Processo nº 00000/0000
Parecer nº 161/2022 CEC/RS
O projeto “NATAL BRILHA ERECHIM 1ª EDIÇÃO 2022” é recomendado para avaliação coletiva.
1. O projeto tem como produtor cultural Instituto Humaniza, CEPC 4744, cidade de Erechim, área de artes integradas.
O projeto Natal Brilha Erechim pretende realizar um mês intenso de atividades culturais, como mostras de danças, teatros, shows musicais e artísticos, valorizando a cultura regional ao mesmo tempo em que oportuniza a comunidade a ter acesso e a fruir produtos culturais de outras regiões do país. O projeto acontece de 20 de novembro a 20 de dezembro em praça pública, na cidade de Erechim.
Foi habilitado pelo SAT/SEDAC no valor R$ 245.010,00 (duzentos quarenta cinco mil e dez reais) solicitado integralmente ao Sistema Pró-cultura LIC/RS.
O projeto tem como principal objetivo “inserir a cultura e a arte nos eventos natalinos e estabelecer uma nova relação com o Natal, para além de apenas o Papai Noel, mas com a cultura brasileira através de músicas, danças, teatro e performances.”.
Na dimensão simbólica "o Natal, é uma data festiva de muita simbologia para a humanidade. Culturalmente falando, o Natal traz em si a saga de uma história que é representada de diferentes formas por diferentes povos, mas que ao mesmo tempo é representada com muita similaridade em filmes, musicais, peças de teatro. É uma data de muita simbologia. Em Erechim a data é marcada por muitas festividades, atividades artísticas e culturais.".
Com relação a dimensão econômica "é histórica a informação de que o Natal é a época do ano em que mais a economia gira tendo em vista tratar-se do final do ano, quando muitas pessoas recebem seus salários em dobro, mas também por ser uma data festiva marcada por festejos, presentes e visitas. E esse projeto tem o objetivo de fomentar ainda mais essa cultura, fazer girar a economia criativa, ampliar a receita dos artistas, do comércio, dos meios de produção, que por sua vez geram mais impostos, mais serviços públicos e todos ganham.".
Em sua dimensão cidadã "a participação aberta, livre e democrática a todas as ações, a possibilidade de levar produtos da economia criativa aos bairros, oferecer shows e espetáculos de forma gratuita e acessível a todos os públicos, faz com que toda população se sinta incluída.".
O setor de análise técnica SAT/SEDAC realizou diligência no projeto tendo todas as alterações realizadas pelo proponente sendo, portanto, o projeto habilitado e encaminhado para avaliação do Conselho Estadual de Cultura.
É o relatório.
2. São as metas do projeto a realização da seguinte programação:
26/11 - show com a Orquestra de Crianças e Adolescentes Lapidando Talentos;
27/11 - apresentação do Espetáculo de Natal com o grupo de bonecos “Os peraltas”;
02/12 - apresentação da Família Lima;
10/12 – duas apresentações da Banda de sopro infanto Juvenil Músicos do Contestado, de Caçador SC formada por crianças, com o maestro Marcos Paulo Arcari;
04,11,18/12 - apresentação do Espetáculo de Natal com o grupo de bonecos “Os peraltas”;
10/12 - apresentação do Show de Natal com o Padre Ezequiel Dal Pozzo;
18/12 - show com o Grupo performático de percussão brasileira Patubatê de Brasília, e oficina de música instrumental para as crianças à tarde;
O Grupo Aldeia Teatral fará a parada Natalina desfilando pela avenida com artistas, músicos, duendes e Papai Noel;
05 palestras/oficinas com duração de uma hora e quinze minutos cada uma, conforme plano pedagógico de instrução cultural disponível nos anexos do projeto;
01 palestra para o comércio local com o tema a cultura o comércio local e a geração de emprego e renda;
01 palestra para os artistas locais com o tema conceito de economia criativa, legalização de profissional através de MEI (Micro Empreendedor Individual) ou associação de vários artistas; - a Cultura e as possibilidades de geração de renda através da arte;
03 oficinas para alunos de escolas públicas - a importância da cultura como fonte de conhecimento e educação; a importância de preservar o patrimônio público.
As palestras serão ministradas por Magna Barp, mestrado na área das Ciências Humanas, foi professora em Cursos de teatro e Artes Cênicas na Universidade do Oeste de SC, é produtora Cultural há mais de 12 anos e escritora com 6 livros publicados, inscrita no Programa do Instituto Estadual do Livro (RS).
Nos anexos do projeto constam as cartas de anuência dos participantes do projeto.
Recomenda-se que o Proponente realize o projeto seguindo os decretos do Município e do Estado em prevenção a covid-19, que estarão vigentes no período da realização do evento e observando os protocolos necessários para evitar a propagação do vírus.
O projeto, mesmo sem promover inovações ao cenário cultural, possui mérito relevância e oportunidade ao realizar um evento com uma programação diversificada e totalmente gratuita. Outro ponto a destacar são as palestras destinadas aos comerciantes/empresários, aos artistas locais e aos alunos da rede pública com temas de grande relevância na cultura e educação.
3. Em conclusão, o projeto “NATAL BRILHA ERECHIM 1ª EDIÇÃO 2022” é recomendado para avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 245.010,00 (duzentos quarenta cinco mil e dez reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 25 de abril de 2022.
Aline Rosa
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 04 de maio de 2022.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Maria Silveira Marques, Nicolas Beidacki, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim, e Bianka de Freitas Biedrzycka Maduell.
Abstenções: Luis Antônio Martins Pereira, Rafael Pavan dos Passos, Alexandre Silva Brito e Luiz Carlos Sadowski da Silva.
Ausentes no Momento da Votação: José Francisco Alves de Almeida.
Em razão do Of. Nº 152/2022 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária dos dias 20/04/22, 05/05/22, 07/06/22 e 15/06/22 considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS