Processo nº 00676/2022
Parecer nº 608/2022 CEC/RS
Projeto “SOPRO DO SUL - 1ª EDIÇÃO - 2022”.
O projeto é relevante e oportuno por: propor na sua dimensão simbólica a realização de um documentário de longa-metragem que registrará o processo de criação artística, composição, gravação com orquestra, mixagem, masterização e finalização de um repertório de 10 músicas instrumentais autorais do compositor gaúcho Gilberto Salvagni, que trazem uma releitura da música regional rio-grandense com características intelectuais e virtuosas; na dimensão cidadã apresenta o compromisso de garantir os direitos à identidade e à diversidade cultural, o registro e a difusão do patrimônio gaúcho, à livre criação e a fruição dos produtos resultantes. Destaca-se ainda a preocupação com a acessibilidade trazendo na obra a legendagem e Libras, distribuindo a obra em canais digitais na internet de forma gratuita; em sua dimensão econômica os valores estão distribuídos de forma coerente, oportunizando renda aos profissionais das áreas do audiovisual e da música, colaborando com o desenvolvimento do setor da economia criativa e envolvendo diferentes municípios do Rio Grande do Sul;
O projeto demostra-se viável, apresenta Cartas de Intenção de Patrocínio com índice de 44,46% do valor propostos no projeto, recomenda-se que o projeto apresente cartas de no mínimo 50% para uma melhor avaliação no item viabilidade e também recomendamos, pela que apresenta de descrição do objeto, também insira na área do projeto a música, o que contribuiria para uma melhor pontuação em sua dimensão temática.
Em conclusão, o projeto “SOPRO DO SUL - 1ª EDIÇÃO - 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 420.900,00 (quatrocentos e vinte mil e novecentos reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 29 de setembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 05 de outubro de 2022.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristian Bernich, Luciana Thomé, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi e Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pela conselheira Luciana Thomé e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota final de 4,56 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 15/10/22 e 31/10/22 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS