Processo nº 00590/2021
Parecer nº 496/2021 CEC/RS
O projeto “TRIO PORTO ALEGRE” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto – “TRIO PORTO ALEGRE”, foi cadastrado em 16/11/2021 e habilitado diligenciado e recomendado para financiamento pela LIC-RS. pelo SAT/SEDAC em 01/12/2021, sendo encaminhado para avaliação em 02/11/2021.
Produtor: MARILOURDES FERREIRA FRANARIN-ME CEPC: 1611.
Período de Realização: Evento não vinculado à data fixa.
Área do projeto: Música
Município – PORTO ALEGRE/RS
Constam no projeto:
Marilourdes Ferreira Franarin - Função: Direção de produção.
Hugo Pilger - Função: Músico.
Carmelo de los Santos - Função: Músico.
Ney Fialkow - Função: Músico.
Felipe Faccioni CRC: 081785 – Contador.
Valor solicitado do projeto: R$ 214.150,01
É o relatório.
2. Projeto que consiste em três concertos de música erudita do Trio Porto Alegre nas cidades de Porto Alegre, Santa Maria e Pelotas para promover e valorizar talentos gaúchos, uma vez que os três integrantes do grupo são do Rio Grande do Sul.
A música erudita vem ganhando cada vez mais espaço em diferentes meios de comunicação e com o avanço das mídias interativas essas manifestações expandem continuamente.
Para os concertos do Trio Porto Alegre, o grupo fará arranjos especialmente para as apresentações e a escolha delas ocorrerem em cidades distintas do Rio Grande do Sul tem como objetivo ampliar o alcance da música erudita para o maior número de pessoas, descentralizando as apresentações na capital e levando-as para o interior do estado.
Além do Trio, a musicista Nayane Nogueira fará a abertura de todos os concertos, trazendo a representatividade e o protagonismo da voz feminina para dentro do projeto.
Dimensão Simbólica:
O Rio Grande do Sul é um dos principais pólos de música erudita no Brasil e esse estilo musical vem se desenvolvendo no estado com o surgimento e o incremento de diversas formações, inclusive orquestrais, além da revelação de instrumentistas de grande renome. Uma das razões de Trio Porto Alegre atuar com o estilo musical erudito se dá pela história dos artistas com a música, que dedicam mais de 60 anos na apresentação de concertos pela atual formação (Cármelo de los Santos, violino; Hugo Pilger, violoncelo; e Ney Fialkow ao piano).
Em 2021, o Trio foi um dos grupos convidados da prestigiosa série oficial de concertos de um dos templos mais importantes da música do país, a Sala Cecília Meirelles, no Rio de Janeiro.
A valorização dos talentos gaúchos, a oferta de oportunidades e o acesso da música erudita tornam esse projeto um incentivo de alcance para as pessoas conhecerem não apenas o estilo musical, mas o Trio de Porto Alegre. Para os concertos, o grupo fará arranjos inéditos, especialmente para as apresentações. Cada concerto será aberto pela musicista Nayane Nogueira, encarregada de trazer a representatividade e o protagonismo da voz feminina para dentro do projeto.
Trio Porto Alegre deseja ampliar o alcance da música erudita para o maior número de pessoas, descentralizando as apresentações da capital, onde se dá a maior parte das opções de cultura e acesso a elas no estado.
Além da capital e a representatividade artística pela qual exerce, outras duas cidades foram escolhidas para compor o projeto, sendo elas Santa Maria (na região central) e Pelotas (no sul do estado). Juntas, esses três locais conseguem concentrar um número significativo de espectadores residentes ou moradores de municípios vizinhos. Além disso, contribui o fato delas serem cidades universitárias e acolhedoras de estudantes de outras regiões do país, despontando como um destino culturalmente diverso e rico pelos diferentes sotaques e costumes.
Os locais de apresentação ainda serão no Teatro São Pedro em Porto Alegre, no Teatro Treze de Maio em Santa Maria e na Biblioteca Pública Pelotense em Pelotas. Importante destacar que o projeto cumpre papel relevante de desenvolvimento social e humano por resgatar a convivência entre artista e público, que foi comprometida durante a pandemia, e por ajudar a compor a programação dessas cidades, ampliando a oferta de atrativos culturais
Dimensão Econômica:
Além de valorizar a cultura e os artistas locais de Trio Porto Alegre, as apresentações dos concertos ampliam o leque de futuras oportunidades para novos artistas que podem vir a se interessar pela música erudita, ou que já atuam nesse cenário musical.
Os concertos também agem diretamente na prospecção do público consumidor de cultura e, mesmo que ocorra em formato híbrido (presencial e online), tem potencial para alcançar público e engajamento com transmissões online nas redes sociais do Trio.
Os formatos com exibição digital foram o meio que, durante a pandemia, permitiram que a arte continuasse chegando até o público e, ainda com algumas medidas restritivas, movimentam a cadeia produtiva da cultura.
Além disso, os concertos movimentam outra cadeia de profissionais ligados à música e que são responsáveis pela, produção, segurança, montagem, divulgação e qualidade dos concertos. Há ainda que se destacar que eventos culturais estão ligados à economia do turismo local, despontando como atrativo para moradores ou pessoas de cidades vizinhas e ajudam a movimentar a economia local.
Dimensão Cidadã:
Porto Alegre, Pelotas e Santa Maria têm em sua característica a hospitalidade de receber pessoas de várias partes do país, e o fato de serem cidades universitárias ajuda a fortalecer essa receptividade. Outro aspecto se dá por serem municípios mantenedores de teatros, que ampliam o acesso de atrativos culturais à população.
Assim, as três cidades reconhecem a importância que a arte e a cultura possuem para a história e para o desenvolvimento dos mais variados setores da comunidade. Com concertos do Trio Porto Alegre ao vivo e de forma presencial, com todas as medidas sanitárias e de segurança, a transmissão também ganhará a versão online gratuita, que permite o acesso irrestrito da população ao evento, inclusive de regiões mais distantes.
Os concertos contarão com medidas de acessibilidade, como rampas de acesso para PCDs e a interpretação na língua brasileira de sinais. Todos os envolvidos usarão Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e álcool gel. Além disso, serão verificadas a temperatura de todos que acessarem os espaço.
Destaca-se ainda que os locais escolhidos para os concertos serão aqueles mais amplos, que permitem maior acesso de espectadores com a devida regra do distanciamento, e regularizados perante todas as exigências legais, como o Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI). As estruturas a serem usadas deverão ter ART (Atestado de Regularidade Técnica) e os laudos necessários.
3. Condicionantes:
* Que o projeto siga as leis vigentes do Estado e dos Municípios para o combate da Covid-19.
4. Em conclusão, o projeto “TRIO PORTO ALEGRE” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 214.150,01 (Duzentos e Quatorze Mil, Cento e Cinquenta Reais e um centavo) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 09 de dezembro de 2021.
Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 11 de dezembro de 2021.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim, Rafael Pavan dos Passos e José Airton Machado Ortiz.
Abstenções: Alexandre Silva Brito e Aline Rosa.
Ausentes no Momento da Votação: Luciano Gomes Peixoto.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS