Processo nº 00264/2021
Parecer nº 320/2021 CEC/RS
O projeto “Festival da Canção Nativista Autoral de Caçapava 2ª edição - 2021” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. Trata este parecer de projeto da área de música, evento não vinculado à data fixa. O proponente é 1ª Casa Produções Audiovisuais e Multiculturais LTDA-ME, CEPC 6287. A equipe principal é formada por João Timotheo Esmerino Machado e Ignácio Rodrigo Berroa Lems. Ismael da Silva Schneider é o contador.
O projeto consiste na produção da segunda edição do Festival, que visa oportunizar por meio virtual uma programação musical autoral inédita, de forma gratuita. Serão veiculados vinte vídeos selecionados por um corpo de jurados e classificados em duas categorias: estreante e profissional. Inclui também shows de Lisandro Amaral, Banda Estrada Fora e Joca Martins.
Na primeira fase, um júri técnico selecionará vinte finalistas – 10 estreantes e 10 profissionais – os quais serão disponíveis no sítio eletrônico do festival, através do qual participarão de um júri popular que definirá os seis finalistas, que receberão prêmios em dinheiro, entre 2 e 5 mil reais, conforme classificação. Os seis finalistas gravarão videoclipes produzidos pelo festival os quais serão veiculados durante o ato principal do evento, noite em que também serão veiculados espetáculos dos artistas convidados. Para evitar aglomeração, as apresentações serão gravadas e veiculadas posteriormente, em evento com previsão de três horas de duração, a ser realizado no dia 5 de dezembro. Durante o evento, o público votará para escolher os premiados.
São previstos recursos para sonorização, iluminação, direção de palco, coordenação artística, telão de led para cenografia, entre outros.
A estratégia de comunicação prevê impulsionamento em redes sociais, gestão de tráfego pago e divulgação em rádio e jornal de alcance estadual. Não são previstos cachês para os candidatos da fase inicial.
Na dimensão simbólica, o proponente destaca a importância do estímulo à nova geração da música nativista para a valorização da cultura tradicionalista gaúcha. No aspecto econômico, aponta a importância do projeto para a geração de renda para o segmento. Na dimensão cidadã, destaca o caráter gratuito e o alcance do evento virtual junto à sociedade.
O projeto tem como única fonte de receitas o Sistema Pró-Cultura RS, ao qual solicita financiamento no valor de cento e noventa e um mil quatrocentos e oitenta e oito reais e quarenta centavos.
É o relatório.
2. O alcance da primeira edição, realizada em fevereiro de 2021, é destacado pelo proponente. Foram dezenas de artistas participantes, mais de cento e trinta mil votos computados na primeira fase, e quase trinta mil votos na segunda fase. O evento final teve seis mil visualizações no momento de sua realização. Tais números demonstram o potencial do festival, considerando-se números expressivos para uma primeira edição do evento.
Os valores propostos estão todos condizentes com suas finalidades. Aproveitamos a oportunidade para sugerir que em edições futuras procure-se viabilizar cachês para os artistas participantes na primeira fase, mesmo que não se possa alcançar a todos, pelo menos os melhores ranqueados, mas não classificados para a fase posterior, visando valorizar a produção artística.
3. Em conclusão, o projeto “Festival da Canção Nativista Autoral de Caçapava 2ª edição - 2021” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 191.488,40 (cento e noventa e um mil quatrocentos e oitenta e oito reais e quarenta centavos) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 07 de setembro de 2021.
Rafael Pavan dos Passos
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 08 de setembro de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra e José Airton Machado Ortiz.
Abstenções: Aline Rosa, Alice Inês Lorenzi Urbim e Michele Bicca Rolim.
Ausentes no Momento da Votação: Vinicius Vieira de Souza.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS