Processo nº 00319/2021
Parecer nº 278/2021 CEC/RS
O projeto “APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA JOVEM DE LAJEADO NO PARQUE HISTÓRICO 1ª EDIÇÃO 2021” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto está classificado na área de MÚSICA, processo 00319/2021, tendo como produtor cultural ASSOCIAÇÃO CULTURAL MÚSICA & ARTE, CEPC 7228 com sede em Lajeado, cujo responsável legal é CRISTIANE EWALD, que responde pela coordenação do projeto. A contabilidade está a cargo de Rosecler Schmitt.
Trata-se de orquestra formada por 21 músicos, fundada em 2017, e composta por instrumentos de sopro, percussão, harmonia e vocalistas. O repertório é eclético e propõe “uma nova leitura de clássicos da música popular, passando por Luiz Gonzaga, Frenéticas, Roupa Nova, entre outros muitos”. O espetáculo será aberto ao público no Parque Histórico de Lajeado.
Metas: Apresentação musical da orquestra; registro em vídeo, gravado e editado, das etapas do projeto (dos ensaios à apresentação).
Em sua dimensão simbólica o projeto se coloca como oportunidade para jovens músicos continuem a atuar na área, ganhando experiência, mostrando seu talento e deixando um legado através da apresentação ao público. Para a dimensão econômica, “fomentará as atividades de um grande número de profissionais do setor de música e eventos, os quais estão impedidos de trabalhar normalmente”. Na dimensão cidadã, ressalta a “democratização do acesso”.
O projeto está orçado em R$ 39.850,00, solicitados ao Sistema LIC/RS
É o relatório.
2. O projeto atende às exigências técnicas e aos objetivos culturais previstos no sistema, sendo uma proposta importante para a manutenção e promoção de uma iniciativa que merece apoio dos expedientes de fomento. Em sua maior parte, o módico orçamento é destinado aos músicos, não havendo maiores investimentos em infraestrutura. Neste contexto, este relator entende que mais projetos desta natureza deveriam ser submetidos e financiados pelo Pró-Cultura.
Deverão ser acatadas as normas e legislação conexas à pandemia COVID19 tanto para artistas, trabalhadores e público, bem como o atendimento das imposições quanto à acessibilidade universal, prevenção contra incêndio e segurança do trabalho. Toda e qualquer exigência sanitária pertinente à execução deverá ser atendida pelo proponente, inclusive absorvendo eventuais custos não previstos no processo. Da mesma forma, deverão ser observadas as regras de divulgação midiática quanto a vinculação do projeto à LIC.
3. Em conclusão, o projeto “APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA JOVEM DE LAJEADO NO PARQUE HISTÓRICO 1ª EDIÇÃO 2021” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 39.850,00 (trinta e nove mil, oitocentos e cinquenta e cinquenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 17 de agosto de 2021.
Rodrigo Adonis Barbieri
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 18 de agosto de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim, Rafael Pavan dos Passos e José Airton Machado Ortiz.
Em razão do Of. Nº 301/2021 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 24/08/2021 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 4,78 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS