Processo nº 00064/2022
Parecer nº 109/2022 CEC/RS
O projeto “1º Circuito Cultural Humor e Música para Todos - 2022” é recomendado para avaliação coletiva.
1. O projeto passou pela análise técnica do SAT/SEDAC e foi habilitado, sendo encaminhado a este Conselho para análise e parecer. A proposta não é vinculada à data fixa, e foi encaminhada na área de culturas populares, com cronograma previsto de 8 meses. A realização tem previsão para os municípios de Teutônia, Santa Clara do Sul, Progresso, Marques de Souza, Barão, Lajeado, Salvador do Sul, São Pedro da Serra e Pouso Novo.
O projeto 1º Circuito Cultural Humor e Música para Todos - 2022 será gratuito para toda população, e tem a finalidade de proporcionar às comunidades desses municípios o acesso à cultura e ao entretenimento, através de intervenções artísticas e shows. Entre as metas se destacam os espetáculos com as orquestras municipais de Salvador do Sul, de Barão, de Santa Clara do Sul e de São Pedro da Serra, além de 10 Shows de humor com Paulinho Mixara, 3 espetáculos com a Orquestrinha de Travesseiro, 2 espetáculos com o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, 10 ações Teatrais Uma Visita Inesperada e 1 espetáculo com a Orquestra Jovem de Imigrante. Bem como a própria realização do 1º Circuito Cultural que dá titulo ao projeto, envolvendo também as suas respectivas transmissões nas redes sociais e no youtube.
Os valores totais somam R$ 361.200,00 (trezentos e sessenta e um mil e duzentos reais), integralmente solicitados ao presente Sistema.
É o relatório.
2. O projeto “1º Circuito Cultural Humor e Música para Todos - 2022” possui destacado mérito, principalmente por realizar ações artísticas e culturais em regiões periféricas no ambiente rural, integrando essas comunidades socialmente desfavorecidas mediante atividades culturais com viés nitidamente popular. Dessa forma se criam as condições para estimular a formação do cidadão, criando espaços sociais de trocas não formais e ambientes de convívio comunitário para que se possa estar em contato com a arte.
Os objetivos estão claros e coerentes com as metas da iniciativa proposta, que prevêem orquestras, shows diversos, espetáculos teatrais e outras ações de estimulo à participação de novas gerações e públicos diversos. Cabe ressaltar que suas ações possuem amplo retorno de interesse público, que se apresentam objetivamente ao analisar os campos das metas, objetivos e planilha de custos.
Com a completa realização da programação cultural, os municípios envolvidos irão ter a oportunidade de formar público apreciador das artes, além de gerar trabalho e renda para artistas e trabalhadores da cultura em tempos de retomada do setor, através da promoção de encontros socioculturais com foco na integração comunitária, criando inclusive material que servirá como registro, podendo ser acessado mesmo depois de sua realização.
A intenção do proponente em incentivar o turismo cultural regional e promover alternativas de renda para artistas e prestadores de serviço, bem como todo o envolvimento do comércio local, somados ao reconhecimento do papel das comunidades como protagonistas na contemporaneidade, são iniciativas que unidas contribuem para de fato deixar legado positivo às futuras gerações das cidades envolvidas.
3. Em conclusão, o projeto “1º Circuito Cultural Humor e Música para Todos - 2022” é recomendado para avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 361.200,00 (trezentos e sessenta e um mil e duzentos reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 20 de março de 2022
Vinicius Vieira de Souza
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 21 de março de 2022.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Maria Silveira Marques, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Michele Bicca Rolim, Rafael Pavan dos Passos e Bianka de Freitas Biedrzycka Maduell.
Em razão do Of. Nº 030/2022 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 23/03/2022 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,55 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS