Processo nº 00337/2021
Parecer nº 395/2021 CEC/RS
O projeto “Rincão da Tradição” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. Trata este parecer de um projeto da área de Tradição e Folclore, um evento que não vinculado à data fixa, a ser realizado no município de Santa Cruz do Sul. O proponente CTG Rincão da Alegria, CEPC 7910, sob responsabilidade de Carla Cristina Borba. A equipe principal é formada também por D.Marin Planejamento Cultural. Danilo Renê Back é o contador.
O projeto consiste em uma programação da Escola de Danças Gauchescas do CTG Rincão da Alegria, visando a ampliação de vagas e criação de oficinas de tradições gauchescas. Dirigido aos estudantes de escolas públicas e a população em geral da cidade de Santa Cruz do Sul, promoverá a continuidade do ensino da arte e da cultura gaúcha, estimulando a integração de crianças, jovens e adultos. As aulas terão como produtos finais, espetáculos de estreia das Invernadas, formaturas de dança de salão e apresentações das demais oficinas, além da participação em festivais, rodeios e concursos.
Na dimensão simbólica o proponente afirma o caráter transformador da cultura, o papel do CTG para a preservação da cultura, do folclore gaúchos e da Escola como local de aprendizado para crianças, jovens, adultos e idosos.
No plano econômico, aponta o papel do folclore para o fortalecimento da cadeia produtiva da cultura no Estado do Rio Grande do Sul.
Na dimensão cidadã, por sua vez, destaca que a escola atende gratuitamente cerca de setenta alunos da rede municipal. O projeto pretende garantir a continuidade das atividades da escola bem como ampliar o público.
As metas do projeto prevêem a montagem de coreografias para invernadas, aulas de chula, violão, danças tradicionais, canto, declamação, confecção de indumentárias de invernadas femininas e masculinas, aquisição de equipamento de som, ampliação de vagas na escola de danças (80 vagas), oito apresentações do grupo vocal nas invernadas do CTG Rincão da Alegria, ensaio do grupo vocal por nove meses, formatura da oficina de dança de salão, aulas de dança de salão, apresentação das oficinas de chula, violão, canto e declamação.
O projeto solicita ao Sistema Pró-Cultura RS, financiamento no valor de trezentos e quarenta e nove mil cento e cinquenta reais.
É o relatório.
2. O projeto propõe a sustentação de uma programação da escola de danças gauchescas Rincão da Tradição, bem como a preparação e apresentações das invernadas do CTG.
Em geral, tramitam no Conselho Estadual de Cultura, projetos relativos a invernadas que financiam a organização e a premiação dos eventos. A relevância e especificidade deste projeto, portanto, vem da promoção dessa programação do CTG, dirigida a público diverso e em especial aos estudantes da rede pública. Vai ao encontro de uma ideia de promoção da cultura como atividade contínua junto à comunidade, visando ampliar a participação de público e financiando atividades formativas.
São apresentados os conteúdos programáticos de modo bastante suscintos, de modo que poderiam ser melhor desenvolvidos a fim de compreendermos melhor as propostas.
O orçamento é composto basicamente por cachês dos professor e oficineiros, direção artística, preparador corporal, ensaio do coral, e ainda na elaboração de figurinos.
3. Em conclusão, o projeto “Rincão da Tradição” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 349.150,00 (trezentos e quarenta e nove mil cento e cinquenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 18 de outubro de 2021.
Rafael Pavan dos Passos
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 19 de outubro de 2021.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Michele Bicca Rolim e José Airton Machado Ortiz.
Ausentes no Momento da Votação: Rodrigo Adonis Barbieri.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS