Processo nº 00483/2021
Parecer nº 398/2021 CEC/RS
O projeto “Flash! Encruzilhada Em Um Clic” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. Realizada a análise pela equipe técnica do PRÓ-CULTURA, foi verificada a adequação da proposta ao enquadramento previsto na Instrução Normativa SEDAC 05/2020, art. 3°. Diante das informações apresentadas e observado o enquadramento da proposta, o projeto cultural foi habilitado e encaminhado para avaliação do mérito cultural ao Conselho Estadual de Cultura – CEC em 13.10.2021
Produtor: Confraria da Esquila e Vindima Produções Culturais - JOSSANA TERESINHA LEMES BARONI;
Período de Realização: Evento não vinculado à data fixa;
Área do Projeto: ARTES VISUAIS: fotografia;
Município - Local de realização: ENCRUZILHADA DO SUL - Praça Dr. Ozy Teixeira, Centro;
Valor solicitado ao Sistema Financiamento LIC= RS 152.400,00;
Equipe Principa l;- Jossana Teresinha Lemes Baroni-Função: Produção cultural e coordenação administrativa, Germano Reis-Função: Produtor Executivo Liderar as tarefas de execução do projeto.
Objetivo Geral- Realizar o "Concurso de Fotografias Flash! Encruzilhada Em Um Clic...", para homenagear o município de Encruzilhada do Sul, por ocasião de seu 173º Aniversário de fundação, a ser celebrado no dia 19/07/2022;
É o relatório.
2. O projeto “FLASH! ENCRUZILHADA EM UM CLIC” pretende comemorar os 173 anos do município de Encruzilhada do Sul com a realização de um concurso de fotografias, onde serão selecionadas 50 fotografias, para a categoria Amador, e até 50 fotos para a Categoria Profissional.
No projeto estão previstos espetáculos musicais que poderão ser assistidos gratuitamente pelo público.
Todas as atividades do projeto serão registradas em foto e vídeo, bem como transmitidas ao vivo pela internet, através da página da Confraria Esquila e Vindima no Facebook.
Dimensão Simbólica: importância simbólica, identitária e de pertencimento para a cultura local - “estabelecendo associações e criando esperanças para o que virá. Estas premissas subsidiam a criação do concurso de fotografias proposto pelo projeto FLASH! ENCRUZILHADA EM UM CLIC [...], cuja execução haverá de estimular a prática da fotografia entre os encruzilhadenses e visitantes. É um convite aos fotógrafos amadores e profissionais, a fazerem um passeio por Encruzilhada do Sul, descobrindo seus encantos, atraindo surpresas e sentindo desejo de mostrar suas belezas a pessoas de outros lugares."
Práticas de democratização do acesso - As principais fotos serão disponibilizadas gratuitamente aos veículos de imprensa, patrocinadores e ao público em geral, através da página da Confraria Esquila e Vindima no Facebook. Uma profissional especializada em LIBRAS atuará no evento, a confraternização de entrega de prêmios do “Concurso de Fotografias Flash! Encruzilhada Em Um Clic...” interpretando o roteiro do apresentador e narrando as atividades do palco. As 100 (cem) fotografias apontadas pela comissão avaliadora, serão exibidas durante uma semana, na página da Confraria Esquila e Vindima, no Faceboock. Num segundo momento, a mesma comissão avaliadora, elegerá as 10 (dez) melhores fotografias de cada categoria. Por sua vez, o público internauta indicará aquela imagem que represente com maior fidelidade “O Prazer de Fotografar”. Cada curtida vale um voto. Conquistará a citada premiação, a foto que obtiver o maior número de “curtidas”.
Consta nos anexos o regulamento do concurso, serão 10 fotografias premiadas em todas as categorias (amador e profissional).
Na esperança que toda a cidade seja ‘retratada”, ver fotografias das comunidade quilombolas Medeiros localizada no Vau dos Prestes e Serra dos Nascentes e Quadra na Palma, lugares lindos em Encruzilhada do Sul.
3. Em conclusão, o projeto “Flash! Encruzilhada Em Um Clic” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 152.400,00 (cento e cinquenta e dois mil e quatrocentos reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 19 de outubro de 2021.
Sandra H F Maciel
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 10 de novembro de 2021.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim e José Airton Machado Ortiz.
Ausentes no Momento da Votação: Rafael Pavan dos Passos.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS