Processo nº 00242/2021
Parecer nº 265/2021 CEC/RS
O projeto “POLIVALENTE ARTE E DANÇA” é recomendado para financiamento pela LIC/RS.
1. O projeto em tela tem como produtor cultural AÇORIANA - ASSOCIAÇÃO DE CULTURA, EVENTOS E PROMOÇÕES, CEPC 548, ocorrerá na cidade de São Jerônimo, é da área de Tradição e Folclore e não está vinculado à data fixa.
O setor de análise técnica SAT/SED realizou diligências no projeto, tendo todas as alterações sido realizadas pelo proponente sendo, portanto, o projeto habilitado e encaminhado para avaliação do Conselho Estadual de Cultura.
O projeto foi habilitado pelo SAT/SEDAC no valor R$ 155.450,00 (cento cinquenta cinco mil quatrocentos e cinquenta reais), solicitados ao Sistema Pró-cultura LIC/RS.
A proposta deste projeto é a montagem de um espetáculo de danças tradicionais gaúchas do DTG Polivalente, da cidade de São Jerônimo, desenvolvido pelas invernadas juvenis, adultas e veteranas desta entidade, havendo dez coreografias, sendo algumas delas premiadas nos principais concursos do estado de Chula e danças birivas. Atendendo todos os protocolos sanitários e de distanciamento, serão realizados os ensaios e as duas apresentações.
O projeto tem como objetivos:
Criar um espetáculo de danças tradicionais gaúchas do DTG Polivalente, a partir de suas coreografias históricas, premiadas e outras danças praticadas por seus integrantes.
Roteirizar e montar um espetáculo de danças tradicionais gaúchas a partir das memórias coreográficas desta entidade.
Apresentar o espetáculo para a comunidade.
Gravar e disponibilizar em ambiente virtual a apresentação do espetáculo criado.
É o relatório.
2. As metas do projeto incluem a montagem de um novo espetáculo de danças tradicionais gaúchas a partir das memórias coreográficas desta entidade e de seus integrantes, além da aquisição de novos figurinos. As coreografias serão revisadas, atualizadas e montadas pelos instrutores de danças do DTG, a partir dos manuais de danças tradicionalistas em uso no Rio Grande do Sul, sob a orientação artística de Alessandro Otto. Serão realizados 90 dias de ensaios. O elenco conta com a participação de 20 dançarinos. Será realizada a gravação de vídeo para exibição no canal do Youtube do DTG. Ademais, haverá realização de duas apresentações gratuitas para comunidade.
Na equipe de trabalho consta Ederson Machado Ramos, instrutor de danças tradicionais, birivas e chula e Larissa Santos Soares, coreógrafa de entrada/saídas das coreografias do espetáculo.
Na dimensão simbólica este projeto traz como mérito o incentivo à criação artística, não se resumindo apenas a uma proposta de apresentações ou circulação. Em sua essência, propõe a utilização dos recursos captados para que seja elaborado um novo espetáculo de danças tradicionais gaúchas pelo DTG Polivalente, a partir de coreografias históricas e também dos conhecimentos de sua comunidade.
Em sua dimensão econômica, o proponente escreve “envolvendo seus integrantes e comunidade em todas as etapas e processos de produção deste projeto, oportunidades de renda são criadas, movimentando a economia da cultura local e a cadeia produtiva. É uma forma de manter o DTG e aqueles seus integrantes que tem na arte e na cultura as suas receitas e renda”.
Em sua dimensão cidadã, o projeto oferece “a partir do espetáculo montado serão realizadas 02 apresentações, todas elas gratuitas, abertas para a comunidade de São Jerônimo. Da mesma forma, a apresentação será gravada, sendo posteriormente disponibilizada no Youtube da entidade.”
O DTG Polivalente foi fundado em 1976 no Município de São Jerônimo em uma comunidade escolar. Em 1989, formou-se o grupo de folclore gaúcho. Apenas no ano de 2007 concluiu seu Galpão Criolo. O DTG é reconhecido com entidade filantrópica e se dedica ao ensino de jovens carentes integrando escola e comunidade.
Recomenda-se que o Proponente realize o projeto seguindo os decretos do Município e do Estado em prevenção à Covid-19 que estarão vigentes no período da realização do evento, observando os protocolos necessários para evitar a propagação do vírus.
O projeto possui mérito, relevância e oportunidade ao produzir um espetáculo que será apresentado gratuitamente à comunidade. Para mais, resgata o repertório de coreografias do DTG e mantém viva a tradição deste importante espaço do folclore gaúcho na Cidade de São Jerônimo. Esta relatora observou que na planilha de custos, além do cachê para as apresentações, também haverá o pagamento de cachês para a realização dos ensaios, o que raramente acontece nos projetos de dança, valorizando de fato o tempo de dedicação dos dançarinos para a realização deste espetáculo.
3. Em conclusão, o projeto “POLIVALENTE ARTE E DANÇA” é recomendado para fins de financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 155.450,00 (cento cinquenta cinco mil quatrocentos e cinquenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 09 de agosto de 2021.
Aline Rosa
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 10 de agosto de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim e Rafael Pavan dos Passos.
Abstenções: Benhur Bertolotto.
Em razão do Of. Nº 301/2021 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 11/08/2021 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,86 pontos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS