Processo nº 00416/2021
Parecer nº 361/2021 CEC/RS
O projeto “Arco do Escritor 1ª Edição 2022” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. Diante das informações apresentadas, após realizada a análise pela equipe técnica do Pró-Cultura RS e atendidas as diligências solicitadas pela SAT, o projeto cultural é habilitado e encaminhado para avaliação do Conselho Estadual de Cultura - CEC.
O Produtor Cultural é Mauro de Oliveira Plastina, CEPC 9294, como responsável legal, coordenação geral e professor.
Período de realização: Evento não vinculado à data fixa.
Área do Projeto: Literatura.
Local: Município de Porto Alegre
Outros participantes
Prática Comunicação, na função de assessoria de imprensa
Alexandre Felix de Carvalho Victoria, na função de coordenador de comunicação.
Felipe Faccioni é o contador, CRC 081785/RS.
Apresentação
Arco do Escritor é um evento online de 3 dias com transmissão pelo Youtube da Tellers – Escola de Escrita. O evento aborda diferentes temas da criação e escrita literária ficcional para ensinar e atualizar os participantes sobre diferentes aspectos da produção literária.
O primeiro dia de evento abordará quais são as estruturas mais usadas em histórias. O segundo dia terá a participação de um escritor convidado para falar sobre seu processo pessoal de criação. O terceiro dia de evento ressaltará a importância da rotina e motivação do escritor na realização das suas atividades e encerrará com o oferecimento das bolsas de estudo integrais e parciais.
Além dos três dias de evento, também serão oferecidas 100 (cem) bolsas de estudos para o Curso de Escrita Literária da Tellers. As bolsas serão concedidas aos 100 (cem) primeiros interessados que apresentarem comprovante de baixa renda no Cadastro Único do Governo Federal. 60 (sessenta) bolsas são reservadas para moradores do Rio Grande do Sul, enquanto as demais estarão disponíveis para os demais estados brasileiros.
Para os interessados que não se enquadrem na bolsa de estudos, o curso oferecerá desconto de 50% no valor do curso por participarem do evento Arco do Escritor. Caso não haja 100 interessados que se enquadrem nas bolsas integrais por algum motivo, elas serão oferecidas aos 100 primeiros gaúchos interessados, mesmo que não tenham registro do Cadastro Único do Governo Federal.
É o relatório.
2. Dimensão Simbólica
Com a pandemia e o distanciamento social se desenvolveram novos modelos de negócio a partir de suportes digitais em todas as áreas. No âmbito da literatura não foi diferente. As oficinas e workshops presenciais que conhecíamos, adaptaram-se ao formato virtual e encontraram ferramentas que ampliaram suas possibilidades.
O projeto “Arco do Escritor 1ª Edição 2022” se utiliza destas plataformas e tecnologias para oferecer ao público interessado em desenvolver talentos e aptidões para a escrita, um curso estruturado onde inúmeros aspectos do processo de criação serão abordados.
O escritor ministrante do curso tem formação na área de comunicação social e vários livros do gênero terror e suspense publicados. Conforme o proponente apresenta em seu “conteúdo programático”, ao longo de 12 meses, com aulas quinzenais ao vivo, complementadas por vídeos gravados, o “Arco do Escritor” desenvolverá um temário que abrange assuntos pertinentes ao fazer literário. Os processos da escrita, os gêneros literários, a estrutura das narrativas, a construção de personagens, a criação de diálogos, tópicos que tratarão destes e de outros saberes, como o conhecimento do mercado editorial e das técnicas de Inbound Marketing, uma concepção de marketing focada em atrair e encantar clientes/leitores dentro da perspectiva de ação nas redes sociais.
Portanto, através das plataformas e tecnologias digitais de que dispomos hoje, e dentro da perspectiva da “economia criativa”, o projeto em tela visa fortalecer a literatura e o incentivo à produção literária, contribuindo com a formação de novos escritores e escritoras.
Dimensão Econômica
Aqui vamos encontrar o envolvimento direto de profissionais das áreas de comunicação, assessoria de imprensa e produção de vídeos para a realização de aulas, porém, o impacto maior do projeto não se dá no imediato, no curto prazo, mas, ao capacitar futuros escritores, ao incentivar o interesse pela produção de histórias, narrativas, poéticas e imaginários, “Arco do Escritor 1ª Edição 2022”, está formando novas gerações de autores e fortalecendo a economia criativa do estado como um todo.
Observando a planilha percebemos os recursos da LIC distribuídos de forma satisfatória, exceto pelas rubricas 2.3 e 2.4. Encontramos um numerário significativo voltado à anúncios no Google e no Facebook. Um montante de R$15.000,00. Ainda nos é estranho conceber valores tão expressivos investidos nas mídias sociais para fins de divulgação. Consultados profissionais da área, percebe-se que não há um consenso que determine parâmetros claros a este respeito, mas projeções relativas a determinados produtos culturais já consagrados. No caso em tela, um curso de literatura, uma oficina continuada de escrita criativa, ficamos sem elementos objetivos para arbitrar uma glosa, caso entendêssemos necessária. Por esta razão, este relator em nada altera estes valores, mas condiciona a sua aplicação a relatórios permanentes de “índices de visibilidade de terceiros”, como é denominado este levantamento de dados, para que possamos verificar no futuro as métricas de visibilidade destes anúncios e apurar a relação custo benefício.
Dimensão Cidadã
Dominar a palavra enquanto ferramenta de expressão artística, de expressão literária, de expressão poética, é torná-la um instrumento de resistência e de emancipação. O “Arco do Escritor 1ª Edição 2022”, distribuirá àqueles que apresentarem comprovante de baixa renda no Cadastro Único do Governo Federal, 100 bolsas de estudo integrais no curso de Escrita Criativa. O foco do projeto no público mais sensível e vulnerável da nossa população contempla a sua dimensão cidadã. Ao término do curso será publicado um e-book com os textos produzidos pelos participantes ao longo do itinerário das aulas.
3.Condicionantes
a) Deverão ser observados os artigos 22 e 23 da IN 05/2020, para fins de divulgação e identificação das marcas do sistema pró-cultura.
b) Deverão ser produzidos ao longo da realização do projeto, relatórios mensais de “índices de visibilidade de terceiros”, reunindo-os de forma a que os dados e as métricas de visibilidade destes anúncios possam ser verificadas posteriormente.
4. Em conclusão, o projeto “Arco do Escritor 1ª Edição 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 68.951,37 (sessenta e oito mil novecentos e cinquenta e um reais e trinta e sete centavos) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 03 de outubro de 2021.
Alexandre Silva Brito
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 13 de outubro de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim, Rafael Pavan dos Passos e José Airton Machado Ortiz.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS