Processo nº 00109/2022
Parecer nº 172/2022 CEC/RS
O projeto “FESTITÁLIA 2022 14ª EDIÇÃO” é recomendado para avaliação coletiva.
1. O projeto “FESTITÁLIA 2022 14 ª EDIÇÃO” , foi devidamente habilitado pela SEDAC-RS, sendo enquadrado na área de CULTURAS POPULARES, sob coordenação da STEFFEN PROJETOS E EVENTOS LTDA. O projeto não é vinculado à data fixa
Sobre o Projeto:
Consiste em realizar a FESTITÁLIA EDIÇÃO 2022, no município de Serafina Corrêa/RS. É um evento de fomento a cultura local e regional do Estado do Rio Grande do Sul, que promove o sentimento de identidade cultural. Sendo uma festividade que valoriza a história, a gastronomia, a produção artística, cultural e econômica, compondo uma Festa de importância regional. Com o intuito de integrar as linguagens artísticas da música e dança, de maneira a valorizar a história da herança italiana nessa região do estado, sem deixar de evidenciar a pluralidade que compõe a cultura sul riograndense. Contaremos com uma programação diversificada como a Apresentação bilíngue (Portugês/Talian) com Edgar Maróstica, Mestre da Cultura popular(MINC)2014; Apresentação musical de Thomas Machado; Apresentação musical - Luiza Barbosa, Apresentação musical - Jaime Pastre; Apresentação Coral Canarinhos; Show musical- Serginho Moá e banda; Show Banda - Acústicos e Valvulados; Show musical The Beatles no Acordeon e Apresentações Culturais locais, regionais, que ocorrerão na Praça central de Serafina Correa/RS, como bandas locais, CTG Galpão da Saudade, Festival de talentos talianos, unindo a arte e a cultura de forma múltipla e democrática e compartilhando de forma híbrida, com presença de público, de acordo com os protocolos de distanciamento, mas também no formato de Lives, ampliando exponencialmente seu alcance.
Objetivos a serem atingidos no projeto:
• Promover o interesse pela história local e regional do Rio Grande do Sul, • Incentivar as práticas culturais e artísticas; • Fortalecer o evento como referência no Estado; • Divulgar os costumes locais da cultura italiana e valorizar essa herança histórica para a formação da identidade regional; • Possibilitar a integração das artes, como canto coral, música instrumental e vocal, danças folclóricas italianas e gaúchas,
Receita originária da Prefeitura: 30.000,00 (trinta mil reais)
Valor Habilitado na LIC: 243.120,00 (duzentos e quarenta e três mil e cento e vinte reais)
Valor Total (Habilitado LIC + Receita Prefeitura): 273.120,00 (duzentos e setenta e três mil e cento e vinte reais)
É o relatório.
2. Com uma proposta de democratização do acesso, celebração da cultura local e um intercâmbio entre linguagens, valorizando todos os artistas envolvidos e apresentando uma organização interna coerente entre objetivos específicos e metodologia - o projeto assegura seu caráter meritório, dada a relevância de suas construção simbólica para a região. Tendo também clareza na descrição das funções de cada membro da equipe, juntamente com um considerável aporte da prefeitura, a proposta apresentada ao Conselho de Cultura estabelece sua dimensão poética pelas escolhas variadas na programação e no formato, contando ainda com um significativo equilíbrio financeiro.
3. Em conclusão, o projeto “FESTITÁLIA 2022 14ª EDIÇÃO” é recomendado para avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 243.120,00 (duzentos e quarenta e três mil e cento e vinte reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 04 de maio de 2022.
Nicolas Beidacki
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 10 de maio de 2022.
Presentes: 22 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Maria Silveira Marques, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra e Michele Bicca Rolim.
Abstenções: Bianka de Freitas Biedrzycka Maduell.
Em razão do Of. Nº 152/2022 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária dos dias 05/05/22, 07/06/22, 15/06/22 e 12/07/22 considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS