Processo nº 00388/2021
Parecer nº 377/2021 CEC/RS
O projeto “LEANDRO BERTOLO (LIVES)” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto “LEANDRO BERTOLO (LIVES)” PROCESSO: 00388/2021 passou pela análise da equipe técnica do PRÓ-CULTURA. Foi verificada a adequação da proposta ao enquadramento previsto na Instrução Normativa SEDAC 05/2020, art. 3° e posteriormente encaminhado ao CEC-RS em 02 de setembro de 2021 e para esta conselheira dia 08 de setembro de 2021.
O produtor cultural do projeto é a ASSOCIAÇÃO VIRA MUNDO, CEPC 4575, sediado em Barra do Ribeiro tendo como responsável legal MARCIO PADULA DE SOUZA, que também assina a filmagem e transmissão, edição de vídeo e áudio.
Também compõem a equipe principal do projeto:
-FalaFina Produções Pessoa Função: Produção Artística
-Leandro Bertolo Kausch Função: Compositor, Cantor e Violonista
-Luís Henrique Brochado Função: Músico pianista e direção musical
-Marcelo Dias Linck Função: Contador
Apresentação
A Área do Projeto é MÚSICA e propõe a realização de dois shows no formato live do músico, violonista e compositor Leandro Bertolo, onde apresentará repertório autoral de seus dois discos. As apresentações serão realizadas no Teatro da Santa Casa, em função do avanço e recuo da pandemia, não é possível apontar uma data precisa, no entanto, a previsão é que seja realizada uma apresentação ainda em 2021 (dezembro) e outra em 2022 (março ou abril)
O projeto, em sua dimensão simbólica, se justifica pelo seu caráter de estímulo à criação e fruição da música.
Quanto à dimensão econômica, o projeto beneficiará em torno de 10 profissionais entre músicos, técnicos, equipe de filmagem e de produção, entre outras funções.
Já na dimensão cidadã, por ser em formato live, o projeto preocupou-se em produzir, com equipe técnica profissional, um produto final com qualidade High Definition (HD) que será transmitida e ficará disponível nas páginas da internet do artista sem nenhum custo de acesso
__Valor Total
R$ 55.100,00 [cinquenta e cinco mil e cem reais] totalmente solicitados ao Sistema Pró-Cultura LIC RS.
É o relatório.
2. O projeto traz informações relevantes sobre a carreira de LEANDRO BERTOLO, através de clipagem de veículos.
O show será composto pelo seus dois discos. O primeiro foi “Clareza”, de 2016, que marcou sua estreia como profissional na MPB. O disco foi destaque em 2016 recebendo quatro indicações ao Açorianos de Música 2017. O segundo álbum foi lançado recentemente e é totalmente autoral chamado "A Flor do Som", com 11 faixas. O disco lançado no início deste ano reflete a sua forte influência da icônica Geração 70 da MPB, especialmente de Djavan, João Bosco e Gonzaguinha.
Nos anos 1980, Bertolo era músico da noite e percorreu dezenas de casas noturnas de Porto Alegre. Integrou a banda Conexão, montou o grupo Estação Hits, cujo tema eram músicas pop de todos os tempos nas emissoras de rádio e integrou o Projeto Coisas do Brasil, em proposta de homenagear os grandes compositores da MPB.
Importante lembrar que se tratando de gravações, é indispensável observar o contido no art. 1º, parágrafo único, da Resolução Nº 02/2020 do CEC RS, que condiciona a realização do projeto ao enquadramento às decisões legais das autoridades locais competentes no que se refere a medidas de enfrentamento à pandemia.
3. Em conclusão, o projeto “LEANDRO BERTOLO (LIVES)” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 55.100,00 (cinquenta e cinco mil e cem reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 12 de outubro de 2021.
Michele Bicca Rolim
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 13 de outubro de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Rafael Pavan dos Passos e José Airton Machado Ortiz.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS