Processo nº 00586/2021
Parecer nº 491/2021 CEC/RS
O projeto “Natal em São Leopoldo 2021” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. Realizada a análise pela equipe técnica do PRÓ-CULTURA, foi verificada a adequação da proposta ao enquadramento previsto na Instrução Normativa SEDAC 05/2020, art. 3°.
Diante das informações apresentadas e observado o enquadramento da proposta, o projeto cultural foi habilitado e encaminhado ao CEC para avaliação e emissão do parecer sobre o mérito cultural em 08.12.2021.
Produtor Cultural: Rosane Furtado Fernandes
Período de Realização: Evento não vinculado à data fixa.
Área do Projeto: CULTURAS POPULARES
Município - Local de realização: SÃO LEOPOLDO - Praça 20 de Setembro - São Leopoldo RS
Valor solicitado ao Financiamento Sistema LIC RS 151.212,00
Receitas Originárias de Prefeituras R$- 270.000,00
Equipe Principal
- Rosane Furtado - Função - Gestora Administrativa - responsável pela gestão da documentação, elaboração de relatórios gerenciais, reunião dos documentos financeiros para efetuar pagamentos, repassar documentação necessária para contabilidade e fazer prestação de contas junto ao pro cultura.
Objetivo Geral
- Realização de três apresentações culturais financiadas pelo Pró-Cultura no Evento de Natal em São Leopoldo 2021: Concerto Natalino da Camerata Presto e Madrigal Presto; Vinny Lacerda e o espetáculo teatral: A Gente se vê no Natal e cinco atrações pagas com verbas diretas da prefeitura de São Leopoldo, são elas: Duca Leindecker; The Dogs; Grupo Sambary, Tchê Guri e Arte Gaucha (LAB).
É o relatório.
2. Dimensão cidadã - “O evento de natal em São Leopoldo, vem fortalecer os anseios da municipalidade e da comunidade em geral, manutenção e existência de artistas da comunidade local assim como artistas de âmbito nacional levados a participação. As apresentações, em duas etapas, serão realizadas de forma totalmente gratuita, aberta ao público sem cobrança de ingressos.”
Dimensão econômica - “A realização da Festa de Natal em São Leopoldo estimula a cadeia produtiva da cultura, fomenta o turismo cultural, potencializa as tradições natalinas, como é o caso do município de São Leopoldo."
Dimensão simbólica - “A tristeza tomou conta do planeta, e aqui na Região do Vale não é diferente. Perdemos parentes, amigos, conhecidos e tantas outras pessoas perderam os seus. Para isso estamos preparando uma programação que irá emocionar você e sua família. SÃO LEOPOLDO, será inundada pelo espírito de Natal, reunindo famílias, os amigos com toda aquela saudade e desejo de um reencontro. Celebrado no mundo todo o Natal traz a tradição das luzes e enfeites que decoram a cidade, além de apresentações musicais que unem a população a tradição.”
A cidade de São Leopoldo receberá a decoração natalina e ficará em exposição de 01 de dezembro a 31 de dezembro 2021, toda a decoração a prefeitura se utilizara de recursos próprios.
A GENTE SE VÊ NO NATAL CONCERTO NATALINO DA CAMERATA PRESTO e MADRIGAL PRESTO, espetáculo que valoriza a produção local com artistas que vivem e trabalham na região. O Concerto de Natalino da Presto reunirá 45 artistas, entre músicos instrumentistas e cantores, interpretando obras clássicas do período natalino nacional e internacional.
O SAT fez 03 diligências que estão nos anexos.
3. Em conclusão, o projeto “Natal em São Leopoldo 2021” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 151.212,00 (cento e cinquenta e um mil e duzentos e doze reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 08 de dezembro de 2021.
Sandra H F Maciel
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 11 de dezembro de 2021.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim e José Airton Machado Ortiz.
Ausentes no Momento da Votação: Luciano Gomes Peixoto e Rafael Pavan dos Passos.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS