Processo nº 00049/2022
Parecer nº 125/2022 CEC/RS
O projeto “LADDY DEE 1ª EDIÇÃO 2022” é recomendado para avaliação coletiva.
1. Introdução
O projeto passou pela análise técnica do sistema Pró-Cultura sendo encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor. O projeto concorre na área de MÚSICA e não está vinculado à data fixa.
A produtora cultural é Laddy Dee, CEPC: 9886, sediada no municio de PELOTAS, sendo a responsável legal, DAIANE VIEIRA MORAES. A contabilidade ficará sob a responsabilidade MATEUS MATTOS DA SILVA, CRC: 10122507.
Apresentação
Laddy Dee, mulher preta, com 40 anos de idade, moradora de Pelotas, iniciou sua trajetória no RAP nos anos 90, sendo, junto com Preta G e Juliana Moreira do DMIX Charme Rappers, uma das primeiras mulheres do RAP Pelotense. Compositora desde os 13 anos de idade, com 14 anos a artista começou a trabalhar como faxineira e vive deste trabalho até hoje. Em 2019 a artista ingressou no curso de Música - composição, na Universidade Federal de Pelotas. Em 2021 Laddy Dee conseguiu com recursos da lei Aldir Blanc, gravar seus 2 primeiros clipes, que em menos de 2 meses de lançamento, somaram mais de 5 mil visualizações.
Objetivos
Este projeto visa fortalecer a cena musical pelotense e dar visibilidade a história do RAP feminino na cidade, através da gravação de 20 músicas autorais, que serão divididas em 4 EPs; da produção de 4 videoclipes; dos lançamentos online de cada música; de uma turnê com pocketshows gratuitos em 5 espaços culturais independentes; e um minidocumentário de até 30 minutos que irá registrar a trajetória da Laddy durante o projeto.
O projeto contará com participações especiais de artistas do Rap local e terá duração de 12 meses. A turnê acontecerá em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. Contará com recursos de acessibilidade na produção das músicas e dos clipes, como tradução e interpretação em libras, audiodescrição, legenda e todos materiais visuais de divulgação contarão com a #descriçãodaimagem e contrastes e tamanhos de fontes adequados.
Justificativas
Em sua dimensão simbólica o projeto irá contribuir com o fortalecimento da cultura negra, do RAP, e da inclusão e visibilidade da mulher preta. Irá também contribuir para o resgate da história e trajetória do Rap feminino de Pelotas e do Rio Grande do Sul através da produção musical da artista.
Na dimensão econômica, a proposta além de potencializar a carreira da artista Laddy Dee, possibilitará a distribuição de recursos para diversos trabalhadores e trabalhadoras da cultura local e das cidades onde serão realizados (espaços independentes) os pocketshows.
No que refere-se a dimensão cidadã, as produções musicais da Laddy Dee, promovem reflexões sobre temas como racismo, machismo e LGBTFOBIA. Também pretende contribuir para a visibilidade da cultura periférica, para o empoderamento de outras artistas mulheres e meninas pretas, e para o acesso de todas as pessoas à cultura negra. Os ingressos para os pocketshows serão distribuídos gratuitamente por meio de plataforma online. As produções contarão com recursos de acessibilidade e serão distribuídas digitalmente nas principais plataformas. Haverá também recursos de acessibilidade, comi legendas, audiodescrição e interprete de Libras para os clipes, por fim a equipe do projeto é composta majoritariamente por pessoas LGBTQIA+ com a finalidade de garantir o direito à produção cultural de grupos marginalizados.
É o relatório.
2. A proposta em questão é bem apresentada e vem contribuir para diminuir uma lacuna nas representações, de gênero, étnicas e de manifestações artísticas da cultura popular. É um projeto plenamente justificado nas suas dimensões simbólicas, econômicas e cidadã. A sua execução reunirá diversos profissionais devidamente remunerados, com um bom equilíbrio na distribuição interna dos recursos investidos nos artistas, técnicos e infraestrutura. A metodologia é bem explicativa, possibilitando visualizar como serão alcançados os objetivos elencados.
As diligências do SAT foram respondidas a contento. Há cartas de anuência e currículos da equipe, portfólios dos artistas e das organizações prestadora de serviços, juntamente com carta de intenção de patrocínio da Natura.
3. Em conclusão, o projeto “LADDY DEE 1ª EDIÇÃO 2022” é recomendado para avaliação coletiva em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 74.250,00 (Setenta e quatro mil, duzentos e cinquenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 02 de abril de 2022.
Mario Augusto da Rosa Dutra
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 04 de abril de 2022.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Maria Silveira Marques, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim, Rafael Pavan dos Passos e Bianka de Freitas Biedrzycka Maduell.
Em razão do Of. Nº 152/2022 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 12/04/2022 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 4,45 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS