no formato on-line, nos dias 11,12,18,19,20 de setembro de 2021. A programação será totalmente on-line e gratuita e o projeto é composto pela seguinte área cultural: Músicas tradicionalistas, tendo como meta 10 shows e oficinas que abordam a tradição e folclore gaúcho.
Tem como metas realizar 10 shows em cinco dias de live, transmitidas pelas plataformas de Facebook, YouTube e Instagram onde cada noite será abrilhantada por dois shows gaúchos.
As oficinas mencionadas são de indumentária e chimarrão, em que serão apresentadas no intervalo entre o primeiro e o segundo show. Primeiramente, será apresentada aos espectadores a oficina de cultura da indumentária gaúcha e, após, haverá o encerramento com a oficina de chimarrão, em que será mostrado como se prepara a bebida e os critérios para um bom chimarrão. Todas as lives terão o mesmo processo e sequência.
Dimensão Simbólica:
O presente projeto visa preservar a tradição gaúcha, despertando a atenção de novos públicos e pessoas de todos as idades. Tendo a proposta de realizar uma semana farroupilha no formato on-line, contando com todas as medidas de segurança necessárias para a prevenção à COVID-19.
O evento on-line será realizado nos dias 11,12,18,19, 20 de setembro de 2021. Um dos grandes diferenciais desta Semana Farroupilha será a ampliação da representatividade feminina no cenário musical tradicionalista. Acreditamos que este tema é urgente, por isso criamos a “A noite da mulher gaúcha”, tendo nesta noite show de Analise Severo, que já foi eleita por votação popular como "Melhor Cantora" do ano de 2017, pelo site G1/RS, e possui seis CDs lançados. Além disso, haverá um show das Gurias Gaúchas Adriane e Ariane, um espetáculo marcado por um belíssimo trabalho vocal e instrumental, sempre contando com convidados especiais.
Para apresentar A Semana Farroupilha foi escolhida a Cantora e apresentadora Analise Severo, que é conhecida pelo seu carisma, trabalho impecável e por representar a identidade da mulher contemporânea gaúcha no meio tradicionalista. Além das atrações já citadas acima, o projeto terá shows dos grupos musicais: Moises Oliveira e grupo, Mate Amargo, Canção Nativa, Roger Morais e Pátria Gaúcha, Alma Gaudéria, Joca Martins, Grupo Rodeio e Tchê Guri. No intervalo de cada atração haverá oficinas sobre a cultura gaúcha, trajes, pilchas e chimarrão, ministradas pela 12° Coordenadoria Regional Tradicionalista. Todas as oficinas contarão com intérprete de LIBRAS.
Dimensão Econômica:
O projeto oportuniza a geração de renda para artistas, técnicos, produtores e fazedores de cultura, mantendo viva a cadeia produtiva do setor cultural no Estado. O mercado cultural fomenta os setores economicamente ligados a ele, gerando empregos diretos e indiretos, aumentando a arrecadação tributária, movimentando a economia local.
A escolha por realizar pelo sistema LIC justifica-se pelo projeto plenamente enquadrado na Lei de Incentivo à Cultura, favorecendo e beneficiando a realização de um projeto qualificado e entregando à sociedade uma programação cultural, além de manter viva a Tradição e Folclore do Rio Grande do Sul.
Dimensão Cidadã:
Toda a programação deste festival é on-line e gratuita. O evento busca incentivar a ampliação do acesso da população a produções tradicionalistas, visando contribuir para facilitar a todos os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais.
3.Condicionante
* Que o projeto siga as leis vigentes do Estado e dos Municípios para o combate à Covid-19.
4. Em conclusão, o projeto “SEMANA FARROUPILHA DE SÃO LEOPOLDO 1 ª EDIÇÃO 2021” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 168.350,00 (cento e sessenta e oito mil, trezentos e cinquenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 23 de março de 2021.
Luciano Gomes Peixoto
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 06 de abril de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bertolotto, Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim e Rafael Pavan dos Passos.
Abstenções: Luiz Carlos Sadowski da Silva.
Em razão do Of. Nº 151/2021 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 28/04/2021 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,64 pontos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS