Processo nº 00014/2022
Parecer nº 093/2022 CEC/RS
O projeto “Lenços Caídos - a Degola de Boi Preto” é recomendado para avaliação coletiva.
1. O projeto passou pela análise técnica do Sistema Pró-cultura e foi habilitado pela Secretaria, sendo encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor. Como produtor cultural, consta EDINARA PATRICIA LUCCA (CEPC 7323), de RONDA ALTA – RS, tendo como responsável EDINARA PATRICIA LUCCA, que exerce a função de Coordenadora geral.
A proposta foi inscrita na área das ARTES CÊNICAS, com local de realização CHAPADA - Terreno do parque municipal, sendo este um evento não vinculado à data fixa.
Integram a equipe principal:
Juliano Oliveira – Diretor Artístico;
Grupo Teatral Grupo Ross;
VH Produções Culturais e Artísticas Ltda, Fabrício Pereira – Produtor Executivo;
GILSON ANTONIO BARBOSA como contador (CRC 61349);
Da apresentação do projeto: O projeto Lenços Caídos – A Degola de Boi Preto, realizará 03 espetáculos teatrais representando esse fato histórico na localidade conhecida como “Capão da Mortandade”, no Distrito de Boi Preto, no município de Chapada – RS, em um cenário ao ar livre, montado em campo aberto, com entrada gratuita para a população. A história terá como pano de fundo o romance de um combatente maragato e sua amada de Palmeira das Missões, que através de cartas, atualizam os acontecimentos da revolução federalista e planejam se encontrar na localidade de Boi Preto. Serão 03 espetáculos de 01:00 hora de duração com o Grupo Ross, acompanhados por uma banda musical e com participação especial do cantor Cristiano Quevedo. As apresentações serão realizadas em formato híbrido, ou seja, com presença de público e com transmissões através das redes sociais da Vibe Produções para atingir o público de forma mais ampla.
O valor total do projeto soma a quantia de R$ 177.350,00 (cento e setenta e sete mil trezentos e cinquenta reais), integralmente solicitados à LIC/RS.
É o relatório.
2. O projeto atende as dimensões simbólica, econômica e cidadã.
Para justificar a realização do projeto, o proponente contextualiza historicamente o evento a ser encenado. A Revolução Federalista foi um conflito de caráter político, ocorrido no Rio Grande do Sul entre os anos de 1893 e 1895, que desencadeou uma revolta armada que atingiu também o Paraná e Santa Catarina.
3. Condicionantes
a) Que o projeto siga as leis vigentes do Estado e do Município para o combate da Covid-19, respeitando decretos de isolamento social e adotando medidas de segurança e higienização necessárias para evitar o contágio e transmissão do Coronavírus.
4. Em conclusão, o projeto “Lenços Caídos - a Degola de Boi Preto” é recomendado para avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 177.350,00 (cento e setenta e sete mil trezentos e cinquenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 10 de março de 2022.
Cristiano Laerton Goldschmidt
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 10 de março de 2022.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Maria Silveira Marques, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Michele Bicca Rolim, Rafael Pavan dos Passos e Bianka de Freitas Biedrzycka Maduell.
Ausentes no Momento da Votação: Vinicius Vieira de Souza.
Em razão do Of. Nº 030/2022 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 15/03/2022 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 4,05 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS