Processo nº 00420/2021
Parecer nº 391/2021 CEC/RS
O projeto “CINE SUAVE QUINTAL 1ª EDIÇÃO 2022” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. Diante das informações apresentadas, após realizada a análise pela equipe técnica do Pró-Cultura RS e atendidas as diligências solicitadas pela SAT, o projeto cultural é habilitado e encaminhado para avaliação do Conselho Estadual de Cultura - CEC.
O Produtor Cultural é VOGA PRODUÇÕES CULTURAIS LTDA, CEPC: 9453. Responsável legal é Victor José Cibeli Castiel na função de gerenciamento de projeto e coordenação de produção.
Período de realização: Evento não vinculado à data fixa.
Área do Projeto: AUDIOVISUAL: Eventos de exibição.
Local de realização: Município de Porto Alegre, Casarão Verde - Shopping DC Navegantes
Equipe principal
Giovani Bonin-Barbieri (Clube Gana Produções Culturais e Art, na função de Captação e edição de vídeos – Gerenciamento de comunicação e Criação de identidade visual
Juliana Ines Ceni ME na Coordenação administrativa.
Manuela Fetter Nicoletti EIRELI (Lora Movie) como curadora. Gabriela Aver é a contadora, CRC: RS-060.590
Apresentação
O Suave Cine Quintal tem o objetivo de ser um refúgio urbano ao ar livre, em um espaço histórico da cidade: o jardim do antigo Casarão da família Renner. O ambiente acolhe e inspira com ares de turismo e descoberta. A ideia central deste movimento é absorver as novas nuances de convívio social, através da criação de um ambiente a céu aberto, livre, e ao mesmo tempo afável e aprazível. Acreditamos na potência otimista do cinema, de projetar movimento à espaços esquecidos e assim transformá-los em janelas de imersão e reflexão. Propomos um festival de cinema, gratuito, com 16 exibições no final da tarde concentradas de quinta a domingo, uma semana por mês ao longo de 4 meses, como um respiro da rotina e uma nova forma de fruir arte nestes tempos desafiadores para os eventos culturais.
É o relatório.
2. As palavras constantes no projeto, SUAVE CINE QUINTAL, por si só representam palavras-chave que o definem. A ideia de que a fruição cinematográfica pode resgatar e instaurar no cotidiano da pós-pandemia alguma ambiência de normalidade, este mínimo de “suavidade” necessário, esta alegria de “quintal” tão fundamental à sobrevivência da nossa subjetividade se fazem presente aqui. Nos permita retomar a vida e os seus significados, está presente aqui.
Ao ocupar este espaço histórico da cidade, o jardim do antigo Casarão da família Renner, e transformá-lo em palco para uma experiência coletiva desta natureza, a natureza da 7ª arte, Suave Cine Quintal 1ª Edição 2022 propõe uma experiência de imersão continuada ao longo de 4 meses, nos finais das tardes da nossa capital. O cinema e as suas múltiplas abordagens. O cinema e a sua capacidade de reflexão. O cinema e o que ele contém de encantamento e entretenimento. O cinema e seu escuro enfogueirado de histórias e personagens.
Para a sua realização todo um projeto cenográfico foi pensado para acomodar o público confortavelmente, num ambiente aprazível e afeito à imersão estética. A cadeia da exibição e seus fornecedores estão presentes como todos os profissionais e técnicos necessários à consecução de uma produção deste porte. Profissionais de cinema, vídeo, foto e comunicação.
As exibições ocorrerão de forma totalmente gratuita e contemplará uma exibição extra a uma escola da rede pública da região. A curadora da mostra, Manuela Fetter Nicoletti, informa que a seleção contará com filmes preponderantemente de produções independentes, fortalecendo, divulgando e democratizando esta produção autoral, ao público em geral e a jovens estudantes em particular.
3.Condicionantes
a) Deverão ser observados os artigos 22 e 23 da IN 05/2020, para fins de divulgação e identificação das marcas do sistema pró-cultura.
b) O projeto deve seguir as leis vigentes do Estado e do Município para o combate da Covid-19, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária e adotando todas as medidas de higienização necessárias para evitar ao longo das exibições o contágio e propagação do Coronavírus.
4. Em conclusão, o projeto “CINE SUAVE QUINTAL 1ª EDIÇÃO 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 321.690,00 (trezentos e vinte e um mil seiscentos e noventa reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 17 de outubro de 2021.
Alexandre Silva Brito
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 04 de novembro de 2021.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim, Rafael Pavan dos Passos e José Airton Machado Ortiz.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS