Processo nº 00448/2021
Parecer nº 433/2021 CEC/RS
O projeto “Urso Molar - 2022” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto passou pela análise técnica do sistema Pró-Cultura e foi habilitado pela Secretaria, sendo encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor. O produtor cultural é Juliana Inês Ceni, CEPC 5943, endereçado na RUA DOUTOR JOAO DE DEUS VAZ DA SILVA, Bairro Santo Antônio, PORTO ALEGRE/ RS. O projeto não está vinculado à data fixa e concorre na área de LITERATURA: Impressão de livro, revista e outros. Apresenta como responsável legal Juliana Inês Ceni, nas funções de Gerenciamento do projeto. Consta ainda na equipe do projeto: Christina Cidade Dias de Castro (Editora Acesso Popular) desempenhando a função de Consultoria editorial; Stella Copstein Courtes que será a ilustradora; Patrícia Blaya Luz sendo a escritora; Marlon Gustavo Costa (Alarte) fica com o projeto gráfico; Gabriela Aver é a contadora.
O projeto Urso Molar – 2022, consiste na produção e edição de um livro infantil ilustrado com aquarelas. Como tema principal aborda o tema da saúde bucal e a troca da dentição de uma maneira lúdica, artística e original. Com uma tiragem de 3.000 cópias, prevê a distribuição gratuita de 20% desse volume em conformidade às especificações da instrução normativa vigente. Prevê ainda duas sessões de contação de história do livro ministradas por uma atriz com experiência em arte educação que será contratada pelo projeto.
Para a produção de todas as metas culturais o proponente solicita R$ 51.700,00 (Cinquenta e um mil e setecentos reais), valor integralmente habilitado pelo SAT e conta como única fonte de financiamento o sistema LIC-RS.
É o relatório.
2. O projeto está muito bem enquadrado as demandas estabelecidas pela instrução normativa vigente. Com um orçamento modesto e muito bem distribuído, a proponente consegue descrever de maneira claro todas as etapas de realização da pré à pós-produção. Com a equipe principal definida traz entre os anexos materiais suficientes para aferir a qualidade da proposta. A pretensão de unir um tema importante para saúde infantil à literatura ilustrada evidencia o mérito do projeto. O cuidado na promoção do material, especialmente com as sessões de contação de história dão ainda mais relevância ao mesmo.
3. Em conclusão, o projeto “Urso Molar - 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 51.700,00 (Cinquenta e um mil e setecentos reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 08 de novembro de 2021.
Lucas Frota Strey
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 10 de novembro de 2021.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Daniela Giovana Corso, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim, Rafael Pavan dos Passos e José Airton Machado Ortiz.
Impedimentos: Alice Inês Lorenzi Urbim.
Ausentes no Momento da Votação: Sandra Helena Figueiredo Maciel.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS