Processo nº 00000/0000
Parecer nº 108/2022 CEC/RS
O projeto “Serenata Show – Especial de Páscoa” é recomendado para avaliação coletiva.
1. Produtor: Mayara Boeno Brum Mei
CEPC: 6825
Responsável Legal: Mayara Boeno Brum Mei
Função: Coordenação Geral e Produção Administrativa
Evento não vinculado a data fixa.
Área do Projeto: Música
Municípios
Rodeio Bonito - Pelas ruas da cidade,
Iraí - Pelas ruas da cidade,
Três Passos - Pelas ruas da cidade
Frederico Westphalen - Pelas ruas da cidade,
Tenente Portela - Pelas ruas da cidade
Equipe Principal:
Edgar Dreher Neto
Função: Secretário
Nova Produções e Eventos Eireli ME
Função: Captação de Recursos e Produção Executiva
Contador:
Organizações Contábeis Alto Uruguai CRC: 1569
Recursos solicitados ao Sistema LIC R$264.000,00
Recursos habilitados pelo Sistema LIC C$237.650,00
O projeto Serenata Show - Especial de Páscoa em sua documentação anexa atende os requisitos exigidos, currículos, anuências, contratos e comprovantes. Após análise do SAT sofrer glossa pontuais nos itens:
Alterações efetuadas nos valores propostos.
1. Produção/Execução; Valores Inabilitado
1.11 - Registro Fotográfico: 4.500,00 p/ 0,00 Atividade sobreposta à rubrica
1.13, visto que o projeto já prevê registro de imagens. Para comprovação junto à LIC utilizar frames dos vídeos ou link da transmissão. Valores Habilitados
1.27 - Camisetas: 1.050,00 p/ 700,00 Ajuste conforme escopo do projeto, considerando 20 camisetas.
1.9 - Maquiador: 7.500,00 p/ 3.500,00 Ajuste conforme escopo do projeto.
1.15 - Apresentador: 5.000,00 p/ 3.500,00 Ajuste conforme escopo do projeto
1.10 - Locação de Gerador 120kva: 16.000,00 p/ 10.000,00 Ajuste conforme escopo do projeto
1.2 - Telão de LED duas faces: 24.000,00 p/ 15.000,00 Ajuste conforme escopo do projeto.
2. Divulgação: Valores Habilitados
2.5 - Impulsionamento em redes sociais: 3.500,00 p/ 2.500,00 Ajuste conforme escopo do projeto.
Atendida as diligências e verificada a adequação da proposta ao enquadramento previsto na Instrução Normativa SEDAC 05/2020, art. 3º, pela equipe técnica do Pró-Cultura, o projeto é encaminhado ao CEC e distribuído a esta conselheira.
Este projeto realizará a primeira edição da celebração de Páscoa itinerante. O Grupo Serenata Show utilizará um caminhão para percorrer as ruas das cidades contempladas no projeto interpretando canções clássicas, juntamente com músicas autorais, acompanhados por um coelho, figura emblemática desta data. Serão cinco municípios no Estado do Rio Grande do Sul que terão uma noite especial para celebrar a Páscoa da janela de suas casas, ou de forma online, através de transmissões ao vivo, enquanto cantam e dançam com o Serenata Show – Especial de Páscoa.
Dimensão simbólica: linguagens e práticas artísticas, referências estéticas, originalidade, importância simbólica, identitária e de pertencimento para a cultura local. No mês de abril de 2020, o artista frederiquense Danilo André, compôs a música “Nosso Obrigado’, gravando-a com vários artistas do município, tendo grande repercussão nas rádios locais e clipe nas redes sociais, até mesmo em outros países como Argentina e Paraguai.
Assim, foram surgindo convites para homenagear os profissionais que atuam na área da saúde em vários municípios. Nasce a ideia de reunir alguns amigos e formar o grupo nominado SERENATA SHOW, composto por Danilo André Gregory, Evelyn Karoline Guth, Karine Braga Pereira, Ivan Chaves e Jean Lucas, artistas reconhecidos regionalmente por seus trabalhos na área musical.
Serenata Show- Especial de Páscoa, projeto ora relatado segue os moldes do evento “Especial de Natal” realizado pelo grupo em 2020. O show acontece em cima de um caminhão, pelas ruas das cidades, com duração de 2h, mantendo distanciamento entre os artistas e o público, frente à pandemia da Covid-19. Certamente, será um evento emocionante, com a participação expressiva do público nas varandas, sacadas, quintais, calçadas e ruas, para viver todos juntos, a magia da Páscoa. Nele é interpretado o clássico “Nosso Obrigado” e várias outras canções como, por exemplo: “Eu quero apenas”, “A paz”, “Acorda pra vida, Páscoa”, “Amar como Jesus amou”,” Conquistando o impossível”, “Um jovem galileu”, entre outras músicas autorais.
O projeto “Serenata Show” é formado por quatro cantores, um deles vestido de coelho da Páscoa, tendo como objetivo levar alegria e toda a fantasia que existe em volta desta data tão importante e comemorada, praticamente, no mundo todo. A principal característica do grupo é a interação com o púbico, em momentos de improviso, dentro de um espetáculo todo pensado no sentimento de união e confraternização que a data nos traz.
Dimensão cidadã: práticas de democratização do acesso, formação de plateia, medidas de acessibilidade, relação com a comunidade local.
O projeto percorrerá as ruas das cidades, de forma gratuita, com rota traçada juntamente com o município, sem distinção de bairros. A população terá acesso ao espetáculo de suas casas, seja assistindo o caminhão passando pelas ruas, ou através de seus celulares ou computadores, de forma online, através de transmissão ao vivo, desta forma não há restrições quanto a locomoção. O caminhão contará com telões de LED em suas laterais, reproduzindo as imagens captadas, auxiliando a visibilidade para pessoas idosas ou com dificuldades de visão. A sonorização é especializada e pensada para este tipo de atividade, desta forma, levando um som nítido e claro para as casas e também nas transmissões. O projeto beneficiará municípios longe dos grandes centros, descentralizando os recursos destinados à cultura, unindo comunidades e estreitando laços, mantendo viva essa tradição. O “Serenata Show – Especial de Páscoa”, além de interpretar as canções, possui uma performance artística com dança e interação, oferecendo um espetáculo artístico diferente do que a população tem acesso rotineiramente, formando plateia para outras possibilidades artísticas.
O projeto busca ainda aproximar o público e fomentar o gosto por atividades artísticas para que a comunidade não deixe de nutrir-se de elementos essenciais que propiciam a construção de subjetividades e o reforço de sua identidade. Assim sendo, esta proposta aquece a economia por meio da participação dos artistas, produtores, fornecedores e diversos setores que se alicerçam através do patrocínio de propostas culturais financiadas, estreitando ainda mais, a relação com as empresas locais e da região, incentivando novas propostas culturais e artísticas nos municípios envolvidos.
Objetivo: Geral Realizar show itinerante com o Grupo Serenata Show e o seu Especial de Páscoa
Objetivos Específicos: Oferecer Show Itinerante, respeitando medidas sanitárias seguras para a população.
Oferecer música coreografadas, com animações e interações com o público mantendo viva tradição cultural de celebração de Páscoa;
Contemplar municípios longe dos grandes centros;
Realizar transmissões simultâneas em redes sociais, atingindo uma grande quantidade de público;
Fomentar a economia criativa, empregando artistas, produtores e demais fornecedores envolvidos. Produção de cinco vídeo pílulas para divulgação do trabalho realizado
Metas Descrição da Meta Unidade de Medida Quantidade Transmissão simultânea das apresentações transmissão ao vivo 5 Produção Vídeo Pílulas vídeos 5
Serenata Show - Especial de Páscoa em Iraí uma apresentação;
Serenata Show - Especial de Páscoa em Rodeio Bonito uma apresentação;
Serenata Show - Especial de Páscoa em Três Passos uma apresentação;
Serenata Show - Especial de Páscoa em Tenente Portela apresentação 1
Serenata Show - Especial de Páscoa em Frederico Westphalen uma apresentação;
Metodologia
A produção do evento” Serenata Show -Especial de Páscoa” a ser realizado pelas ruas das cidades de Rodeio Bonito, Iraí, Três Passos, Frederico Westphalen e Tenente Portela visa promover cultura aos municípios distantes do grande centro do Estado, bem como valorizar artistas e demais cidadãos locais e regionais, imbuídos na missão de expandir as riquezas culturais e as festas populares. O evento será amplamente divulgado nas mídias escrita, impressa, radiofônica e virtual, contemplando os municípios citados no projeto, a região e o estado. Descentralizando os recursos destinados à cultura, unindo comunidades e estreitando laços afetivos e mantendo viva a tradição dos festejos sociais da Páscoa. Na programação haverá uma apresentação do show em cada cidade já citada no corpo do projeto. Previsão financeira ajustada conforme glosa do SAT.
Divulgação nos veículos de mídia escrita e falada e distribuição de material gráfico seguindo as necessidades de cada município, bem como a definição do itinerário a ser percorrido pelos os artistas. Contando ainda, com a realização de dos serviços do contador e comprovação da execução do evento, bem como os respectivos pagamentos.
Igualmente, é apresentado quadro demonstrativo de custos, dados da atividade, nome, CNPJ/CPF, valor unitário, valor total e fonte.
É o relatório.
2. Os municípios contemplados com o projeto são cidades distantes dos grandes centros culturais da capital do Estado, alguns com menos de dez mil habitantes. Não raro, tem-se notícias que nestes municípios ocorrem eventos culturais, tais como: rodeios e feiras.
Neste sentido, o Projeto “Serenata Show – Especial de Páscoa” propiciará a comunidade destas cidades o conhecimento, a apreciação, a participação e a interação com outros afazeres culturais promovendo a reunião, presencial ou virtual, de crianças, jovens e adultos compartilhando do mesmo espírito de fraternidade e de lazer.
O Projeto ”Serenata Show-Especial de Páscoa” apresenta-se muito bem estruturado, atendendo todas as exigências do SAT e deste pleno, no entanto, cabe a esta relatora solicitar que as eventuais contratações de artistas e técnicos profissionais sigam os termos da Lei Federal nº 6533/78 (Lei do Artista), do Decreto Federal nº 82385/78, que dispõe sobre as profissões de Artista e de Técnico em Espetáculos de Diversões e da Portaria nº 656/2018, do Ministério de Estado do Trabalho que aprova modelos de Contrato de Trabalho e de Nota Contratual para contratação de músicos, profissionais, artistas e técnicos de espetáculos de diversões.
Igualmente, deverá ser apresentado Alvará do Plano de Prevenção Contra Incêndio-PPCI, por parte do proponente, junto ao gestor do sistema, no momento da liberação dos recursos solicitado.
Necessário se faz o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção e transmissão da COVID 19.
3. Em conclusão, o projeto “Serenata Show – Especial de Páscoa” é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 237.650,00 (duzentos e trinta e sete mil seiscentos e reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 17 de março de 2022.
Maria Marques
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 21 de março de 2022.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza e Rafael Pavan dos Passos.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito.
Abstenções: Alice Inês Lorenzi Urbim, Aline Rosa, Rodrigo Adonis Barbieri, Michele Bicca Rolim e Bianka de Freitas Biedrzycka Maduell.
Em razão do Of. Nº 152/2022 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária dos dias 23/03/22, 12/04/2022, 20/04/22 e 05/05/22 considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS