Processo nº 00446/2023
Parecer nº 657/2023 CEC/RS
Projeto “FESTA DAS ORQUÍDEAS - PALCO LIC - 4ª EDIÇÃO - 2023” .
O projeto FESTA DAS ORQUÍDEAS – PALCO LIC - 4ª Edição– 2023 pretende realizar uma série de apresentações de música, dança e teatro em lugar especial dentro da programação da IV Festa das Orquídeas nos dias 8, 9,10 de dezembro de 2023 na cidade de Mato Leitão, mais especificamente no domingo dia 10/12/2023 data do encerramento da Festa das Orquídeas 4ª edição de 2023, de forma gratuita e voltada ao público variado e de todas as idades.
Na dimensão simbólica - conceituação temática, o projeto se insere na programação da IV 4ª Festa das Orquídeas, com espetáculos de artes diversos que agregam relevância artística e de qualidade devido suas trajetórias, profissionalização e reconhecimento público, no sentido de atrair público maior buscam promover, estimular e valorizar a cultura através de um palco destinado aos espetáculos locais e regionais com apresentações de teatro, grupos de dança e música de folclore gaúcho na programação dos espetáculos que são totalmente gratuito e voltado para comunidade de Mato Leitão e visitantes de todas as regiões. Na originalidade e inovação estética, o projeto se destaca em sua originalidade nas atrações artísticas previstas. Porém na inovação as atividades listadas não apresentam novidades agregadas no trabalho do fazer artístico cultural ou algo novo e criativo em seus espetáculos, apenas apresenta algo já existente, habitual sem mudança estética implementada para ser entregue para um público diversificado, com fragilidades em sua descrição e ausência de anexos importantes para avaliação. No entanto nesse quesito perde pontuação.
Na dimensão cidadã - pluralidade, acessibilidade e inclusão, oportuniza toda uma comunidade local e regional a apreciar espetáculos além de gratuitos são locais e regionais. Ao afirmar que o público terá acessibilidade de acesso físico ao evento entende que contempla o quesito acessibilidade. A pluralidade de atrações previstas entende-se que existe tanto no palco como na formação de plateia, no entanto, como protagonistas tanto na parte de artistas como na equipe técnica não é mencionado no conteúdo do projeto. Quanto na inclusão percebe-se a preocupação do proponente apenas no público que irá se fazer presente. Porém, há falta de anexo do profissional de libras, da composição técnica e artística de PcDs não houve a preocupação da inclusão, apenas disponibilizar espaço reservado, acompanhamento para auxiliar e orientar pessoas PcDs visual, não mencionar a disponibilidade de banheiros químicos e adaptados no conteúdo do projeto não contempla esse quesito, portanto perde pontuação. Democratização do acesso / gratuidade, como forma de democratizar o acesso conta com a rádio do evento que irá operar de sábado à domingo com informações e orientações pertinentes a feira das orquídeas e também os meios de comunicações virtuais com a divulgação do evento. O evento é totalmente gratuito. Na dimensão econômica, no quesito da distribuição dos valores, conforme apresenta na planilha de custos, o projeto proporcionará a geração de emprego e renda para todos, coordenação, equipes técnicas e pessoal de apoio, contratação de serviços diversos, impactando setores econômicos da cidade demostrando de valorização local, porém outros profissionais importantes para execução do projeto não apresentam nenhum anexo apenas a carta de anuência Municipal. Portanto perde pontuação nesse quesito. No Investimento local/próprio, o projeto apresenta carta de intenção da Prefeitura Municipal disponibilizando alguns serviços gratuitamente, não há informações de cartas de patrocínio e/ou recursos próprios do proponente. No entanto nesse quesito perde pontuação. Na relevância, o projeto é relevante para toda comunidade de Mato Leitão, visitantes e região, no entanto por não apresentar inovação e estética nas atrações já mencionadas na dimensão simbólica, perde pontuação. Na oportunidade, o projeto oportunizará o público local e da região de forma gratuita. No entanto perde pontuação por não dar possibilidade de emprego e renda a profissionais lidados ao público PcD e/ou ao próprio público PcDs e por não apresentarem as carta de anuência já mencionados. Perde pontuação. Na viabilidade, o projeto demostra ter capacidade de realização, por apresentar carta de anuência da Prefeitura Municipal, o que viabiliza sua execução. No entanto perde pontuação por apresentar fragilidades na dimensão econômica.
Em conclusão, o projeto “FESTA DAS ORQUÍDEAS - PALCO LIC - 4ª EDIÇÃO - 2023” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 16 de setembro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 12 de setembro de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Celso Antonio Oliveira Fortes, Geziel da Silva de Souza, Marcus Vinicius Jesus de Brito, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Marcus Vinicius Jesus de Brito e teve, como secretário o conselheiro Geziel da Silva de Souza.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 3,67 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS