Processo nº 00662/2021
Parecer nº 028/2022 CEC/RS
O projeto “REGALO QUERENCIANO 2022 - FESTIVAL ARTÍSTICO DO CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA DE ERECHIM 2ª EDIÇÃO 2022” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto em tela passou pela a análise da equipe técnica do PRÓ-CULTURA, verificada a adequação da proposta ao enquadramento previsto na Instrução Normativa SEDAC 05/2020, art. 3° Foi habilitado e encaminhado para avaliação e análise de mérito cultural do Conselho Estadual de Cultura em 12.01.2022.
Produtor Cultural: CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS SENTINELA DA QUERÊNCIA;
Período de Realização: Evento não vinculado à data fixa;
Área do Projeto: TRADIÇÃO E FOLCLORE;
Município – Local de realização - ERECHIM - Sede da entidade localizada na Rua Henrique Pedro Salomoni, 570 Polo de Cultura de Erechim - Rua Henrique Pedro Salomoni s/n;
Valor solicitado ao Financiamento Sistema LIC R$ 236.850,00;
Constam como equipe principal:
Andersson Wiest - Função: Diretor Geral – estará atuando de forma voluntária;
Jeferson Alex Furtado - Função: Coordenador Artístico e Coordenador da Comissão de Avaliação;
Ubiratan Gustavo Caldeira - Função: Coordenador Musical e de Palco – Palco Principal – Danças Tradicionais;
Andrei Falkoski - Função: Coordenador dos Palcos das modalidades individuais;
Objetivo Geral - O projeto “Regalo Querenciano 2022 - Festival Artístico do CTG Sentinela da 2 de 19 Querência de Erechim” pretende realizar um Festival Artístico na cidade de Erechim, nos dias 14 e 15 de maio de 2022, tendo como local o CTG Sentinela da Querência e o Polo de Cultura, com entrada franca para toda a comunidade e tendo como principal foco a valorização da cultura do Rio Grande do Sul, através das Danças Tradicionais, Declamação, Danças de Salão, Solista Vocal, Gaita e Chula.
É o relatório.
Dimensão simbólica: Os festivais artístico-culturais do Rio Grande do Sul são espaços de construção de conhecimento e culto às tradições formadoras do povo gaúcho, pois promovem o convívio das entidades tradicionalistas em torno de um mesmo tema, mobilizando crianças, adolescentes e adultos, promovendo momentos de troca de experiências e aprendizado. São espaços de valorização das manifestações folclóricas, através da poesia, da música, da dança, da indumentária e das pesquisas realizadas para a escolha dos temas das apresentações.
Dimensão cidadã: O Regalo Querenciano 2022 buscará oferecer uma programação cultural e infraestrutura adequadas para garantir a inclusão de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e sendo acessível a todas as pessoas, independente de classe social. O acesso a todas a atividades será gratuito, tanto para os grupos e artistas participantes, quanto para a comunidade que prestigiará o evento. Além do CTG foi incluída a estrutura do Polo de Cultura, um prédio localizado no terreno ao lado. Ambos os espaços irão oferecer excelente estrutura para todas as atividades que estão sendo propostas. Será feita ampla divulgação da gratuidade do acesso para que a comunidade prestigie as atividades. Serão adotadas todas as medidas preconizadas pelas autoridades para prevenção e controle da Covid-19
As inscrições para o Festival serão gratuitas e poderão participar entidades tradicionalistas devidamente registradas no MTG, com grupos e artistas individuais nas categorias pré-mirim, mirim, juvenil, adulta, veterana e xiru.
As inscrições iniciarão no dia 20/04/2022 e encerram dia 30/04/2022 e serão realizadas através de sistema/site do CTG ou por e-mail. A ordem de apresentação será conforme sorteio a ser realizado no dia 10/05/2022 e será transmitido ao vivo pela fanpage do Regalo Querenciano e canal no youtube. O Regalo Querenciano 2022 - Festival Artístico do CTG Sentinela da Querência de Erechim irá acontecer nos dias 14 e 15 de maio de 2022, tendo como local o CTG Sentinela da Querência e o Polo de Cultura.
Serão montados 05 espaços adaptados a necessidade de cada tipo de modalidade que serão chamados de Palcos e todos receberão apresentações concomitantes:
Palco Principal – CTG Sentinela da Querência Danças Tradicionais; PALCO 2 - Polo de Cultura – Declamação; PALCO 3 - Polo de Cultura - Danças Gaúchas de Salão; PALCO 4 - Polo de Cultura - Solista Vocal e Gaita Ponto e Piano; PALCO 5 - Polo de Cultura – Chula. Cada palco terá sua equipe de avaliadores e a comunidade poderá assistir a todas as apresentações com acesso gratuito. As premiações serão entregues em cada palco ao final das apresentações das respectivas modalidades.
*Nos anexos constam a prévia do regulamento, a prévia da programação, plano de impacto ambiental e acessibilidade.
3. O evento deverá seguir todas os protocolos Covid-19 para realizar as atividades propostas no projeto.
4. Em conclusão, o projeto “REGALO QUERENCIANO 2022 - FESTIVAL ARTÍSTICO DO CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA DE ERECHIM 2ª EDIÇÃO 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 236.850,00 (duzentos e trinta e seis mil oitocentos e cinquenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 20 de janeiro de 2022.
Sandra H F Maciel
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 21 de janeiro de 2022.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Daniela Giovana Corso, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza e Bianka de Freitas Biedrzycka Maduell.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: Luis Antônio Martins Pereira.
Abstenções: Alice Inês Lorenzi Urbim, Alexandre Silva Brito e Rafael Pavan dos Passo.
Impedimentos: Aline Rosa e Rodrigo Adonis Barbieri.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária dos dias 28/01/2022, 11/02/2022, 24/02/2022 e 15/03/2022 e considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS