Processo nº 00044/2022
Parecer nº 128/2022 CEC/RS
O projeto “REGISTRO AUTORAL 1ª EDIÇÃO 2022” é recomendado para avaliação coletiva.
1. O projeto “REGISTRO AUTORAL 1 ª EDIÇÃO 2021”, foi devidamente habilitado pela SEDAC-RS, sendo enquadrado na área da Música, sob coordenação da Bola Produtora Ltda.
Sobre o Projeto:
O projeto tem a ambição de criar um portfólio online de músicos da cidade de VENÂNCIO AIRES, propondo a criação de um canal de música autoral e local com produção e criação de conteúdos culturais digitais por meio de registro audiovisual disponibilizado livremente na internet.
Objetivos Específicos:
- Divulgação do trabalho da música autoral regional;
- Fortalecimento dos artistas e grupos de Venâncio Aires;
- Ampliação do mercado de trabalho para a cultura da música autoral da cidade;
- Garantia de acesso gratuito das músicas através de plataformas de acesso digital;
- Potencialização da prática de composição musical de Venâncio Aires;
- Garantia da memória musical local e estímulo a cadeia produtiva.
Etapas do Projeto:
1. Contato com todos os responsáveis pela Produção das gravações. 2. Definir cronograma de divulgação e gravação.
3. Captação de áudio e vídeo das músicas. 3.1 Será realizado também a produção fotográfica dos artistas nesta etapa
edição, mixagem e masterização dos áudios, edição e tratamento dos vídeos, seleção e tratamento das fotos
5. Divulgação do evento: lançamento e divulgação dos materiais.
As gravações e fotos serão executadas em dois dias consecutivos, 5 grupos/artistas no primeiro dia e 5 grupos/artistas no segundo dia. Cada artista grava uma canção autoral em separado, e após, é feito gravação multicam de apresentação musical de até 40 minutos, contendo breve relato do artista no início do vídeo. As equipes de gravações, áudio e vídeo, farão a montagem e as passagens/testes no dia anterior ao início das gravações.Pós Produção Nesta etapa será feita a edição, mixagem e masterização dos áudios, edição e tratamento dos vídeos, seleção e tratamento das fotos. Também será lançado "álbum do projeto" em plataformas de streaming onde reuniremos todas as canções autorais do projeto
Artistas Participantes: Thomás Lenz, Marla Oliveira, Mastodonte, Arthur Patuzi, Vitor Artus, Vitor Appel, Dozeduro, Germano Piedade, Flores Sonoras e Amanda Marques.
Valor Habilitado: 81.180,00 (oitenta e um mil e cento e oitenta reais) solicitados integralmente ao Sistema LIC RS
É o relatório.
2. Investindo na cultura local, o projeto é o encontro de diversos músicos na tentativa de criar uma relação colaborativa em prol da divulgação artística. Com uma proposta que agrega exibições onlines, montagem de portfólio, desenvolvimento de redes sociais, projeto fotográfico de cada banda e uma coletânea ao final do processo, o projeto assegura o seu mérito cultural.
3. Em conclusão, o projeto “REGISTRO AUTORAL 1ª EDIÇÃO 2022” é recomendado para avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 81.180,00 (oitenta e um mil e cento e oitenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 04 de abril de 2022.
Nicolas Beidacki
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 05 de abril de 2022.
Presentes: 22 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Maria Silveira Marques, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Michele Bicca Rolim, Rafael Pavan dos Passos e Bianka de Freitas Biedrzycka Maduell.
Em razão do Of. Nº 152/2022 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 12/04/2022 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,90 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS