Processo nº 00096/2022
Parecer nº 176/2022 CEC/RS
O projeto “RS CINEMA - 2022” é recomendado para avaliação coletiva.
1. Identificação do Projeto
Titulo do projeto: “RS CINEMA - 2022”
Processo: 00096/2022
Período de Realização: Evento não vinculado à data fixa.
Local de Realização: PORTO ALEGRE - Cinemateca Capitólio - Centro Histórico
Área do Projeto: AUDIOVISUAL: Eventos de exibição
Produtor Cultural: FUNDAÇÃO CINEMA RS - FUNDACINE
CEPC: 1441
Responsável Legal: Luiz Alberto Rodrigues - Função: Diretor – Presidente.
Equipe Principal
Nome do profissional/empresa: Paola Correia Mallmann de Oliveira - Função: COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO;
Nome do profissional/empresa: Raquel Zepka - Função: ASSISTENTE DE PRODUÇÃO;
Nome do profissional/empresa: Leonardo Bonfim Pedroso - Função: Programador EFIC/Curadoria;
Nome do profissional/empresa: Leonardo Gonçalves Scott - Função: COORDENADOR DE CONTEÚDO;
Nome do profissional/empresa: Luciana Leão Moreira - Função: PRODUÇÃO LOGÍSTICA;
Nome do profissional/empresa: Bruna Paulin - Função: ASSESSORIA DE IMPRENSA;
Nome do profissional/empresa: Juliane Fossatti - Função: Produtora;
Contador: Luciane Marcon - CRC: 77371.
Outros Participantes:
Nome: Cinemateca Capitólio
Responsável Legal: Daniela Mazzilli
Função: Coordenação da Cinemateca Capitólio
Recursos próprios do proponente: não há
Receitas previstas com a comercialização de bens e serviços: não há
Patrocínios ou doações, sem incentivo fiscal: não há
Receitas originárias de Prefeituras: não há
Receitas originárias de Leis de Incentivo Federal: não há
Valor Proposto para a LIC: R$ R$ 349.500,00 (trezentos e quarenta e nove mil e quinhentos reais)
Valor Habilitado pelo SAT: : R$ 349.500,00 (trezentos e quarenta e nove mil e quinhentos reais)
Segundo o SAT, “Realizada a análise pela equipe técnica do PRÓ-CULTURA, foi verificada a adequação da proposta ao enquadramento previsto na Instrução Normativa SEDAC 05/2020, art. 3°. Diante das informações apresentadas e observado o enquadramento da proposta, o projeto cultural é habilitado e encaminhado para avaliação do Conselho Estadual de Cultura – CEC. O CEC avaliará os projetos habilitados, emitindo parecer sobre o mérito cultural e sobre o grau de prioridade, nos termos e prazos previstos no Decreto 55.448 de 19 de agosto de 2020 e nos artigos 14 e 15 da Instrução Normativa Sedac nº 05 de 02 de setembro de 2020.”.
É o relatório.
2. O projeto cultural na sua proposta diz que “O projeto RS CINEMA 2022 consiste na realização de dois grandes eventos focados no Mercado Audiovisual e tem como propósito maior contribuir para a retomada e fortalecimento da produção audiovisual do Rio Grande do Sul. O projeto será realizado ainda em 2022. Os eventos são: 1º Encontro dos Festivais Ibero-americanos de Cinema - EFIC: O evento busca ser um palco de formação, conexões, instrumentalização e negócios do segmento ibero-americano cinematográfico” e mais adiante continua e o ”VI Sul Audiovisual Market: É um tradicional evento do mercado audiovisual do RS. O evento propõe a realização de atividades painéis, workshops e reuniões individuais entre as produtoras de conteúdo audiovisual e os players como canais de televisão, plataformas de streaming e distribuidoras. É um evento de mercado que proporciona a aproximação de empresas produtoras audiovisuais de todas as regiões funcionais do RS com os principais canais e programadoras de tevê, plataformas de vídeo on demand, agentes, distribuidoras e exibidoras, potencializando acordos comerciais, trocas colaborativas e a internacionalização de nossos talentos criativos.” E mais adiante finaliza afirmando “O Sul Audiovisual Market já irá para a VI edição, e foi muito importante para a realizações de séries e filmes que já foram exibidos. Destaca-se que a última edição contou com representantes de mais 50 empresas gaúchas, as quais inscreveram 95 projetos para avaliação de 13 players convidados. Ao total, foram realizadas 136 rodadas de negócios que tiveram seus projetos audiovisuais selecionados pelos players presentes.”.
Em sua dimensão simbólica o proponente justifica que “Os festivais de cinema têm enorme importância simbólica, em especial no contexto Ibero-latino-americano. Em um mundo movido por imagens, a preservação, resguardo e promoção das respectivas identidades culturais plurais de cada país membro desta comunidade é o que aproxima os países e povos latino-americanos.” E segue adiante “E, neste sentido, o circuito de festivais que promovem os filmes e encontros audiovisuais entre produtores, realizadores e agentes culturais desses países, significa um compartilhamento vital de experiências e valores comuns a esta comunidade transnacional. Já no que diz respeito à continuidade do Sul Audiovisual Market, como uma programação especial dentro do evento geral “RS Cinema 2022”, a proposta é dar continuidade a um evento gerador e potencializador da produção de bens simbólicos que retratam a identidade cultural gaúcha e estimula a criatividade e viabilidade da produção audiovisual regional.”.
Em sua justificativa de sua dimensão econômica ressalta o proponente que “A contribuição do audiovisual para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, desde a criação artística até a preservação, a renovação e a difusão da história e da cultura brasileiras é fundamental, em sua dimensão econômica, para a geração e sustentabilidade de uma vasta cadeia produtiva, principalmente no tangente à geração trabalho e renda. O projeto em tela tem como uma de suas principais finalidades potencializar a capacidade competitiva e de mercado das empresas audiovisuais gaúchas, potencializando suas respectivas presenças em festivais nacionais e internacionais, qualificação e fomento de negócios no Brasil e no exterior.” E adiante continua “As atividades do RS Cinema 2022, contribuem com a economia da cultura do RS a partir da contratação de diversos profissionais vinculados diretamente às atividades de produção, fomenta a economia e negócios de diversos agentes e produtoras de conteúdo audiovisual, movimenta a economia de agências de viagens, hotéis, restaurantes, além de trazer ao centro da capital, uma grande visibilidade enquanto cede de eventos importantes do audiovisual e do cinema, local, nacional e internacional.”.
Em sua dimensão cidadã, o proponente aponta que “A promoção do acesso aos bens culturais aos mais diversos públicos será foco de todo o projeto, e a realização de atividades em formato híbrido, possibilita o livre acesso dos agentes e produtores das nove regiões funcionais do Estado, sem que necessitem disponibilizar recursos, já escassos, com custos de deslocamento, hospedagem e alimentação. A divulgação abrangente e a programação gratuita, sem custo com inscrições ou acesso, possibilita a participação no Encontro de Festivais Ibero-Americanos de Cinema - EFIC e no VI Sul Audiovisual Market - SAM tanto da classe artística quanto da sociedade em geral, de forma inclusiva e aberta. A Cinemateca Capitólio conta com acessibilidade física para pessoas com rampas de acesso para cadeirantes, cadeiras para obesos, equipamento cine assista (para reproduzir a acessibilidade quando já se encontra no material fílmico).O projeto também prevê um intérprete de libras para a abertura dos eventos, promovendo a acessibilidade também para a comunidade surda. A Cinemateca Capitólio já realizou diversas Mostras de Cinema com Acessibilidade através de equipamentos de audiodescrição e libras e é um dos espaços de cinema públicos do estado pioneiro no esforço de adotar práticas que contemplem PCD's.”.
3. Análise de Mérito
O futuro da indústria do entretenimento depende de habilidades, da formação de talentos criativos e da diversidade de vozes na região. Estamos testemunhando um novo boom do audiovisual na América Latina e no Caribe. Em termos econômicos, estima-se que só nos ultimos 2 anos foram investidos cerca de US$10 bilhões em produções audiovisuais, impulsionando a criação de mais de 1,8 milhão de empregos diretos e indiretos na América Latina. As oportunidades que este fenômeno representa vão além da economia, pois impactam nossa identidade cultural e abrem possibilidades de compartilhar nossas histórias com o resto do mundo. Além disso, surge uma importante questão: como impulsionar ainda mais o crescimento da indústria? A prioridade é sem dúvida investir no capital humano e na formação de habilidades na indústria criativa.
Dados recentes indicam, que na America Latina, não temos talentos com as capacidades técnicas necessárias para trabalhar nas novas produções. Duas grandes oportunidades se identificam para fomentar a formação de mais profissionais na indústria audiovisual e, assim, conseguir o crescimento da força de trabalho. A primeira é a criação de cursos, programas acadêmicos e opções de capacitação adequadas dentro da oferta das instituições de ensino. E a segunda é uma maior conexão entre os planos de estudo e a demanda do mercado.
A indústria audiovisual faz parte de uma aposta no desenvolvimento da região. Não é possível inovar, desenvolver novos setores e concorrer na economia global se mais da metade da população não concluiu o ensino médio ou se os jovens que conseguem concluir ou fazem sem as habilidades e competências que precisam para o século XXI.
As políticas e ações conjuntas do setor público e privado devem se concentrar não somente nos jovens que já fazem parte da força de trabalho como também naqueles que ainda estão por vir.
Devemos ressaltar que o projeto "RS Cinema 2022" tem uma grande importância na indústria da televisão e do cinema ao destacarmos seu impacto positivo também em outros setores, como infraestrutura, turismo e serviços. Assim o evento se alinha para um crescimento econômico sustentável e inclusivo, já que potencializa a criação de empregos qualificados e a recuperação econômica pós-pandemia por meio do fomento da economia digital e criativa.
O projeto “RS Cinema 2022” tem entre um dos seus méritos ao provocar uma reflexão sobre a necessidade de implementação de uma nova geração de políticas públicas, buscando um futuro ainda mais criativo, inclusivo e próspero para a indústria do entretenimento e possuindo muita relevância ao trazer o potencial de gerar envolvimento e mobilização social, buscando a integração, difusão e a sensibilização da cultura audiovisual entre os participantes.
4. Em conclusão, o projeto “RS CINEMA - 2022” é recomendado para avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 349.500,00 (trezentos e quarenta e nove mil e quinhentos reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 06 de maio de 2022.
Paulo Leônidas Fernandes de Barros
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 10 de maio de 2022.
Presentes: 22 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Maria Silveira Marques, José Francisco Alves de Almeida, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Michele Bicca Rolim e Bianka de Freitas Biedrzycka Maduell.
Ausentes no Momento da Votação: Nicolas Beidacki.
Em razão do Of. Nº 152/2022 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 07/06/2022 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,88 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
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