Processo nº 00593/2022
Parecer nº 471/2022 CEC/RS
Projeto “ARTES EM MOVIMENTO 2ª EDIÇÃO” .
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
4
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
1
Dimensão cidadã
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
Relevância
Oportunidade
Viabilidade
5
Nota de Prioridade
3,33
Com análise nas informações disponibilizadas pelo proponente, o projeto tem seus méritos, uma vez que oferece a oportunidade de artistas do município de Carazinho se apresentarem durante 10 dias de evento.
Projeto poderia ser beneficiado por outras fontes de investimento, além da Lei de Incentivo à Cultura. Projeto tem sua dimensão simbólica e cidadã. No entanto, recomenda-se um maior chamamento para as duas áreas menos beneficiadas (Dança e Literatura), o ajudaria a equalizar a situação. Além disso, poderia se pensar, para a próxima edição, que durante os 10 dias de programação sejam oferecidas oficinas, palestras e a utilização de outras ferramentas para atrair e fomentar o evento.
Recomenda-se ainda, observar valores pagos, desde a produção, pagamento de funcionários e cachês para os artistas (disparidade no pagamento de cachês). Sugestão: oferecer uma proposta de cachê aos artistas para equalizar essa disparidade.
Em conclusão, o projeto “ARTES EM MOVIMENTO 2ª EDIÇÃO” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 424.015,00 (quatrocentos e vinte e quatro mil e quinze reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 06 de setembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 08 de setembro de 2022.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristian Bernich, Luciana Thomé, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi e Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheira Luciana Thomé e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota final de 3,33 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Os projetos cuja nota for inferior à nota do último classificado na lista de espera, por não terem mais chances de serem priorizados, terão sua tramitação no conselho encerrada.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS