Processo nº 00133/2022
Parecer nº 158/2022 CEC/RS
O projeto “ENCONTRO FARROUPILHA 10ª EDIÇÃO 2022” é recomendado para avaliação coletiva.
1. O projeto passou pela análise técnica do Sistema Pró-Cultura e foi habilitado pela Secretaria, sendo encaminhado a este Conselho para análise e emissão de parecer. O produtor cultural é M. HORN E CIA LTDA, que mantém endereço na rua Rio Grande do Sul, no bairro Santa Clara, em Encantado. O projeto foi submetido na área de TRADIÇÃO E FOLCLORE, sem data fixa. O local de realização é o município de Encantado, no Parque João Batista Marquese.
Trata-se da parte artística cultural do 10° Encontro Farroupilha de Encantado-RS, previsto para acontecer em setembro de 2022. O evento conta com o apoio de 2 entidades tradicionalistas: CTG Giuseppe Garibaldi e GAN Anita Garibaldi, dessa maneira sendo possível resgatar e fortalecer os costumes através das apresentações artísticas e culturais, além de oficinas propostas pelas entidades durante o evento. A ação visa preservar a tradição, atraindo pessoas de todas as idades, crianças, jovens e adultos, incentivando o uso da indumentária gaúcha e diversos outros costumes.
Entre as metas estão incluídos diversos shows e apresentações. Entre eles GAN Anita Garibaldi, CTG Giuseppe Garibaldi, Tropeiros da Querência, Grupo Entrevero, Grupo vocal do Encontro Farroupilha, Fabio Quaraí e Grupo Abagualado, Elton Saldanha, Grupo Rodeio, João Luiz Corrêa, Joca Martins, Grupo Recanto do Costão, Roger Moares e Grupo Pátria Gaúcha, Grupo Som do Sul, Walter Moraes, Grupo Cordeona, Grupo DSanto Fole, Teatro Luz e cena, Shana Muller, além de palestra da Escola do Chimarrão.
Os valores totais habilitados pelo SAT somam R$ 355.400,00 (trezentos e cinqüenta e cinco mil e quatrocentos reais), integralmente solicitados ao Sistema.
É o relatório.
2. O Encontro Farroupilha de Encantado é uma proposta com destacado mérito, principalmente pelo fato de integrar artistas locais e regionais em um evento importante para a região, incluindo inúmeras ações de música, de dança e de teatro, reunidas através da organização de uma agenda densa e bem planejada.
A proposta está bem formatada e demonstra solidez nas ações previstas, acreditando na importância de ampla agenda como meio para se atingir um objetivo comum, assim estimulando o cidadão a se reconhecer como integrante de um contexto social, que passa a interagir através de atividades culturais, assim integrando-se ambiente de cidadania e de construção social na localidade.
Entre seus anexos se encontram termos de ciência, carta do patrocinador, releases, sinopses e demais documentos necessários a uma adequada análise.
O projeto reúne as condições necessárias de análise para se afirmar que a realização irá fomentar a cadeia produtiva cultural da região, bem como incentivar artistas locais, principalmente pela nítida vontade do proponente em integrar a comunidade em um espaço ampliado de cultura.
3. Em conclusão, o projeto “ENCONTRO FARROUPILHA 10ª EDIÇÃO 2022” é recomendado para avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 355.400,00 (trezentos e cinqüenta e cinco mil e quatrocentos reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 24 de abril de 2022
Vinicius Vieira de Souza
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 04 de maio de 2022.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Cristiano Laerton Goldschmidt, Elma Nunes Sant’Ana, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Maria Silveira Marques, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra e Michele Bicca Rolim.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: Bianka de Freitas Biedrzycka Maduell.
Abstenções: Rafael Pavan dos Passos e Aline Rosa.
Impedimentos: Léo Francisco Ribeiro de Souza.
Ausentes no Momento da Votação: Rodrigo Adonis Barbieri.
Em razão do Of. Nº 152/2022 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 05/05/2022 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,10 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS