Processo nº 006/202
Parecer nº 063/2022 CEC/RS
O projeto "Programa Educativo do Iberê - 2022" é recomendado para financiamento público.
1 - O Programa Educativo do Iberê - 2022 trata de um projeto não vinculado à data fixa. Ele passou pela análise técnica do Sistema Pró-Cultura e foi habilitado pela Secretaria, sendo encaminhado a este Conselho para parecer. O produtor cultural é a Fundação Iberê Camargo, que prevê cronograma de 17 meses ao longo do desenvolvimento, em atividades a serem realizadas no município de Porto Alegre.
O referido Programa Educativo do Iberê traz uma “série de atividades educativas no formato híbrido através do núcleo de arte educação da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. As ações estão divididas em três eixos: 1) Eixo Mediação, com visitas guiadas e mediações virtuais aos espaços expositivos da Fundação, debatendo temas referentes aos recortes curatoriais em cartaz, além de abordar aspectos arquitetônicos do prédio que abriga a instituição; 2) Eixo Ações Expandidas: oficinas com temáticas diversas que visam o desenvolvimento da criatividade, a valorização dos fazeres artísticos e aproximação das artes com as crianças e suas famílias; e laboratórios online com proposições práticas e teóricas, nas quais os participantes serão convidados a experimentar o processo de criação de obras de arte e diálogos com os educadores da instituição e artistas convidados; 3) Eixo Formação: encontros híbridos entre curadores e artistas como público visitante, trazendo para o debate temáticas presentes nas exposições em cartaz propondo uma correlação coma arte-educação”.
2 - As metas incluem 60 visitas guiadas, 12 visitas gravadas, 3 visitas de encontros com artistas, 2 lives de formação de encontros com curadores, 10 lives de formação de encontros com educadores, 5 encontros com educadores de práticas presenciais, 20 oficinas artísticas presenciais, 5 lives de oficinas artísticas de ações expandidas, 5 encontros online de laboratórios, entre outras ações de conteúdo digital.
Os valores totais solicitados somam R$ 250.744,96 (duzentos e cinqüenta mil, setecentos e quarenta e quatro reais e noventa e seis centavos), integralmente solicitados ao Sistema Pró-cultura.
3 - É o relatório.
O projeto tem mérito, principalmente por estimular a formação no segmento de artes visuais e suas relações com outros setores. Ao observarmos a visível desproporção que existe atualmente no investimento de recursos públicos no referido segmento, e compararmos a outras áreas, percebemos a importância da proposta em tela, pois além da própria realização do projeto, com sua realização estarão sendo criadas as condições para a formação de novos públicos de maneira perene, promovendo novos desenvolvimentos em cadeia. Ao verificar tal discrepância recente entre os segmentos culturais, é necessário ressaltar que cabe ao Estado estimular a correção dessas desigualdades, buscando isonomia dos diferentes setores como forma de equilibrar as demandas em relação às distintas expressões culturais.
Além disso, importante mencionar que o projeto está bem estruturado, contendo informações detalhadas e suficientes para uma análise adequada. Os profissionais da ficha técnica possuem suficiente experiência na área. Nos anexos o proponente inseriu os principais currículos, cartas de anuências, proposta pedagógica, relatórios, certidões e demais documentos. Entre esses anexos se destacam os relatórios da Fundação Iberê Camargo, que atestam a plena capacidade e experiência da instituição no desenvolvimento de projetos dessa natureza, que promovem o fortalecimento das interfaces entre cultura e educação.
Diante do exposto, é possível afirmar que a completa realização do projeto irá ampliar e facilitar o acesso a exposições, este qualificado através dos elementos de arte-educação supracitados, que por sua vez estimulam o desenvolvimento da criatividade, a valorização dos fazeres artísticos e aproximação das artes com o público, mediante o fortalecimento dos diálogos entre os jovens, os educadores da instituição e os demais envolvidos. Nessa perspectiva, a realização desse conjunto de ações interdisciplinares proporcionarão a estudantes e educadores vivências de práticas culturais em toda sua diversidade, necessárias no atual contexto de fragilidade em que nos encontramos.
4 - Em conclusão, o projeto “Programa Educativo do Iberê - 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 250.744,96 (duzentos e cinqüenta mil, setecentos e quarenta e quatro reais e noventa e seis centavos) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 14 de fevereiro de 2022
Vinicius Vieira
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial. O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate. A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado. Sessão das 10h do dia 17 de fevereiro de 2022. Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Maria Silveira Marques, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim, Rafael Pavan dos Passos e Bianka de Freitas Biedrzycka Maduell. Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: Abstenções: Rodrigo Adonis Barbieri. Impedimentos: Ausentes no Momento da Votação:
Em razão do Of. No 030/2022 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 24/02/2021 e considerados prioritários. Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 4,40 pontos.
Bnehur Bortolotto Presidente do CEC/RS
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