Processo nº 00271/2021
Parecer nº 311/2021 CEC/RS
O projeto “REGIONAL, UM JEITO GAÚCHO DE CANTAR O BRASIL 1ª EDIÇÃO 2021” é recomendado para financiamento pela LIC/RS.
1. O projeto “REGIONAL, UM JEITO GAÚCHO DE CANTAR O BRASIL 1ª EDIÇÃO 2021” foi cadastrado em 23/06/2021 e recomendado para financiamento pela LIC-RS.
Produtor: FREDI RODRIGUES CAMARGO - ME - CEPC: 5639.
Período de Realização: Evento não vinculado à data fixa.
Área do projeto: Música.
Município: Porto Alegre/RS
Constam no projeto:
Anjos de Papel Produtora - Paola Simonetti, função: Produção Executiva e coordenação artística
Paula Leandra Ceccon Rizzi – Konce, Função: Gestão de redes sociais.
Jader Nunes Leal - Função: intérprete.
Fredi Rodrigues Camargo - Função: coordenação administrativa e captação de recursos
Adroaldo Luiz Dacroce - CRC: RS066634O/0 – Contador.
Valor solicitado do projeto: R$ 30.500,00
É o relatório.
2. O projeto cultural "Regional, Um Jeito Gaúcho de Cantar o Brasil" trata-se da apresentação do show de músicas populares brasileiras repaginadas com arranjos nativistas, sendo executadas por Jader Leal e sua banda através de plataforma digital. Este projeto futuramente será transformado em turnê, mas atualmente possui somente a forma virtual de execução devido à pandemia que nos assola. A ideia de rearranjo de músicas consagradas de nossa MPB tem o propósito de aproximar a música regional gaúcha da música popular brasileira através da interpretação de clássicos nacionais executados com ritmos, instrumentos e sotaques típicos do Rio Grande do Sul, apresentando uma releitura regionalizada da produção musical brasileira.
A produção da apresentação do show “Regional” será executada em estúdio com a transmissão via internet, utilizando os canais das redes sociais Instagram e Facebook do cantor Jader Leal de forma “ao vivo” (live), com duração de aproximadamente dua horas.
Tem como metas:
1. Show musical virtual com Jader Leal.
2. Público estimado 5.000 Visualizações.
Dimensão Simbólica:
A apresentação musical do projeto "Regional, Um Jeito Gaúcho de Cantar o Brasil" procura despertar no público a sensação de proximidade e de pertencimento do regionalismo gaúcho ao contexto da cultura popular nacional, priorizando os pontos onde essas manifestações populares podem se encontrar. Nessa linha, os músicos não pretendem executar um baião como um nordestino faria, mas sim de atuar no sentido de como esse baião é sentido e respeitado por nós, aqui no Rio Grande do Sul, e como ele é semelhante ao nosso vaneirão, ou como o rasguido pantaneiro é parecido como nosso chamamé, ou o quanto o samba pode parecer uma vaneira, ou o afoxé pode virar uma chamarra. “Regional, Um Jeito Gaúcho de Cantar o Brasil” é um show no qual o Rio Grande do Sul é apresentado e representado, através de sua música, como um dos importantes integrantes formadores da cultura popular brasileira, e mostra que somos muito mais próximos do que aparentam nossas diferenças e do que o preconceito regional e nacional possam alegar.
Dimensão Econômica:
Infelizmente, a atual conjectura de uma pandemia mundial não nos dá muitas possibilidades de ações de ações culturais como poderíamos e gostaríamos de realizar. Porém, mesmo diante de toda dificuldade que a economia criativa tem atualmente, o projeto trará oportunidades de geração de empregos e fomento da economia cultural.
Dimensão Cidadã:
O projeto vai oferecer a apresentação do show nas redes sociais do músico Jader Leal de forma aberta e gratuita, com tradução em LIBRAS. A formação de plateia será feita através de uma divulgação ampla e patrocinada nessas plataformas. Além disso, os músicos farão uma explanação das músicas apresentadas, com dados gerais, curiosidades e os arranjos feitos para elas, oferecendo a informação técnica, musical e historiográfica das canções.
3. Condicionantes:
* Que o projeto siga as leis vigentes do Estado e dos Municípios para o combate da Covid-19.
4. Em conclusão, o projeto “REGIONAL, UM JEITO GAÚCHO DE CANTAR O BRASIL 1ª EDIÇÃO 2021” é recomendado para fins de financiamento publico, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 30.500,00 (Trinta Mil e Quinhentos Reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 02 de setembro de 2021.
Elma Nunes Sant’Ana
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 03 de setembro de 2021.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Alice Inês Lorenzi Urbim, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim, Rafael Pavan dos Passos e José Airton Machado Ortiz.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS