Processo nº 00000/0000
Parecer nº 149/2021 CEC/RS
O projeto “Show Farroupilha em Movimento 1ª edição 2021” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. Identificação do Projeto
Título do Projeto: “Show Farroupilha em Movimento 1ª edição 2021”
Protocolo eletrônico: 00126/2021
Período de Realização: Evento não vinculado à data fixa.
Local de Realização: CORONEL BICACO - Ruas da cidade, MARAU - Ruas da cidade, TEUTÔNIA - Ruas da cidade, LAJEADO - Ruas da cidade, FREDERICO WESTPHALEN - Ruas da cidade, IJUÍ - Ruas da cidade, TRÊS DE MAIO - Ruas da cidade, SARANDI - Ruas da cidade
Área do Projeto: MÚSICA
Produtor Cultural/ Responsável Legal: MARCIO SCHMIDT PUBLICIDADES - ME
CEPC: 4963
Responsável Legal: MARCIO SCHMIDT
Função: Coordenador Geral
Equipe Principal
Nome do profissional: Mayara Boeno Brum
Função: Direção administrativa
Nome do profissional: Nova Produções
Função: captação de recursos e produção executiva
Contador: Organizações Contábeis Alto Uruguai
CRC: 60.847
Recursos próprios do proponente: não há
Receitas previstas com a comercialização de bens e serviços: não há
Patrocínios ou doações, sem incentivo fiscal: não há
Receitas originárias de Prefeituras: não há
Receitas originárias de Leis de Incentivo Federal: não há
Valor Proposto para a LIC: R$ 481.200,00 (Quatrocentos e oitenta e um mil e duzentos reais)
Valor Habilitado pelo SAT: R$ 481.200,00 (Quatrocentos e oitenta e um mil e duzentos reais)
Segundo o SAT, “Realizada a análise pela equipe técnica do PRÓ-CULTURA, foi verificada a adequação da proposta ao enquadramento previsto na Instrução Normativa SEDAC 05/2020, art. 3°.
Diante das informações apresentadas e observado o enquadramento da proposta, o projeto cultural é habilitado e encaminhado para avaliação do Conselho Estadual de Cultura – CEC.
O CEC avaliará os projetos habilitados, emitindo parecer sobre o mérito cultural e sobre o grau de prioridade, nos termos e prazos previstos no Decreto 55.448 de 19 de agosto de 2020 e nos artigos 14 e 15 da Instrução Normativa Sedac nº 05 de 02 de setembro de 2020.”
É o relatório.
2. Em sua apresentação o proponente afirma que o projeto “Show Farroupilha em Movimento” possuirá uma estrutura de palco montada em um caminhão, possibiltando a oportunidade dos cidadãos de 08 cidades gaúchas comemorarem, de uma forma diferente, a Semana Farroupilha. Com uma equipe reduzida, e as devidas precauções, o show ”Renato Borghetti convida Daniel Torres” vai circular pelas ruas de Coronel Bicaco, Marau, Teutônia, Venâncio Aires, Frederico Westphalen, Ijui, Três de Maio e Sarandi entre os dias 13 e 20 de setembro de 2021, com transmissão ao vivo e online através dos canais digitais do proponente e/ou do artista.”.
Em sua dimensão simbólica o proponente afirma que “É bela a celebração histórica e cultural que acontecem nesses dias, bem como a fraternidade e o orgulho identitário que tomam conta das pessoas, confraternizando nas então rondas, onde se zela pela preservação da chama acesa com muita música, dança e alegria, de 13 a 20 de setembro, quando se comemora a Revolução Farroupilha.” E que continua a seguir “Porém, diante do atual cenário de prevenção e combate a pandemia, esta realidade de celebrações presenciais não está sendo mais possível. Tudo está sendo reinventado. Artistas buscam outras formas de estar junto ao seu público, produtores buscam outras maneiras de levar cultura às cidades e às pessoas, e manter a roda da economia criativa girando. Com isso em mente, apresentamos o projeto Show Farroupilha em Movimento. Com uma estrutura de palco montada em um caminhão, queremos dar a oportunidade dos munícipes de 08 cidades gaúchas comemorarem, de uma forma diferente, a Semana Farroupilha. Essa é a maneira que encontramos de contribuir com o cenário cultural, de manter viva a tradição gaúcha com segurança, reascender a fé em dias melhores e o ânimo de quem presenciar a circulação do projeto.”
Em sua justificativa de sua dimensão econômica ressalta o proponente que “A atual situação econômica do país tem causado um impacto negativo principalmente em atividades artísticas e culturais, que já vinham perdendo espaço, por muitas vezes não consideradas prioridade pelas políticas públicas, e piorou consideravelmente na situação da pandemia. Não é segredo que nosso setor foi um dos mais afetados, se não o mais, praticamente inexistente há mais de um ano, e buscando formas de se reinventar. Este projeto busca se empenhar para não afetar práticas que são fundamentais para a construção de cidadania, e ainda assim respeitar os protocolos de prevenção e combate a pandemia, fazendo com que a economia criativa e a cadeia cultural siga em movimento, dentro do que é possível. O projeto busca ainda aproximar o público e fomentar o gosto por atividades artísticas, para que, mesmo em um momento de crise, a comunidade não deixe de nutrir-se de elementos essenciais para a construção de subjetividades, e o reforço de sua identidade. Assim sendo, esta proposta aquece a economia através da participação dos artistas, produtores, fornecedores e diversos setores que se alicerçam através de projetos culturais. Através do patrocínio de propostas culturais financiadas, pretende-se estreitar ainda mais a relação com as empresas locais e da região, incentivando esta prática a novas propostas culturais e artísticas nos municípios envolvidos.”.
No que corresponde a dimensão cidadã o projeto afirma que “Com um palco em movimento, é possível alcançar a todos os tipos de público, passeando com o show por todos os bairros das cidades envolvidas (de acordo com a logística que será estabelecida em cada uma delas). Desse modo, já tem sua característica de democratização de acesso, uma vez que chega às portas e janelas de cada um dos munícipes gratuitamente, além de serem cidades de interior, descentralizado os recursos dos grandes municípios que costumam ter mais atividades proporcionadas. O telão ajudará na visibilidade daqueles que tem mais dificuldade de enxergar um pouco mais de longe. Através desta oportunidade, em segurança, cada comunidade terá a oportunidade de reafirmar sua identidade e comemorar sua cultura. Renato Borghetti é um instrumentista renomado e de carreira reconhecida em nosso estado, mesmo através da música instrumental, que não costuma ser tão popular. Nesta oportunidade convida outro renomado artista, Daniel Torres, a fazer parte desta celebração. É um show exclusivo para este momento, enaltecendo a nossa cultura.”.
3. Análise de Mérito
A música é, e sempre foi, uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento do ser humano, capaz de transportar aqueles que conseguem apreciá-la para outro momento no tempo e para outro estado de espírito. Música e sociedade sempre estiveram intimamente conectados historicamente. Certamente devido à forte capacidade que a música tem de evocar emoções, oriundas das expectativas e antecipações na nossa mente, ela é naturalmente associada a outras formas artísticas, como a poesia/canção, a dança, o teatro e o cinema que, que sem a presença da música, seriam irreconhecíveis.
A música é baseada em informações não-semânticas e essencialmente emocionais, diferentemente da linguagem verbal por exemplo. Uma arte que expressa muito bem intenções, sentimentos e estados de espírito, o que faz com que a união da poesia com a música, sob a forma da canção, seja tão poderosa e popular.
As origens da música itinerante de rua remontam à antiguidade clássica ocidental, como na Grécia com seus cortejos e suas celebrações dionisíacas e a seguir, em Roma com suas trupes de músicos populares. No Brasil, surge nos anos 50 um dos maiores fenômenos do país, um caminhão ou carreta adaptado com aparelhos de sonorização para a apresentação de música ao vivo, através de alto-falantes, originalmente chamados no nordeste do país de “Trio elétrico” em que é executado samba, frevos e outros ritmos.
O projeto “Show Farroupilha em Movimento” está nesta esteira de fruição milenar da música nas ruas da cidade, dos menestréis itinerantes, da música associada ao deslocamento, de uma rica promenade sonora que se estende por quilômetros, um percurso das suas tantas janelas que se abrirão para encontrar o som que ao longe se aproxima das casas nos bairros periféricos, trazendo alegria e bem estar social. Uma alegria que só se pode manifestar plenamente entre pessoas que se sentem iguais.
O projeto oportuniza acesso da população em geral a um rico patrimônio musical formado por estes artistas participantes tão importantes no cenário musical gaúcho, com uma intensa valorização da música regional na sua programação, oportunizando também o desenvolvimento e incremento da economia local, especialmente no setor da cultura. O projeto cultural “Show Farroupilha em Movimento” apresenta uma equipe experiente e profissional na sua proposta com históricos relevantes e sempre zelosos com a qualidade de vida de suas platéias nos seus projetos culturais, que se reflete não somente na riqueza musical de sua concepção e na metodologia bem estruturada mas também com os cuidados relativos a segurança social e sanitária para a execução dos oito eventos propostos.
O projeto cultural “Show Farroupilha em Movimento 1 edição 2021” é meritório e relevante pois claramente propicia uma ação que promove uma experiência cultural diferenciada numa evidente proposta de valorização e de interação social em comunidades carente de atividades culturais. A concepção do projeto proposto, além de possuir uma proposta de execução bastante adequada, possibilita perspectivas qualificadas para a realização com sucesso deste projeto e quem sabe de sua continuidade, proporciona o acesso do espetáculo a todas as camadas sociais disponibilizando ações culturais, contribui para a qualificação e desenvolvimento dos artistas regionais e contribui para a qualidade de vida e o exercício da cidadania.
Finalmente, recomendamos que o proponente apresente em sua prestação da comprovação de sua execução deste projeto cultural o registro de pagamentos dos direitos autorais das músicas que serão executadas, não previsto na planilha de custos e atividades.
Concluindo, o projeto “Show Farroupilha em Movimento 1ª edição 2021” será uma efetiva oportunidade de levar a um público diverso e carente, uma oportunidade de conhecimento de um conteúdo qualificado, além de oportunizar fomento a uma cadeia cultural que precisa de oportunidades de trabalho e renda num período de intenso colapso e paralisia das atividades culturais.
4. Em conclusão, o projeto “Show Farroupilha em Movimento 1ª edição 2021” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 481.200,00 (Quatrocentos e oitenta e um mil e duzentos reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 11 de maio de 2021.
Paulo Leônidas Fernandes de Barros
Conselheiro Relator