Processo nº 00358/2021
Parecer nº 394/2021 CEC/RS
O projeto “Influência - 2ª Edição 2021” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. Trata este parecer de um projeto da área de Literatura, evento não vinculado à data fixa, a ser realizado nos municípios de Barra do Quaraí, Chuí, Porto Alegre; Santa Teresa, San Pedro de Timote e Colônia de Sacramento, Uruguai; General Juan Madariaga e Luján, Argentina. O proponente é Magali de Rossi - ME, CEPC 5349, sob responsabilidade de Magali de Rossi. A equipe principal é formada também por Henrique Fagundes da Costa, Me gusta, Tânia Roesler. Jorge Soster é o contador.
O projeto consiste na edição e impressão da segunda edição (revisada e ampliada) do livro Influência, do pesquisador Henrique Fagundes da Costa, que abordará como a equitação transformou o curso da humanidade e como essas influências chegaram ao pampa, para forjar o gaúcho. Também está previsto o desenvolvimento de um sítio eletrônico e uma exposição a ser realizada no Mercado Público de Porto Alegre.
Na dimensão simbólica, segundo o proponente, ainda que muito se tenha contado sobre a cultura e a História sul-riograndense, a equitação seria um aspecto com muitas lacunas a ser investigadas. Neste sentido, tratar do papel da relação entre o gaúcho e o cavalo “forjada na luta de adaptação de um povo ao novo continente americano” seria de grande relevância
No plano econômico, aponta a injeção de recursos no mercado da cultura através da promoção de renda à equipe do projeto, e o fomento ao turismo rural.
Na dimensão cidadã, por sua vez, destaca-se a estratégia de distribuição, que irá democratizar o acesso. São cem exemplares para a Sedac, cem para patrocinadores, cem para divulgação, cem para bibliotecas públicas e duzentos para escolas públicas. Somados aos quatrocentos exemplares para comercialização a um valor unitário de R$ 120,00, chega-se a um total de um mil exemplares.
O projeto solicita ao Sistema Pró-Cultura RS, financiamento no valor de duzentos e trinta mil oitocentos e trinta e oito reais e vinte e quatro centavos, e prevê receitas com comercialização na ordem de quarenta e oito mil reais.
É o relatório.
2. O projeto propõe a produção da segunda edição – revisada e ampliada – do livro Influência, que visa retratar a relação entre o cavalo e o gaúcho, que é resultado de trabalho de mais de quinze anos de pesquisa de Henrique Fagundes da Costa. Prevê a produção de novas imagens, com a participação do fotógrafo Eduardo Rocha, as quais terão como cenários as paisagens pampeanas de cidades do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai.
A exposição a ser realizada no Mercado Público contará com um monitor com domínio em LIBRAS durante todo o período.
O orçamento do projeto inclui locação de carro, hospedagens e refeições; produção e tratamento fotográfico, coordenação de produção, impressão, web designer, monitoria de exposição, projeto gráfico, diagramação e editoração, confecção de expositores e impressão de fotos, envio de exemplares pelo correio, revisão e criação de novos textos; assessoria de redes sociais, criação de artes, assessoria de imprensa e impulsionamento via redes sociais; captação de recursos, produção executiva, contador e prestação de contas.
3. Em conclusão, o projeto “Influência - 2ª Edição 2021” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 230.828,24 (duzentos e trinta mil oitocentos e trinta e oito reais e vinte e quatro centavos) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 18 de outubro de 2021.
Rafael Pavan dos Passos
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 19 de outubro de 2021.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Michele Bicca Rolim e José Airton Machado Ortiz.
Ausentes no Momento da Votação: Rodrigo Adonis Barbieri.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS