Processo nº 00078/2022
Parecer nº 124/2022 CEC/RS
O projeto “CULTIVANDO A TRADIÇÃO - CTG GALPÃO CRIOULO” é recomendado para avaliação coletiva.
1. O projeto em pauta, após realizada a análise pela equipe técnica do Pró-Cultura RS e sendo atendidas as diligências solicitadas é considerado adequado quanto a sua proposta sendo recomendado para avaliação coletiva.
O projeto tem como produtor cultural CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS GALPÃO CRIOULO, por contador EMANUEL BORTOLINI, se classifica como TRADIÇÃO E FOLCLORE e não está vinculado à data fixa. O valor total solicitado ao sistema LIC é de R$ 215.188,80 (duzentos e quinze mil cento e oitenta e oito reais e oitenta centavos).
Os locais de realização deste projeto serão Aratiba, São Valentim, Erechim, Getúlio Vargas, Gaurama e Santa Cruz do Sul.
O projeto Cultivando a Tradição - CTG Galpão Crioulo – Edição 2022, tem como objetivo garantir o acesso da comunidade de Aratiba a oficinas culturais, através da dança, música e poesia, orientados por profissionais que vão qualificar e contribuir com o desenvolvimento humano, cultural e bem estar dos mesmos.
As macro-atividades do projeto serão realizadas conforme descrito a seguir:
Aulas de Danças Tradicionais: A dança, juntamente com a música, é uma das formas mais antigas de demonstração criativa e comunicação não verbal exercida pelo homem. Na atual conjuntura onde as artes e as ciências caminham para um espaço comum, a criatividade tornou-se fundamental para o desenvolvimento dos aspectos espaciais, temporais, corporais e relacionais. O objetivo será possibilitar aos alunos conhecerem a teoria e a prática das danças, em suas mais diversas formas de expressão dentro da tradição gaúcha.
Aulas de Coreografia: A coreografia é a arte da composição estética dos movimentos corporais, cuja origem se dá quando surge a necessidade de apresentar uma ideia ou sentimento a um público passando de ritualísticos para cênicos ou espetaculares. A arte de coreografar se desenvolveu, paralelamente com a arte teatral, quando vai deixando de ser um ato de catarse e de elo com o divino, para servir de diversão e propagação cultural.
Aulas com musical: A música fornece o pulso fundamental; o ritmo e a contagem indicam onde você deve estar em determinados momentos específicos. Quando melodia e harmonia combinam ritmo e contagem, a música oferece informações e orientações abundantes para o bailarino.
Neste projeto haverá, também, um forte trabalho de assessoria de imprensa, gerando a divulgação do projeto em redes sociais oficiais e site específicos, além de órgãos de comunicação. O programa Pró Cultura RS, sempre estará em destaque durante estas ações.
Buscando ampliar a qualificação e conhecimento adquirido ao longo das aulas dentro do Projeto, a Invernada Adulta do CTG Galpão Crioulo participará de eventos e realizará apresentações ao longo dos 9 (nove) meses de execução do projeto. Tais eventos e apresentações colocarão em prática o aprendizado adquirido durante o Projeto. O transporte para tais eventos, será realizado pela Prefeitura Municipal de Aratiba, como forma de apoio.
Para realização das aulas, uma estrutura mínima será providenciada, possibilitando o aprendizado dos alunos. A infra-estrutura do CTG Galpão Crioulo já existe, com prédio, incluindo pista de danças e espaço para aulas. Porém, o CTG precisa adquirir os seguintes equipamentos: caixas de som, cabos diversos e pedestal para as caixas de som, microfones sem fio e pedestais para microfones. Tais equipamentos serão adquiridos junto a empresas especializadas, conforme orçamentos em anexo. Considerando que estes são bens duráveis, já sugere-se a doação dos mesmos para o CTG Galpão Crioulo, ao final da execução do projeto, para que possam ser utilizados em suas atividades ou projetos futuros.
Será adquirida a pilcha (vestimenta), completa para cada aluno participante do projeto, conforme descrição e orçamento em anexo. Isso se faz necessário tendo em vista, o alto custo deste tipo de uniforme, uma vez também que a maioria dos alunos são de baixa renda e não conseguiriam por conta própria adquirir tais itens. As vestimentas são de uso obrigatório para as apresentações/eventos em que os alunos do projeto se farão presentes.
Os integrantes deste projeto realizarão uma contrapartida na forma de ação social, ao levar conhecimento sobre danças e manifestações culturais gaúchas, aos alunos das invernadas menores, categorias Dente de 6 de 11 Leite, Pré-Mirim, Mirim e Juvenil bem como aos alunos da Apae de Aratiba, com atividades lúdicas ao longo de toda a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. As oficinas serão feitas de forma voluntária pelos integrantes da Invernada Adulta.
É o relatório.
2. O projeto em análise é mais uma das tantas proposições de um grupo que tenta fazer cultura e se depara com as dificuldades inerentes para objetivar seus intentos. As ideias são boas e as iniciativas empolgam, mas a prática coloca obstáculos a serem superados.
A proposta Cultivando a Tradição Galpão Crioulo se resume em um grupo de jovens que pretende mostrar sua arte focada nas danças de invernas artísticas e tenta, através da LIC, uma forma de arrecadar valores para remunerar instrutores, adquirir indumentária, bem como apresentar os conhecimentos adquiridos por cidades da região.
Sabe-se que, nos tempos atuais, os centros de tradições cumprem uma função social muito importante. Encravados em suas comunidades são redutos que abrigam pessoas que, por vezes, encontram neste ambiente simples sua única forma de entretenimento.
Neste sentido o projeto em pauta visa integrar e promover acesso, sem distinção, a coletividade de Aratiba em torno desta ideia de criar, manter e fortalecer uma invernada de danças a pessoas que, talvez, sem este aporte, não teria condições de participar destas atividades. Rifas, almoços beneficentes, ajuda dos amigos, também são formas de arrecadações mas não suprem os objetivos propostos.
A proposição em pauta está bem arrazoada, com valores de custos condizentes com o mercado e oferece uma contrapartida de real valor social, ou seja, o repasse dos conhecimentos adquiridos a alunos da APAE da cidade sede do projeto.
3. Em conclusão, o projeto “CULTIVANDO A TRADIÇÃO - CTG GALPÃO CRIOULO” é recomendado para avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 215.188,80 (duzentos e quinze mil cento e oitenta e oito reais e oitenta centavos) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 31 de março de 2022.
Léo Francisco Ribeiro de Souza
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 04 de abril de 2022.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Maria Silveira Marques, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim e Bianka de Freitas Biedrzycka Maduell.
Abstenções: Rafael Pavan dos Passos.
Em razão do Of. Nº 152/2022 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 12/04/2022 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,77 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS