Processo nº 00549/2021
Parecer nº 477/2021 CEC/RS
O projeto “ROTA ROMÂNTICA: 25 ANOS DE HISTÓRIA” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. Identificação do projeto
Produtor: ASSOCIAÇÃO ROTA ROMÂNTICA
Período de Realização: Evento não vinculado a data fixa
Responsável Legal: TEREZINHA MARINA KUHN HAAS
Área do Projeto: ARTES INTEGRADAS
Local de realização: SÃO FRANCISCO DE PAULA, CANELA, GRAMADO, NOVA PETRÓPOLIS, LINHA NOVA, PICADA CAFÉ, MORRO REUTER, PRESIDENTE LUCENA, IVOTI, SANTA MARIA DO HERVAL, DOIS IRMÃOS, ESTÂNCIA VELHA, NOVO HAMBURGO, SÃO LEOPOLDO.
Contador: Eloi Wissmann
Outros Participantes: Municípios de Canela, Santa Maria do Herval, Estância Velha, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Ivoti, São Francisco de Paula, São Leopoldo, Morro Reuter.
Receitas originárias do MinC: não há
Valor Proposto: R$ 248.510,00
Valor Habilitado pelo SAT: o mesmo
Segundo parecer do SAT “Realizada a admissibilidade pela equipe técnica do PRÓ-CULTURA RS, foi verificada a adequação da proposta ao enquadramento previsto na Instrução Normativa SEDAC 05/2020, art. 3°”.
É o relatório.
2. A Associação Rota Romântica congrega os Municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula. Com traços culturais germânicos, potencial turístico e municípios geograficamente interligados, a Rota Romântica atua no fortalecimento do legado germânico. Em 2021, a entidade completou 25 anos. Este projeto tem dois objetivos: resgatar e guardar o legado de 25 anos da entidade através de um documentário e um livro. No documentário a história será narrada por seis pessoas que participaram da fundação e estiveram presentes nestes 25 anos da entidade. O livro, por sua vez, congregará documentos, registros e vivências do período, retratando como o pertencimento à uma região fortaleceu o crescimento e desenvolvimento dos municípios. O segundo objetivo é valorizar e divulgar fatos históricos/culturais/turísticos visando construir um futuro em que estas características não sejam perdidas e desvalorizadas, provendo uma maior consciência cultural e o sentimento de pertencimento através de vídeos e um programa de rádio na Imperial FM. Para isso, serão gravados vídeos nas 14 cidades com a personagem folclórica “Herta” para apresentar e salientar os aspectos culturais e históricos de uma forma divertida. Prevê-se 28 vídeos, com duração de 15 minutos cada, que salientam a cultura, as tradições, as festividades e peculiaridades de cada município e que serão divulgados nas redes sociais da entidade e respectivas cidades. Já o programa de rádio quinzenal, com duração de 1h, e que também terá transmissão ao vivo pelo facebook da rádio e da entidade, dará voz para diversos temas relacionados à cultura local, além da oportunidade de grupos culturais da região apresentarem o seu trabalho.
3. Análise de Mérito
Dimensão simbólica: Recontar é valorizar a história e valorizar a sua memória. Ao propor este projeto, a Associação Rota Romântica valoriza a história de 25 anos da entidade valorizando o trabalho das pessoas que ano após ano constituíram uma entidade forte e atuante. No documentário, seis ex-prefeitos que participaram da fundação da entidade e duas pessoas atuantes na entidade participarão de uma roda de conversa que, agregado às imagens dos 14 municípios, resultarão em um vídeo de até 25 minutos sobre os 25 anos da instituição. Como guardião de diversos documentos, fotos e fatos desta rica história, a proposta do livro é aproveitar a tecnologia para salvaguardar este legado.
Dimensão econômica: O projeto se justifica a partir do momento em que se propõe quatro produtos culturais novos para ampliar o acesso e fortalecer a cadeia cultural da região, criando dezenas de empregos, com destaque para a personagem folclórica Herta. Diversas oportunidades de divulgação para os artistas da região serão criadas com os programas quinzenais de rádio que em um ano resultarao em 24 momentos. Em cada programa, ao menos um artista ou grupo cultural voltado à música será convidado para apresentar o seu trabalho.
Dimensão cidadã: Ao gravar um documentário com memórias vivas de seis pessoas que participaram do processo de constituição da entidade e destes 25 anos de existência, abre-se a possibilidade de divulgar esta história para mais pessoas. Este documentário ficará disponível no site da entidade, além das redes sociais, sem restrições de acesso e por tempo indeterminado. Prevê-se, ainda, a tradução deste documentário para os idiomas alemão, espanhol e inglês além da tradução em libras. Já o livro, que visa reunir documentos, fotos e fatos desta história terá distribuição gratuita para as 14 cidades que compõem o roteiro, podendo disponibilizar os exemplares para as escolas ou bibliotecas. Para ampliar o acesso ao livro, uma versão digital também ficará disponível, sem restrições de acesso, no site da entidade. Os 28 vídeos com a personagem Herta também ficarão à disposição no site e redes sociais, sem restrições e por tempo indeterminado
4. Considerações
Nos locais deverá haver um banner exclusivo para divulgação da LIC Estadual com os dizeres “O projeto Rota Romântica é financiado pelo Governo do Estado – Secretaria da Cultura – Pró-cultura RS LIC, Lei n.º 13.490/10, através do ICMS que você paga”.
Lembro aos proponentes que devem seguir as leis trabalhistas, de acessibilidade e as recomendações sanitárias e sugiro que em todo o material promocional e de divulgação, inclusive relises e entrevistas concedidas à imprensa, conste que o projeto teve seu mérito cultural examinado e aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura e que por isso poderá usufruir de financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e Sistema Pró-Cultura RS.
5. Em conclusão, o projeto “ROTA ROMÂNTICA: 25 ANOS DE HISTÓRIA” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 248.510,00 (duzentos e quarenta e oito mil e quinhentos e dez reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 02 de dezembro de 2021.
José Airton Machado Ortiz
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 03 de dezembro de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim e Rafael Pavan dos Passos.
Ausentes no Momento da Votação: Luis Antônio Martins Pereira e Paulo Leônidas Fernandes de Barros.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS