Processo nº 00220/2021
Parecer nº 296/2021 CEC/RS
O projeto “Intercâmbio Cultural Arte Nativa - 2021” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto passou pela análise técnica do sistema Pró-Cultura e foi habilitado pela Secretaria, sendo encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor. O produtor cultural é Arte Nativa Produções, CEPC 9320, endereçado na Estrada dos Guterres, Bairro Fiuza, Viamão - RS. O projeto não está vinculado à data fixa e concorre na área de Tradição e Folclore. Apresenta como responsável legal Fabiano Maciel Ferreira na função de COORDENADOR GERAL. Constam na ficha técnica a pessoa jurídica de L. C. DRUZIAN CONSULTORIA com a função de Consultoria Administrativa e Captação de recursos, ANUSKA PILOTTO será responsável por fazer a criação da identidade visual do projeto, gerenciamento das mídias sociais, criação das artes de divulgação e designer das redes sociais, elaborando inclusive, relatórios de dados e alcance das publicações. ARETUCHA DASSOLER coordenação artística, Vinicius de Medeiros Machado atuara como professor de dança. Flávio Ribeiro é o contador.
O projeto Intercâmbio Cultural Arte Nativa – 2021 prevê a realização de espetáculos de danças de variados ritmos com o Grupo Arte Nativa em parceria com grupos locais e internacionais. Os grupos locais apresentarão espetáculos de danças e shows musicais, sendo distribuídos em 04 lives. Cada transmissão será composta de três apresentações sendo uma execução de dança ao vivo do Grupo Arte Nativa, seguida ou precedida pela apresentação de um grupo local de dança ou música. As apresentações dos grupos internacionais serão previamente gravadas e enviadas para serem reproduzidas durante cada uma das 4 lives. Os grupos internacionais serão definidos após aprovação do projeto. Já os países de origem serão: Portugal, Senegal, Chile e Argentina. Os grupos locais são oriundos de Viamão e Canoas. Com destaque para as duplas Maria Celoy e Leandro Pelotas (show musical) e Matheus & Filipi (show musical). O projeto conta também com a participação do Grupo de Danças Setembrina dos Farrapos (dança com música ao vivo) e o Grupo Balão de Cordel (dança com música ao vivo). Os espetáculos serão realizados dentro de um período de 12 meses, com cronograma de apresentação a ser definido após aprovação do projeto. Como contrapartida esta previsto 4 sessões de um workshop de dança.
Para a produção de todas as metas culturais o proponente solicita R$ 240.800,00 (duzentos e quarenta mil e oitocentos reais) valor integralmente habilitado pelo SAT e conta como única fonte de financiamento o sistema LIC-RS.
É o relatório.
2. O projeto não apresenta grandes novidades na sua formulação. Por tanto, não se trata de uma proposta inovadora. Entretanto, o mesmo cumpre com as demandas estabelecidas pela instrução normativa vigente, o SAT-SEDAC aprovou o orçamento e a integralidade da documentação apresentada sem ressalvas. Desta forma o projeto possui as condições mínimas, porém necessárias para recomendação para o financiamento.
3. Em conclusão, o projeto “Intercâmbio Cultural Arte Nativa - 2021” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 240.800,00 (duzentos e quarenta mil e oitocentos reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 24 de agosto de 2021.
Lucas Frota Strey
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 24 de agosto de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim, Rafael Pavan dos Passos e José Airton Machado Ortiz.
Impedimentos: Aline Rosa.
Em razão do Of. Nº 301/2021 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 24/08/2021 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,86 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS