Processo nº 00585/2021
Parecer nº 006/2022 CEC/RS
O projeto “História Ilustrada de Porto Alegre 2ª Edição 2022” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O Projeto “História Ilustrada de Porto Alegre 2ª Edição 2022” foi habilitado pela SEDAC-RS, sendo enquadrado pelo Sistema Pró-Cultura, na Área de Literatura, e remetido ao CEC-RS para a devida análise do seu Mérito Cultural e grau de prioridade.
Produtor Cultural: Carmen Langaro Produção Cultural - CEPC: 9540;
Responsável Legal: Carmen Silvia Langaro, na função de: Coordenação de projeto e gestão financeira;
Período de realização: Evento não vinculado à data fixa;
Área do Projeto: LITERATURA: Impressão de livro, revista e outros;
Município - Local de realização: Porto Alegre.
Equipe Principal:
Andres Vince
Função: Diagramação, edição e produção gráfica;
Ricardo Morem Schmitt
Pessoa(Tipo): Jurídica
Função: Reportagem, redação, pré-edição;
Elmar Bones da Costa
Função: Reportagem, redação;
Patricia Marini
Função: Revisão histórica e atualização, redação;
Contador
Daniella Finco - CRC: 004341/0;
Outros Participantes
Já Editora
Função: edição e comercialização do livro.
Apresentação:
O projeto HISTÓRIA ILUSTRADA DE PORTO ALEGRE – 2ª EDIÇÃO consiste da revisão, atualização e ampliação da primeira edição da obra, que foi lançada em 1997, financiada pela LIC-RS e patrocinada pela CEEE. A nova edição a ser lançada em comemoração aos 250 anos de Porto Alegre, em 2022, terá uma versão impressa com tiragem de 1500 exemplares e uma versão em audiobook, também contempla 10 vídeos digitais full-hd sobre os principais tópicos do livro, hospedados no Youtube e acessados por QR Codes impressos ao longo das páginas. Esta nova edição da HISTÓRIA ILUSTRADA DE PORTO ALEGRE pretende lançar um renovado olhar sobre a cidade, a exemplo da edição que circulou na forma de fascículos semanais encartados no jornal Zero Hora, que foi reconhecida por historiadores de renome como Riopardense de Macedo, Moacyr Flores e Sérgio da Costa Franco e ainda hoje é referência na bibliografia sobre a história da cidade.
É o relatório.
2. Análise de Mérito
No ano em que Porto Alegre comemora seus 250 anos, é natural e muito bem-vindas iniciativas desta natureza que, através de diversos pontos de vista, revisitem a história da Capital dos gaúchos, trazendo atualizações, releituras e um olhar renovado sobre a cidade.
Dimensão simbólica
O projeto em tela se propõe a revisitar Porto Alegre na perspetiva de uma revisão, atualização e ampliação da edição da obra lançada em 1997, e que circulou em 8 fascículos encartados no jornal Zero-hora. Produzida por uma equipe multidisciplinar, por meio de textos, fotos, mapas, desenhos e documentos, “A História Ilustrada de Porto Alegre 2ª Edição 2022” apresentará a trajetória da Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, até os dias de hoje. Um novo capítulo será acrescentado, preenchendo o intervalo entre 1997 e 2022. O livro conterá impresso inúmeros QR Codes que dão acesso a conteúdos hospedados em uma plataforma digital onde estarão armazenados, vídeos, fotos, entrevistas e depoimentos complementares, ampliando, e diversificando a experiência da leitura tornando-a rica e interativa. É oportuna e meritória a celebração dos 250 anos de Porto Alegre com um livro desta natureza, porém, a proponente apresenta na forma e no conteúdo do projeto elementos que lhe confere relevância, seja por recuperar uma obra que teve Sérgio da Costa Franco como consultor, seja por atualizá-la do ponto de vista histórico e tecnológico.
Dimensão econômica
Aqui temos o ecossistema do livro ativado, com o envolvimento de jornalistas, historiadores, editores gráficos, mas temos mais clareza do impacto econômico do projeto quando verificamos as tarefas executadas e constantes em suas rubricas: Projeto/pauta/pesquisa; redação e pré-edição; Digitação texto; Captação fotográfica; Mapas/Ilustrações (redesenho); Vídeos (captação de imagens, captação com drone, produção e edição de vídeo); Edição gráfica; Tratamento de imagens/recortes/préimpressão; Revisão ortográfica; Edição final; Revisão histórica e atualização da edição original; Ficha catalográfica e ISBN; Impressão; Produção do audiobook; Assessoria de imprensa; Gestão de redes sociais; Coordenação geral; Captação; Gestão financeira e prestação de contas; Contador. Se analisarmos os valores e como estão distribuídos verificaremos que há uma distribuição adequada dos honorários, tornando o projeto economicamente justo.
Dimensão cidadã
Ao disponibilizar para o público estudantil uma obra que se constituiu referência para a pesquisa e consulta sobre a história de Porto Alegre, o projeto se reveste de grande valor cultural, e ao renovar esta obra ampliando a sua atratividade e a profundidade do seu conteúdo por meio do emprego de multimídia', “História Ilustrada de Porto Alegre” potencializa a sua capacidade de sensibilização e transmissão de conhecimento. O livro de 196 páginas terá uma tiragem de 1500 cópias, onde 200 exemplares serão destinados às escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre e 500 exemplares ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do RS. A acessibilidade aos deficientes visuais será proporcionada através da produção de um Audiobook.
É louvável a distribuição destes 700 exemplares da obra para escolas municipais e bibliotecas do Estado, no entanto, estão sendo esquecidas as bibliotecas comunitárias, como as da rede Beabah, ou da Ong Cirandar, por exemplo. Bibliotecas que têm papel da maior importância, atuando em regiões empobrecidas e onde as redes públicas não atuam. Não podemos esquecer que, no tocante ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas RS, é o recurso público do Estado, via Pró-Cultura, retornando ao próprio Estado. Um pequeno ajuste nesta partilha contemplaria cerca de 20 bibliotecas e seus usuários.
3.Condicionantes
a) Deverão ser observados os artigos 22 e 23 da IN 05/2020, para fins de divulgação e identificação, sobretudo quanto à proporcionalidade no que diz respeito à disposição das marcas de patrocinadores, apoiadores e marcas do sistema pró-cultura.
b) Readequação do nº de livros destinados às bibliotecas Estaduais de forma a contemplar as bibliotecas comunitárias de Porto Alegre.
c) Que seja observada a certificação FSC na produção gráfica da obra.
4. Em conclusão, o projeto “História Ilustrada de Porto Alegre 2ª Edição 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 183.939,00 (cento e oitenta e três mil e novecentos e trinta e nove reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 08 de janeiro de 2022.
Alexandre Silva Brito
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 10 de janeiro de 2022.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim, Rafael Pavan dos Passos e José Airton Machado Ortiz.
Em razão do Of. Nº 030/2022 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 19/01/2022 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 4,48 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS