Processo nº 00219/2021
Parecer nº 192/2021 CEC/RS
O projeto “ARTE URBANA NA VIRADA SUSTENTÁVEL POA 2ª EDIÇÃO 2021” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto passou pela a análise pela equipe técnica do PRÓ-CULTURA, foi verificada a adequação da proposta ao enquadramento previsto na Instrução Normativa SEDAC 05/2020, art. 3°. Observado o enquadramento da proposta, o projeto cultural foi habilitado e encaminhado para avaliação do Conselho Estadual de Cultura – CEC em 11.06.2021.
Produtor: DIOGO K. SEVERO PRODUÇÕES
Período de Realização: Evento não vinculado à data fixa.
Área do Projeto: ARTES VISUAIS: Artes Plásticas
Município - Local de realização: PORTO ALEGRE - Viaduto Otávio Rocha, Redenção e Largo dos Açorianos.
Valor solicitado a LIC: R$ 350.000,00
Constam como equipe principal: CIA DE PRODUÇÃO/DIOGO K. SEVERO na função de Coordenação Geral; VOZ CULTURAL - VITOR PAULO ORTIZ BITTENCOURT na função de Produtor Executivo; Pedro Henrique Longhi Produções na função de Direção de Produção e Captação de Recursos; DE CULTURA na função de Gestão e acompanhamento administrativo.
O projeto propõe a instalação de três obras de arte urbana em locais de grande afluxo de público durante o mês de novembro, sendo cada uma das obras instaladas em um final de semana nos seguintes locais: Redenção, Viaduto Otávio Rocha e Largo dos Açorianos.
Objetivo Geral:
Promover instalações de arte urbana no Festival Virada Sustentável.
Metas:
Promover a instalação de obras de arte urbana, isto é, duas Obras de arte urbana;
Realizar três espetáculos de música instrumental/jazz em um Espetáculo de música;
Realizar um espetáculo de projeção e luzes.
É o relatório.
2. O projeto ARTE URBANA NA VIRADA é parte do Festival Virada Sustentável, que se realiza anualmente em Porto Alegre desde 2016, chegando neste ano de 2021 a sua sexta edição. Além deste projeto, o Festival Virada Sustentável promove uma série de outras atividades selecionadas através de chamada pública, especialmente aquelas relacionadas ao universo socioambiental, onde diversos grupos, instituições e organizações da cidade apresentam propostas de atividades a serem incorporadas à programação geral do evento. Neste ano de 2021, não havendo restrições das autoridades sanitárias, esta parcela do evento ocorrerá no Centro Cultural Vila Flores. Persistindo as restrições, as oficinas, performances e debates de conteúdo ocorrerão através do canal YouTube da Virada, do mesmo modo que no ano de 2020.
O objeto principal do projeto aqui apresentado é a instalação de três obras de arte urbana em locais de grande afluxo de público, sendo cada uma das obras instaladas em um final de semana entre os dias 6 e 22 de novembro, nos seguintes locais: Redenção, Viaduto Otávio Rocha e Largo dos Açorianos. O projeto prevê a realização de um espetáculo artístico de projeções e luzes com frases sobre cultura e sustentabilidade, seguido de três apresentações de música instrumental/jazz com artistas e/ou grupos porto-alegrenses. Os grupos serão escolhidos a partir de curadoria de Roger Lerina.
As obras de arte serão as seguintes, conforme planejamento já desenvolvido e detalhado nos anexos:
1 – A EXPOSIÇÃO "AS PRAIAS DO GUAÍBA", comemorativa dos 250 anos de Porto Alegre, será realizada em 15 painéis instalados na GALERIA ESCADARIA, no Viaduto Otávio Rocha, na avenida Borges de Medeiros, dentro da programação da Virada Sustentável. Terá curadoria e montagem de Marcos Monteiro, fotógrafo e produtor cultural idealizador e responsável pelas exposições que têm acontecido no local e pela instituição do espaço como galeria de fotos a céu aberto.
2 – CATAVENTOS – A instalação ou obra de arte urbana “Cataventos” remete à ideia de movimento a partir das forças naturais, à simplicidade das tecnologias providas a partir das soluções humanas sustentáveis encontradas mediante a observação e utilização dos recursos naturais. Para o desenvolvimento desta obra, o Festival Virada Sustentável propõe a contratação do artista visual Élcio Rossini, professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Poéticas Visuais no PPG de Artes da UFRGS e Doutor em Poéticas Visuais, que vai dirigir o processo artístico de montagem.
3 – HOMENAGEM AO ARTISTA EDUARDO SRUR - A obra proposta (imagem em anexo) pretende instalar um trampolim com manequins em traje de banho junto ao espelho d’água do atual Largo dos Açorianos, deixando ao público a possibilidade de fazer suas interpretações e reflexões a respeito.
O espetáculo de luzes e projeção artística na Ponte de Pedra e no espelho d'água do local também faz parte do evento e ocorrerá no mesmo contexto de instalação da obra em homenagem ao artista Eduardo Srur e de realização do concerto de jazz.
Os painéis terão a dimensão de dois metros por um metro cada, com impressão sob adesivo vinílico branco aplicado sobre chapa de PVC 3mm, fixada em estruturas metálicas na parede. 15 fotógrafos serão convidados a produzir, no total, 45 fotos em grande formato.
O projeto apresentou em sua metodologia detalhamento das ações de forma clara e objetiva facilitando para a relatoria as informações necessárias para o entendimento da proposta, proposta essa se faz justa e necessária em uma cidade que precisa de arte e de sustentabilidade.
O SAT fez a seguinte observação:
ALTERAÇÕES EFETUADAS NOS VALORES PROPOSTOS 1. PRODUÇÃO/EXECUÇÃO: Valores Inabilitados 1.8 - Taxa de Uso do Largo dos Açorianos - Instalação Trampolim e espetáculo de Luz e Jazz e Parque Farroupilha - instalação Catavento: 7.000,00 p/ 0,00. O uso de espaço público trará benefícios para a sociedade e para o executivo municipal, não fazendo sentido transferir recursos públicos do Estado para o município, sendo que sua finalidade é fomentar atividades culturais.
Essa relatoria mantém a alteração do SAT.
3. Em conclusão, o projeto “ARTE URBANA NA VIRADA SUSTENTÁVEL POA 2ª EDIÇÃO 2021” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 343.000,00 (trezentos e quarenta e três mil reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 15 de junho de 2021.
Sandra H F Maciel
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 19 de julho de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bertolotto, Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim e Rafael Pavan dos Passos.
Em razão do Of. Nº 151/2021 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 26/07/2021 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 4,81 pontos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS