Processo nº 00272/2021
Parecer nº 300/2021 CEC/RS
O projeto “Conecta Vale do Taquari” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto passou pela análise técnica do sistema Pró-Cultura e foi habilitado pela Secretaria, sendo encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor. O produtor cultural é SD PRODUCOES, CEPC 5888, endereçado na Rua Santos Dumont, 281 AP 01, Centro, Três Passos - RS. O projeto não está vinculado à data fixa e concorre na área de Artes Integradas. Apresenta como responsável legal EDGAR DREHER NETO na função de Produtor Executivo. Constam na ficha técnica a pessoa jurídica de Mayara Boeno Brum com a função de Produção Administrativa. Nova Produções fará a captação de recursos, Bruna Facchinello fará a coordenação de filmagem e a empresa Organizações Contábeis Alto Uruguai fará a contabilidade do projeto.
O projeto Conecta Vale do Taquari consiste na produção de conteúdo multicultural reunindo 16 artistas e/ou grupos artísticos das mais variadas áreas, contemplando música, dança, teatro, poesia, todos da região do Vale do Taquari. As apresentações serão filmadas e os vídeos serão editados e publicados em canal do youtube do proponente, com divulgação e interatividade do público de modo virtual. Para otimizar o acesso ao material, a divulgação se dará através das redes sociais do produtor com anúncios online e impulsionamentos pagos. Esta proposta é uma forma de valorizar a produção artística local por meio de uma programação extensa e variada de livre acesso ao público. O projeto Conecta Vale do Taquari compões um conjunto de ações semelhantes a exemplo do Conecta Missões, que neste mesmo formato vai trabalhar com artistas da cidade de Santo Ângelo e já tem sua programação aprovada entre julho e setembro deste ano. Apresentamos também o Conecta Celeiro, já com sua prestação de contas entregue, e o Conecta Alto Uruguai que está com sua programação ativa neste momento, todos no mesmo formato, com aproximadamente o mesmo número de artistas participantes das suas respectivas regiões.
Para a produção de todas as metas culturais o proponente solicita R$ 197.680,00 (Cento e noventa e sete mil seiscentos e oitenta reais) valor integralmente habilitado pelo SAT e conta como única fonte de financiamento o sistema LIC-RS.
É o relatório.
2. O projeto cumpre com as demandas estabelecidas pela instrução normativa vigente. O SAT-SEDAC aprovou o orçamento e a integralidade da documentação apresentada. A proposta é clara e muito bem organizada. Traz em seus anexos todos os documentos necessários para uma adequada avaliação do mérito. O orçamento é equilibrado e contempla uma diversidade de serviços técnicos para além dos artistas envolvidos. O fato do projeto se caracterizar como uma nova edição local, de um modelo amplo que já obteve sucesso em outras regiões evidencia o potencial de captação dos recursos e realização do projeto.
3. Em conclusão, o projeto “Conecta Vale do Taquari” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 197.680,00 (Cento e noventa e sete mil seiscentos e oitenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 28 de agosto de 2021.
Lucas Frota Strey
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 01 de setembro de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza e José Airton Machado Ortiz.
Abstenções: Alice Inês Lorenzi Urbim, Luis Antônio Martins Pereira, Michele Bicca Rolim e Aline Rosa.
Ausentes no Momento da Votação: Elma Nunes Sant’Ana e Rafael Pavan dos Passos.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS