Processo nº 00146/2021
Parecer nº 123/2021 CEC/RS
O projeto “SANT´ANA É SHOW IN DRIVE” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto - SANT´ANA É SHOW IN DRIVE foi cadastrado em 09/04/2021, habilitado e recomendado para financiamento pela LIC-RS, sendo encaminhado para avaliação em 16/04/2021.
Produtor Cultural: GR SOM E LUZ EIRELI, CEPC: 7306
Responsável Legal: Ana Paula Gemniczak.
Função: coordenador geral.
Período de Realização: Evento não vinculado à data fixa.
Área do projeto: Música.
Município – Santana do Livramento/RS.
Constam no projeto:
• VH Produções Culturais e Artísticas Ltda. com a função: Direção Artística.
• GR SOM E LUZ EIRELI, função: Coordenador Geral.
• José Erni de Almeida Jobim, Função: Apresentador.
VH Produções Culturais e Artísticas Ltda., Função: Captação de recursos.
Gilson Antônio Barbosa, CRC: 61.349, Contador.
Prefeitura Municipal de Sant'Ana do Livramento, função: Apoio Logístico-Disponibilização de local.
Valor solicitado do projeto: R$ 155.070,00.
É o relatório.
2. O Projeto Cultural SANT´ANA É SHOW IN DRIVE realizará um festival de shows musicais em formato drive-in da cidade de Sant'Ana do Livramento. Teremos shows de diversos estilos musicais e de música instrumental, como samba, nativista, rock e latino, entre outros, fazendo, assim, um grande encontro musical, proporcionando cultura para todos. Além disso, serão realizados quatro dias de evento com 26 espetáculos musicais, somente com artistas da cidade, valorizando, assim, o artista local. Os shows serão realizados em formato drive-in no Antigo Estacionamento de um Frigorífico da cidade.
Será realizado em formato drive-in, as apresentações serão divididas em quatro dias de evento, com 26 apresentações musicais de 40 minutos, a divisão do número de apresentações por dia ainda será definida, com a divisão conforme agenda dos músicos. Haverá um maior número de apresentações nos dias de final de semana e menos apresentações nos dias úteis. O drive-in será montado no antigo estacionamento da Swift Armour. Ressalta-se aqui que este é o estacionamento externo para visitantes do frigorífico enquanto do seu funcionamento, sendo ele em via pública e com gerenciamento da prefeitura. Anexamos a carta de anuência da prefeita de Sant'Ana do Livramento dando apoio logístico de disponibilização do local sem ônus financeiro ao projeto. O público não pagará ingresso para entrar com seus carros no drive-in, sendo observada a lotação máxima permitida na data e no local do evento.
Tem com metas os 26 shows com: Fabiano Torres, Adryan Marques, Daniel Cavalheiro, Andy Luz, André Simões, Eder Oliveira, Laxa e Banda, Luiza Gomes, Banda Nativos del Rock, Mario Lopes, Trio Latino, Pedro Kebolscas, Geovani Silveira, Toto Garcia, Banda Bem The Bem, Toonho Gomez, Ricardo Martins, Leco Cavalheiro, Leonel Gomez, Banda Santa Ceva, Adair de Freitas, Maria Alice, Nicole Carrion, Luís Cardoso, Udo Gutebier, Banda Vete.
Dimensão Simbólica:
Sant'Ana do Livramento é uma cidade situada na Fronteira do Brasil com o Uruguai e há 220 km da Argentina. Esta peculiaridade faz com que receba influências dos nossos vizinhos em diversos aspectos no seu cotidiano, como no sotaque, na culinária, nos usos e costumes, entre outros. Nas artes não é diferente, na música, dança, teatro, pintura, artesanato, cinema, nas lidas campeiras, ou seja, em todas as manifestações artísticas e folclóricas temos a influências de nossos “Hermanos”, fazendo com que tenham uma característica cultural ímpar comparado ao restante do Estado. A proposta pretende realizar um encontro destes artistas locais em formato drive-in para que os santanenses tenham a oportunidade de apreciar a música feita em nosso município e possam ter contato com esta pujança cultural dos artistas locais, possibilitando, assim, o surgimento de novos talentos, além de estarem fomentando a carreira de diversos artistas.
Esta pluralidade é de suma importância para poder ampliar o leque de opções para quem for assistir aos espetáculos, podendo incentivar novos talentos de diversos setores do mercado musical.
Dimensão econômica:
O projeto contará com 26 atrações artísticas de diversos gêneros musicais e de diversos momentos de carreira. Serão artistas locais, alguns conhecidos apenas na cidade, mas também alguns com renome estadual. Essa pluralidade faz com que sejam fomentados cerca de 90 músicos santanenses, se se levar em conta uma média de quatro integrantes por apresentação. A pandemia deixou rastros na classe artística: não foram poucos os artistas que tiveram que rumar para outro setor da economia para poderem sustentar suas famílias. O proponente cita: "Poderemos até ser repetitivos, mas a verdade é esta, é mais do que urgente que tenhamos iniciativas semelhantes ao projeto SANT'ANA É SHOW IN DRIVE para que não percamos talentos e uma geração inteira de grandes músicos."
Dimensão Cidadã:
O ingresso será totalmente gratuito, não haverá nenhum tipo de restrição de acesso, desde que seja respeitado o protocolo sanitário vigente no momento da execução da programação do projeto. Sendo assim, queremos que as pessoas possam acessar as apresentações, fazendo uma democratização cultural ampla e formando plateia para a música gaúcha em diversos estilos musicais. Teremos apresentações em diversos estilos, fazendo assim uma intensa democratização e inclusão cultural.
3.Condicionante
* Que o projeto siga as leis vigentes do Estado e dos Municípios para o combate da Covid-19.
4. Em conclusão, o projeto “SANT´ANA É SHOW IN DRIVE” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 155.070,00 (Cento e cinquenta e cinco mil e setenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 19 de abril de 2021.
Luciano Gomes Peixoto
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 05 de maio de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bertolotto, Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim e Rafael Pavan dos Passos.
Em razão do Of. Nº 151/2021 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 12/05/2021 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,87 pontos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS