Processo nº 00327/2021
Parecer nº 292/2021 CEC/RS
O projeto “100 GRANDES ÁLBUNS DO ROCK GAÚCHO 1ª EDIÇÃO” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. Apresentação
O projeto passou pela análise técnica do sistema Pró-Cultura, sendo encaminhado a este Conselheiro no dia 11 de agosto. O valor é R$ 205.700,00 (duzentos e cinco mil e setecentos reais), totalmente solicitados através da Lei de Incentivo à Cultura. O projeto concorre na área do Audiovisual não está vinculado à data fixa.
O produtor cultural é Escajedo e Souza Ltda - ME, CEPC: 6142, com sede em Porto Alegre. O responsável legal é Francisco Vicente Escajedo Lopez. A contabilidade ficará a cargo de Edmea Júlia Spindola da Costa, CRC: 099114/0-4.
O Projeto objetiva produzir uma Série Web de 100 episódios, apresentando 100 álbuns do Rock gaúcho, cada episódio abordará um disco gravado entre a década de 1960 e 2021, destacando sua importância no contexto e tecendo paralelos com trabalhos musicais de outros compositores gaúchos que tenham similaridade com o disco tema do programa.
A série pretende dar continuidade a um processo de documentação e preservação da memória musical do Estado, que iniciou com outro projeto que ainda está por ser lançado: o livro “100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho".
Cada episódio do projeto terá uma duração mínima de quatro minutos.
Será ainda produzido um documentário com 30 minutos de duração acompanhando toda a realização do projeto e com depoimentos dos participantes, objetivando oferecer um produto paradidático que acompanhe todo o processo de produção de um projeto audiovisual e que possa servir de referência e pesquisa.
A série e o documentário terão acessibilidade como intérprete de Libras, legendas e audiodescrição, e serão exibidos no canal do projeto no YouTube, de forma gratuita.
A equipe principal é composta por Cristiano Bastos (roteiro), Rafael Conny (apresentador/personagem) e Paco Escajedo (produtor executivo/diretor). Estes três são o núcleo criativo e operacional do projeto. A Reverber Produtora será a responsável pela produção audiovisual, com dedicação exclusiva, e fará a captação dos 100 episódios. A direção de fotografia é de Rodrigo Alencastro e a captação de áudio de Mirza Reverbel. Um assistente de produção será responsável por contatos e agendamentos. Vanessa Scipione será a Webdesigner que produzirá toda a programação digital do canal no YouTube e das redes sociais, como Faceook e Instagram. A divulgação ficará a cargo de Silvia Abreu que trabalhará em conjunto com o núcleo criativo.
Para definir os 100 discos que estão na série, os idealizadores do projeto fizeram um trabalho prévio de pesquisa, elencando mais de 700 álbuns de artistas diversos, expondo uma produção de seis décadas de rock´n´roll, rock rural, hard-rock, heavy metal, punk-rock, rock progressivo, rock tropical, blues, reggae, samba-rock, funk-rock, jazz-rock, rockabilly e outros estilos musicais que flertam com o rock, na música e na atitude.
A lista serviu como referência a uma curadoria formada por 100 personalidades, dentre músicos, produtores, radialistas e jornalistas ligados à arte e cultura, apontando, cada um, seus 100 discos mais significativos. As listas foram cruzadas, resultando nos 100 discos que serão mostrados na série.
O projeto é absolutamente inédito e de grande importância para a projeção de nossa cultura musical dentro e fora do estado e expõe a riqueza de uma obra musical produzida por compositores, músicos e produtores gaúchos ao longo de seis décadas.
Esta ação fortalece a cadeia produtiva, gerando renda de modo digital, através da promoção e distribuição de obras produzidas por artistas gaúchos, motivando uma busca em canais de musica sobre a produção destes artistas que receberão, através destes acessos, o direito autoral recolhidos pelo ECAD.
O projeto tem censura livre, será exibido gratuitamente no YouTube e contará com as medidas de acessibilidade já listadas anteriormente.
Será exibido um episódio por dia e o documentário será lançado após o primeiro episódio. Toda a produção ficará de forma permanente no canal do projeto no YouTube.
É o relatório.
2. A proposta em questão é muito interessante ao proporcionar, através do audiovisual, o conhecimento relativo a 100 (cem) produções musicais do nosso Estado. A equipe de profissionais envolvida no projeto possui grande experiência. Há um episódio piloto disponível no YouTube, onde é possível compreender detalhadamente a proposta que, acrescida das informações constantes na metodologia, torna muito evidente as etapas de produção deste e como serão alcançados os objetivos propostos.
Além disso, é um projeto plenamente justificado nas suas dimensões simbólicas, econômicas e cidadã, trazendo ainda um bom equilíbrio na distribuição interna dos recursos investidos nos artistas, nos técnicos e na infraestrutura.
No entanto, os protocolos de prevenção à COVID -19 poderiam melhores descritos, considerando que haverá equipes de trabalho atuando.
Todas as diligências do SAT foram respondidas a contento, há cartas de anuência da equipe, juntamente com orçamentos dos serviços técnicos e termo de cedência de imagem.
3. Em conclusão, o projeto “100 GRANDES ÁLBUNS DO ROCK GAÚCHO 1ª EDIÇÃO” é recomendado para financiamento público em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 205.700,00 (Duzentos e cinco mil e setecentos reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 23 de agosto de 2021.
Mario Augusto da Rosa Dutra
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 24 de agosto de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luis Antônio Martins Pereira, Rafael Pavan dos Passos e José Airton Machado Ortiz.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: Luiz Carlos Sadowski da Silva.
Abstenções: Michele Bicca Rolim.
Ausentes no Momento da Votação: Lucas Frota Strey e Vinicius Vieira de Souza.
Em razão do Of. Nº 301/2021 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 24/08/2021 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 4,05 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS