Processo nº 00126/2022
Parecer nº 203/2022 CEC/RS
O projeto “Entre cordas: a viola na música regional” é recomendado para avaliação coletiva.
1. O projeto passou pela análise técnica do sistema Pró-Cultura e foi habilitado pela Secretaria, sendo encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor. O produtor cultural é RENATO SIDINEI GOTTARDO, CEPC 7392, endereçado na AVENIDA VINTE DE SETEMBRO, 980 – Bairro ESQUINA GAUCHA, CERRO LARGO - RS. O projeto não está vinculado à data fixa, e concorre na área de MÚSICA. Apresenta como responsável RENATO SIDINEI GOTTARDO na função de Coordenador de planejamento e execução. Consta na equipe Fabiola Aparecida Marquete Dias, na função de Direção artística, João Pedro Gottardo faz a Direção de vídeo, CELITO DOMINGO GOTTARDO faz a Direção musical, César Francisco Schein é o contador.
O presente projeto tem por objeto produzir, gravar e disponibilizar o programa musical ´Entre cordas: a viola na música regional´, que será exibido numa série de três episódios, destacando a importância da viola caipira na construção e emancipação da música nativa gaúcha, além de analisar os motivos que afastaram o instrumento do protagonismo desta cena musical, o projeto ainda contará com a presença de músicos convidados. A viola brasileira de dez cordas é um instrumento que tem uma presença marcante no desenvolvimento da cultura musical do Rio Grande do Sul e é precursora de ritmos e estilos hoje difundidos na música regional nativa. A intenção do presente projeto é resgatar a história deste instrumento em nossa região, quando aparece pela primeira vez e em quais estilos musicais ele ocupa posição de centralidade. Notadamente, trata-se de um instrumento popular, que traz consigo a expressão musical autêntica da música regional e a ligação dos estilos locais com a música de outras regiões do país.
Para a produção de todas as metas culturais o proponente estima o valor de R$ 57.160,00 (cinquenta e 1 mil cento e sessenta reais), valor foi integralmente habilitado pelo SAT-SEDAC e conta como única fonte de financiamento o sistema LIC-RS.
É o relatório.
2. No aspecto formal o projeto cumpre com as demandas estabelecidas pela instrução normativa vigente. O SAT-SEDAC aplicou aprovou o orçamento e a integralidade da documentação apresentada. A proposta é clara no que consiste sua realização. Além disso traz em seus anexos todos os documentos necessários para uma adequada avaliação do mérito, bem como, um alto detalhamento de cada etapa que se pretende realizar. Na perspectiva cultural o projeto consegue unir formação de caráter histórico e fruição musical em formato audiovisual e orçamento é bem modesto diante do que se pretende realizar.
3. Em conclusão, o projeto “Entre cordas: a viola na música regional” é recomendado para avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 57.160,00 (cinquenta e um mil cento e sessenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 17 de maio de 2022.
Lucas Frota Strey
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 19 de maio de 2022.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Maria Silveira Marques, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Michele Bicca Rolim.
Abstenções: Bianka de Freitas Biedrzycka Maduell.
Ausentes no Momento da Votação: Rafael Pavan dos Passos.
Em razão do Of. Nº 152/2022 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 19/05/2022 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,89 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS