Processo nº 00207/2021
Parecer nº 220/2021 CEC/RS
O projeto “SEMENTE – MOSTRA INFANTIL DE CINEMA E SUSTENTABILIDADE – 5ª EDICÃO” é recomendado para financiamento pela LIC/RS.
1. O projeto SEMENTE – MOSTRA INFANTIL DE CINEMA E SUSTENTABILIDADE – 5ª EDICÃO, PROCESSO: 207/2021, foi cadastrado em 19/05/2021, habilitado pelo SAT/SEDAC em 17/06/2021, sendo encaminhado ao CEC para esta conselheira, em 18 de junho de 2021, que solicitou diligência, com retorno para esta Conselheira no dia 5 de julho de 2021.
A Área do Projeto é AUDIOVISUAL – EVENTOS DE EXIBIÇÃO e não é vinculado à data fixa. A Semente é uma Mostra Infantil tradicionalmente realizada durante a Virada Sustentável de Porto Alegre e tem como propósito sensibilizar as crianças para o tema da sustentabilidade, disseminando um olhar proativo e responsável estimulado pelos filmes selecionados. A Mostra tem como foco principal a proteção do meio ambiente pela preservação dos insumos naturais e erradicação da poluição, e oportuniza um espaço para produções audiovisuais produzidas no Rio Grande do Sul e também contempla as diversas regiões do Brasil. São 18 curtas-metragens, que ficarão disponíveis por 60 dias em um canal on-line no Youtube, com duração entre 2 e 25 minutos. Os filmes selecionados poderão ser vistos com acesso remoto e gratuito. Uma modalidade de tornar o cinema acessível é uma das premissas do Semente Mostra Infantil de Cinema e Sustentabilidade, com o Cinema a Céu Aberto. Considerando a Pandemia, a exibição ao ar livre se apresenta como uma alternativa, garantindo segurança sanitária e distanciamento social, oportunizando a tela grande e uma sessão coletiva. Além da exibição dos filmes, a mostra também promove várias ações, tais como seminários para professores, educadores e pais, disponibilizando materiais pedagógicos junto a escolas em atividades na modalidade remota. Tudo de forma gratuita e contribuindo para o cumprimento da finalidade principal: a conscientização infantil sobre os cuidados ambientais e o desenvolvimento de atitudes sustentáveis.
O produtor cultural do projeto é Okna Produções Culturais Ltda, que tem como responsável legal Aleteia Patricia de Almeida Selonk, na função de proponente.
Também compõem a equipe principal do projeto, Luiza Lins, como curadora, Graziella Calvano Ferst, diretora, Pedro Henrique Longhi, como produtor executivo, Vitor Ortiz Bittencourt, na coordenação de programação, Diogo Severo, como coordenador de produção, Marlise Salgado Aúde, como assistente de produção, Eleonora Massironi Carús, como assistente de produção executiva. O contador é Felipe Faccioni.
Nas METAS do projeto estão:
Canal On-line Semente para Exibição dos Filmes, Seminário para Educadores, Seminário para Estudantes, Cinema ao Ar Livre, Ebook – material pedagógico de filmes selecionados e Ebook – Seminário Educadores.
O projeto em sua dimensão simbólica, A SEMENTE – MOSTRA INFANTIL DE CINEMA E SUSTENTABILIDADE, segue nesta 5ª edição com o objetivo de contribuir na formação das crianças como sujeitos responsáveis do ponto de vista socioambiental realizando a Mostra Infantil. A curadoria se concentra em selecionar filmes que motivem essa reflexão, que despertem o senso crítico e promovam o prazer e a diversão, além de estimular a percepção e a curiosidade dos estudantes. A seleção dos filmes levará em conta os critérios de qualidade, relevância cultural e pedagógica adequados ao público infantil. Todos os curtas selecionados serão produções capazes de atrair e despertar o interesse do público infantil, e terem enredos que sejam ponto de partida para reflexões e diálogos em família ou com amigos sobre o tema Sustentabilidade. A partir dos curtas, será possível interagir com universos, personagens e tramas, semeando novas ideias e práticas responsáveis
Quanto à dimensão econômica, a proponente do projeto afirma que estarão envolvidas aproximadamente 60 pessoas, físicas e jurídicas, com intenso currículo de prestação de serviços à área cultural. Além do seu aspecto cultural educacional, o projeto trabalha dentro dos moldes da economia da cultura, na qual há a valorização dos profissionais locais e dos produtos audiovisuais realizados no país. O projeto vai fazer circular em torno de 300 mil reais em serviços e produtos que irão movimentar a economia local. Estes recursos serão investidos em equipe técnica (45%), equipe artística e produtos artísticos (25%), serviços de suporte, logística e divulgação (30%).
Já na dimensão cidadã, A 5ª edição da SEMENTE visa consolidar uma ação criada prioritariamente para oportunizar, principalmente às crianças, conteúdo e diversão em sessões cinematográficas, nas quais as obras exibidas tem temas ligados à sustentabilidade e meio ambiente.
Ao todo, 18 curtas-metragens ficarão disponíveis gratuitamente por 60 dias na internet, em um canal online no Youtube. A Mostra vai exibir filmes que contam com ferramentas de acessibilidade para o público infanto-juvenil. Os filmes contarão com os recursos de audiodescrição, legendas e LIBRAS. Uma iniciativa que possibilita que as crianças e jovens já cresçam em um contexto que acolhe e respeita as particularidades de cada indivíduo.
Valor Total
R$ 303.750,00,00 [trezentos e três mil setecentos e cinquenta reais] integralmente solicitados ao Sistema Pró-Cultura LIC RS.
É o relatório.
2. A Mostra SEMENTE tem o seu mérito em buscar a sensibilização de todos no que diz respeito a compreender de fato a relação entre o homem, os seres vivos e a natureza. A compreensão deste relacionamento possibilita a mudança de atitude e mobiliza uma geração de crianças em prol de um novo comportamento solidário e responsável com relação ao meio ambiente e à sociedade.
Destaco que a curadora da Mostra é Luiza Lins, criadora da Mostra Infantil de Cinema de Florianópolis que tem em sua trajetória profissional um compromisso com o público infantil e a produção audiovisual. É a idealizadora e organizadora da Mostra Infantil de Cinema de Florianópolis que, em 2020, chega à sua 19ª edição. Como responsável legal, Aletéia Selonk, doutora em Comunicação Social e produtora audiovisual. Aletéia fundou a Okna Produções em 2006 em Porto Alegre. Na sua produtora, assina mais de 50 obras, muitas delas voltadas ao público infanto-juvenil.
Uma ação importante da Mostra são as ações educativas virtuais, quando serão realizados dois seminários para educadores, com uma abordagem voltada aos professores e pais, e dez seminários para estudantes de rede pública de ensino. Estes seminários se utilizarão das temáticas relacionadas à sustentabilidade, a partir da exibição do curta-metragem. Em 2020, a Mostra, em sua versão digital, dialogou com 100 professores e mais de 500 estudantes através dos seminários realizados.
O projeto prevê duas sessões de Cinema ao Ar Livre com o objetivo de democratizar o acesso ao conteúdo de qualidade contribuindo para a formação social e para a educação ambiental. Estas apresentações serão feitas para comunidades na periferia da cidade de Porto Alegre, tornando o cinema acessível a estas comunidades. Em edições anteriores da Mostra, a partir da avaliação de resultados, feita pelos educadores, foi destacado a importância do audiovisual como ferramenta pedagógica.
Projetos como este buscam sensibilizar este público para os filmes brasileiros, contribuindo na formação de plateia para a cadeia do audiovisual e proporcionando valor à cultura produzida no âmbito nacional.
Em se tratando de apresentações presenciais, é indispensável observar o contido no art. 1º, parágrafo único, da Resolução Nº 02/2020 do CEC RS, que condiciona a realização do projeto ao enquadramento às decisões legais das autoridades locais competentes no que se refere a medidas de enfrentamento a pandemia.
3. Em conclusão, o projeto “SEMENTE – MOSTRA INFANTIL DE CINEMA E SUSTENTABILIDADE – 5ª EDICÃO” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 303.750,00 (trezentos e três mil setecentos e cinquenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 09 de julho de 2021.
Alice Inês Lorenzi Urbim
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 21 de julho de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bertolotto, Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim e Rafael Pavan dos Passos.
Em razão do Of. Nº 151/2021 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 26/07/2021 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 4,52 pontos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS