Processo nº 00253/2021
Parecer nº 264/2021 CEC/RS
O projeto “CARAVANA CIRCENSE BURZUN 3ª EDIÇÃO” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto “CARAVANA CIRCENSE BURZUN 3ª EDIÇÃO”, PROCESSO: 00253/2021, passou pela análise da equipe técnica do PRÓ-CULTURA. Foi verificada a adequação da proposta ao enquadramento previsto na Instrução Normativa SEDAC 05/2020, art. 3°, e o projeto foi posteriormente encaminhado ao CEC-RS em 7 de julho de 2021.
O produtor cultural do projeto é LCK EVENTOS E NEGÓCIOS LTDA, CEPC 5441, sediado em SANTA ROSA, tendo como responsável legal ANTONIO CARLOS SIMÕES BALTAR, que também assina como Produtor Cultural e Captação.
Também compõem a equipe principal do projeto:
- Jairo Ferreira Pereira Junior
Função: Diretor da Cia Circense Burzum
- Dorneles e Danda LTDA
Função: Assessoria de Imprensa
- Nova produções de Eventos e Art e Cultural Ltda
Função: Produção Executiva
- Gaia Produção Cultural
Função: Assistente de Produção
- Francis Alan Rosek
Função: Contador
Apresentação
A Área do Projeto é ARTES CÊNICAS - CIRCO.
O Projeto busca dar continuidade à circulação do espetáculo Kayka para cinco cidades do interior do Rio Grande do Sul (Santa Rosa, Horizontina, São José do Inhacorá, Boa Vista do Buricá e Santo Cristo).
Nas METAS do projeto estão cinco apresentações.
Na dimensão simbólica, o fortalecimento da linguagem circense em diferentes cidades é uma das propostas da Caravana Burzum. Lembrando que o circo compõe o imaginário e a memória afetiva do público e percorre plateias de diferentes gerações.
Quanto à dimensão econômica, sabe-se que a Cia. se mantém financeiramente através dos espetáculos e da parceria com os pais dos artistas, sendo fundamental a execução de projetos que paguem por suas apresentações. No caso, este projeto movimenta toda uma cadeia produtiva das artes cênicas que inclui, além dos artistas, a contratação de técnicos e prestadores e fornecedores de bens e serviços presentes nas rubricas da planilha orçamentária do projeto.
Já na dimensão cidadã, a Companhia Circense Burzum dispõe sua programação cultural longe de grandes centros, descentralizando a cultura. As apresentações serão em espaço aberto ao público, sem cobrança de ingresso, e o evento irá disponibilizar 450 cadeiras.
Valor Total Habilitado
R$ 305.747,00 (Trezentos e cinco mil e setecentos e quarenta e sete reais), integralmente solicitados ao Sistema Pró-Cultura LIC RS.
É o relatório.
2. A Cia Circense Burzum existe desde o ano de 2006, sendo situada desde o princípio no município de Santo Ângelo. Em 2011, a companhia adquiriu sua sede própria.
Ela desenvolve espetáculos que misturam teatro e técnicas circenses como tecido aéreo, trapézio simples e triplo, clown, contorção, pirofagia (fogo), perna de pau, entre outros. Atualmente possui trinta integrantes e tem como diretor e fundador Jairo Ferreira Pereira Junior. Colaboradores realizam o trabalho operacional como montagem de equipamentos para treinamento e confecção de materiais. Tem no seu repertório os espetáculos como: Sopro, Kabum e Kayka.
A primeira edição do projeto foi realizada em 2016 através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado (LIC-RS). O projeto, na época, circulou pelas cidades de SANTO CRISTO, RIO GRANDE, IJUÍ, PASSO FUNDO e CERRO LARGO.
Kayka estreou em 2010, criado pelo conjunto de artistas da época e dirigido por Jairo Ferreira Pereira Junior. O espetáculo foi Inspirado no espetáculo “Cats”, filme “Avatar” e NO CIRQUE DU SOLEIL. ´Kayka´ significa ´em qualquer lugar´ na linguagem cigana.
O espetáculo conta a história de dois palhaços, Dentinho e Alegria, que entram em cena interagindo diretamente com o público. Dentinho está à procura de um amor e Alegria, sua amiga, tenta ajudá-lo nesta jornada. Kayka tem ao todo 18 intérpretes.
Apesar do projeto ser desenvolvido em espaço aberto ao público e no próximo ano, em 2022, é sempre importante lembrar que para a realização deste evento é indispensável observar o contido no art. 1º, parágrafo único, da Resolução Nº 02/2020 do CEC RS, que condiciona a realização do projeto ao enquadramento às decisões legais das autoridades locais competentes no que se refere a medidas de enfrentamento à pandemia.
3. Em conclusão, o projeto “CARAVANA CIRCENSE BURZUN 3ª EDIÇÃO” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 305.747,00 (Trezentos e cinco mil e setecentos e quarenta e sete reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 09 de agosto de 2021.
Michele Bicca Rolim
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 10 de agosto de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bertolotto, Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza e Rafael Pavan dos Passos.
Em razão do Of. Nº 301/2021 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 11/08/2021 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 4,39 pontos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS