Processo nº 00591/2021
Parecer nº 041/2022 CEC/RS
O projeto “CORPO FUTURO 3ª EDIÇÃO 2022” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto “CORPO FUTURO 3 ª EDIÇÃO 2022”, foi devidamente habilitado pela SEDAC-RS, sendo enquadrado na área da LITERATURA: Impressão de livro, revista e outros, sob coordenação da PRIMEIRA FILA PRODUCOES
Sobre o Projeto:
É criação e publicação da revista Corpo Futuro de forma impressa e digital e a distribuição gratuita do PDF acessível para todas as pessoas com baixa visão e cegos. Com uma tiragem de 1000 unidade, o projeto pretende:
ALIMENTAR O SITE CORPO FUTURO COM NOVOS CONTEÚDOS
REALIZAR A EDIÇÃO DA REVISTA CORPO FUTURO EM PDF
REALIZAR A EDIÇÃO DA REVISTA CORPO FUTURO EM PDF ACESSÍVEL
REALIZAR PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA A REVISTA E CANAL DO INSTAGRAM
FOMENTAR PÚBLICO PARA A LEITURA DE TEXTOS E IMAGENS PRODUZIDAS POR DIVERSOS ARTISTAS DE DIFERENTES ÁREAS
FOMENTAR TROCA DE SABERES DE DIVERSAS ÁREAS DA ARTE E CULTURA
CONECTAR UM PÚBLICO DE TODO O BRASIL A GRANDES ARTISTAS DO NOSSO PAÍS.
Nas palavras do proponente, os temas pouco explorados normalmente pelos mais variados veículos do jornalismo cultural são retratados na revista, com toda uma diversidade artística, inventividade e, muitas vezes, com o ineditismo na abordagem dos assuntos, algo cada vez mais raro no mercado editorial – escritos por artistas que se despontam no mercado nacional, muitos com reconhecimento internacional, Corpo Futuro dá voz a beleza desta diversidade assim como contempla renomados intelectuais de sólida trajetória profissional. Com coordenação geral de Fernando Zugno e colaboração editorial da jornalista cultural Carol Anchieta, a publicação é um dossiê especialmente produzido sobre diferentes temas e formas de expressão da arte brasileira, contribui para o amplo debate de ideias e franca circulação de saberes e conhecimentos de interesse público. Com matérias especiais, artigos, ensaios, entrevistas, fotos, foto-performer, gravuras, entre outros contemplam aspectos variados da vida cultural brasileira e suas expressões mais singulares. A revista- arte prima pela qualidade de seus textos, ampliando o repertório cultural do leitor, investe na imagem visual com eximia direção de arte dialogando ativamente com esses tantos que somos, os corpos de hoje, os corpos futuros. Com aproximadamente 200 páginas, muitos dos trabalhos apresentados são criados exclusivamente para esta edição. Entre as formas de expressão, algumas matérias ainda contarão com QR Code que direcionam o leitor para outras sessões dentro da web como vídeos e galerias.
A publicação estará à venda na livraria Baleia e terá, além dos 10% da tiragem destinada para a SEDAC, outros 10% distribuídos gratuitamente para diversos formadores de opinião, a livrarias e bibliotecas comunitárias, bem como acervos dos teatros da cidade e do Estado. A revista reunirá uma coletânea de textos e imagens pensadas para a contemplação e a perpetuação da arte impressa. Sublinhando o valor da memória, esta publicação reúne diferentes pensadores em uma edição para colecionadores e amantes das artes em geral. O projeto conta ainda com a revista arte Corpo Futuro digital distribuída gratuitamente disponível no site https://www.corpofuturo.com/
Os valores que venham da venda da revista são destinados à editora Canard Produções, já com os descontos de venda da livraria, e serão utilizados para manutenção do site e do projeto, após o término de prestação de contas no sistema. Além da manutenção do site, a venda acarretará num valor para artistas de uma quarta edição posterior e mais conteúdo nas redes sociais.
Artistas envolvidos:
DERI ANDRADE, PRISCILA BARBOSA, CRIS BARTIS, ELIANE BRUM, LILO CLARETO, CAMILA BAUER, WANESSA YANO, ECOPOÉTICA, entre outros
Valor solicitado: 142.180,00 (cento e quarenta e dois mil e cento e oitenta reais) solicitados integralmente ao Sistema LIC-RS.
É o relatório.
2. Investindo na publicação física e digital de uma revista de arte, o projeto se consolida a cada edição como uma referência da pluralidade de linguagens e da valorização da crítica enquanto meio primordial da divulgação de projetos culturais. Reunindo nomes relevantes da arte gaúcha, a terceira edição equilibra as questões de gênero, valoriza artistas mulheres e se propõe a criar um mecanismo de sustentabilidade para o projeto, uma vez que consegue dentro da própria formulação de sua terceira edição – já estruturar a base do próximo lançamento, e ainda reverter a comercialização em um apoio para o site, editora e artistas. Nesta edição, o projeto amplia sua preocupação com a diversidade de público, a acessibilidade e a democratização, já que terá formato pdf específico para pessoas com deficiência visual e uma distribuição em escolas, bibliotecas e teatros.
3. Em conclusão, o projeto “CORPO FUTURO 3ª EDIÇÃO 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 142.180,00 (cento e quarenta e dois mil e cento e oitenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 28 de janeiro de 2022.
Nicolas Beidacki
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 28 de janeiro de 2022.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Rafael Pavan dos Passos e Bianka de Freitas Biedrzycka Maduell.
Abstenções: Maria Silveira Marque.
Impedimentos: Michele Bicca Rolim.
Em razão do Of. Nº 030/2022 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 28/01/2022 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,62 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS