Processo nº 00207/2022
Parecer nº 210/2022 CEC/RS
O projeto “Parte Cultural da 32ª Semana Farroupilha de Muçum - 2022” é recomendado para avaliação coletiva.
1. Produtor Cultural: ETS Energia e Sonorizações Ltda ME
CEPC: 6199
Responsável Legal: Adriane Marchetti
Função: Proponente Coordenador
Evento não vinculado a data fixa.
Área do Projeto: Tradição e Folclore
Município – Muçum
Local de realização - Rua Coberta (Lonão da Praça) - Praça Cristóvão
Colombo e Praça da Matriz
Equipe Principal:
ETS Energia e Sonorizações Ltda ME
De Marco Organização de Eventos LTDA
Função: Captação de Recursos e Produção Geral
CNT Contabilidade
Contador CRC: 0054890
Outros Participantes
Nome: Município de Muçum
CNPJ: 88.224.712/0001-35
Responsável Legal: Mateus Giovanoni Trojan
Função: responsável pela construção e infraestrutura de todo o Acampamento Crioulo
Recursos da Prefeitura- R$16.000,00
Recursos solicitados a LIC- R$344.320,00
O projeto “Parte Cultural da 32ª Semana Farroupilha de Muçum-2022” após respostas as diligências efetuadas pelo sistema e por esta relatora, atendendo outros requisitos exigidos como currículos, anuências, contratos e comprovantes é habilitado nos termos da legislação vigente é encaminhado a esse conselho e distribuído a esta conselheira.
O projeto “Parte Cultural da 32ª Semana Farroupilha de Muçum-2022”, compõe o principal evento do município de Muçum que foi denominado, há anos atrás, como a capital regional do tradicionalismo é realizado entre os dias 09 e 20 de setembro de 2022, junto ao Acampamento Crioulo da cidade, em parceria do CTG Sentinela da Tradição e, sua relevância cultural provoca o engajamento de toda comunidade local, que a cada edição aumenta a participação e a frequência no evento.
Em que medida a proposta apresentada é importante para o Estado e que resultados concretos trará para a sociedade?
Dimensão simbólica: linguagens e práticas artísticas, referências estéticas, originalidade, importância simbólica, identitária e de pertencimento para a cultura local.
A 32ª Semana Farroupilha tem em sua parte cultural apresentação de talentos locais e regionais, dentre outras atividades, enaltecendo a cultura, folclore, costumes e valores da história do Rio Grande do Sul, agregando as diferentes manifestações e movimentos do tradicionalismo gaúcho, promovendo a diversidade e compartilhamento de saberes com pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias.
Dimensão econômica: aspectos relacionados à economia da cultura, geração de empregos e renda, fortalecimento da cadeia produtiva, formação de mercado para a cultura.
O projeto cultural da 32ª Semana Farroupilha de Muçum tem como característica ser grande incentivador de grupos e artistas locais e regionais, através da oportunidade de se apresentarem com equipamentos adequados, bem como receberem um valor de cachê justo e proporcional a seu tempo e serviço destinados para a música, espaço e divulgação de seus trabalhos.
Sendo assim, é um importante evento dentro da cadeia produtiva da cultura regional, estimulando novos talentos artísticos e fortalecendo, especialmente a cadeia produtiva cultural, fornecedores de serviços diversos, profissionais da área da música e da dança. Potencializa o comércio local através do grande consumo voltado ao Acampamento e do número significante de visitantes, que movimentam a economia da cultura, da arte e da música, e tudo que envolve esses segmentos, como lojas que vendem pilchas, materiais para as apresentações, farmácias, hotéis, restaurantes, supermercados, dentre muitos outros.
Dimensão cidadã: práticas de democratização do acesso, formação de plateia, medidas de acessibilidade, relação com a comunidade local.
A parte cultural tem a maioria sua população envolvida diretamente com os festejos, seja através da entidade tradicionalista do município CTG Sentinela da Tradição, das barracas típicas do Acampamento, ou da simples presença diária nas atrações culturais.
Além disso, é um evento de grande importância social e comunitária, uma vez que abrange pessoas de todos os públicos, todas as classes sociais e faixas etárias, à medida que possui toda sua programação com entrada gratuita, com repercussão significativa, atraindo pessoas não só de Muçum, mas também de diversos municípios vizinhos e de outras regiões próximas que se organizam para comparecer no Acampamento Crioulo e prestigiar a programação cultura.
Facilidade de acessibilidade no local, através de vaga de estacionamento para pessoas com necessidades especiais; banheiro químico adaptado para cadeirantes; rampas de acesso nas calçadas; e pavimentação asfáltica no espaço das ruas principais do evento sem obstáculos no trajeto de circulação.
Objetivo Geral
Realizar o projeto cultural da 32ª Semana Farroupilha de Muçum, entre os dias 10 a 20 de setembro de 2022, valorizando a arte, a cultura, o folclore, a tradição, os usos e costumes herdados de nossos antepassados, mantendo vivas as raízes da nossa história;
Objetivos Específicos
Inserir no espaço cultural a possibilidade de apresentação de crianças e jovens, bem como grupos de escolas e entidades, demonstrando seu trabalho voltado ao tradicionalismo em um palco com estrutura profissional.
Apresentação teatral de abertura, que já é um marco na programação do município, com a participação de atores locais que a cada ano trazem um período ou fato específico da Revolução Farroupilha para conhecimento da população.
- Espetáculos de grupos nativistas e tradicionalistas, valorizando a música, dança, indumentária e vocabulário gaúcho.
- Realização de oficinas de Dança de Salão e Nó de Lenço, voltadas as crianças e jovens.
Metodologia
A Parte Cultural da Semana Farroupilha de Muçum-2022, será realizada entre os dias 09 a 20 de setembro de 2022, em área pública na Rua Coberta (Lonão da Praça) - Praça Cristóvão Colombo e Praça da Matriz com apresentações práticas artístico-culturais de danças e músicas, participação de escolas, realização de oficinas, apresentação dos talentos locais e projetos culturais do município, momentos específicos voltados para a Terceira Idade; Escolas e Creches; a apresentação de projetos de arte e desenvolvimento cultural do CRAS; APAE do município de Encantado. Shows com Délcio Tavares e Trio, CIA de Artes Caripaiguarás, Grupo Cheiro de Galpão, Grupo Sistema Antigo, Grupo The Allpargatas, CTG Sentinela da Tradição, Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, Gaúcho da Fronteira, Os Fagundes, Grupo Quarteto Gaúcho, Thiago Reder e Grupo Silhueta Campeira, Grupo Biriva Tropeiro de Dois Mundos, CTG Última Tropeada, Teatro Tradicionalista com o Grupo Vivandeiros da Alegria, Os Monarcas, Tchê Garotos, Os Tropeiros e show com Chiquito e Bordoneio.
Transmissão da Parte Cultural da 32ª edição da Semana Farroupilha de Muçum ao vivo, pelo Facebook e divulgado por veículos de imprensa escrita, radiofônica e WEB, além de realizada a distribuição de material gráfico.
O projeto conta com a realização de todos os serviços do contador e comprovação de toda a execução do evento: documentação a ser enviada para órgãos públicos e realização do PPCI- Bombeiros, bem como os respectivos pagamentos. Apresenta carta de intensão de patrocínio, plano de comercialização, quadro demonstrativo de custos, dados da atividade, nome, CNPJ/CPF, valor unitário, valor total e fonte.
A Comissão Organizadora também assume a responsabilidade pela promoção da acessibilidade e segurança dos visitantes. Além do cumprimento da redução de impacto ambiental, com correta destinação dos resíduos, recuperação de eventuais danos a plantas e árvores. Estruturação do acampamento, serviços de sonorização e iluminação, espetáculos, atividades culturais previstas, serviço de cobertura fotográfica, e demais serviços previstos na planilha de produção/execução.
É o relatório.
2. Os Festejos Farroupilhas resgatam e louvam as façanhas, usos e costumes de nossos antepassados, em especial dos guerreiros farroupilhas, que representaram o Rio Grande do Sul, outrora República Rio-Grandense, perante a Revolução Farroupilha, desafiando as imposições e restrições do Império Brasileiro aos nossos fazendeiros e população.
Na cidade de Muçum, conhecida como Princesa das Pontes, pelo trecho da Ferrovia do Trigo com seus 21 túneis e 17 viadutos marcando o visual da entrada da cidade, as atividades da Semana Farroupilha de Muçum vem se destacado no cenário cultural da Região e Estado, por ter características ímpares, inserindo-se nesse contexto através da propagação da cultura gaúcha nas diversificadas manifestações, incluindo a música tradicionalista, nativista, campeira, a dança e a indumentária, além do resgate de histórias e trechos da Revolução Farroupilha praticados nos séculos passados, e que deram origem à formação cultural e à sociedade que temos hoje. A realização deste evento atrai milhares de pessoas, todos os anos, à cidade que possui cerca de cinco mil habitantes.
É satisfatório ver crescer, a cada ano, o envolvimento da comunidade local e regional com o evento, presente no crescente número de crianças e jovens. Este ano, prevê-se, entre os dez dias do evento, a circulação de mais de cinquenta mil pessoas, oriundas da região dos Vales do Rio Pardo e Taquari, Encosta Superior do Nordeste, Vale dos Vinhedos, Serra Gaúcha, e outras regiões próximas, e até mesmo visitantes de outros estados do Brasil.
O Projeto “Parte Cultural da 32ª Semana Farroupilha de Muçum” - 2022 apresenta-se muito bem estruturado, atendendo todas as exigências do SAT e deste pleno, no entanto, solicita-se que as eventuais contratações de artistas e técnicos profissionais sigam os termos da Lei Federal nº 6533/78 (Lei do Artista), do Decreto Federal nº 82385/78, que dispõe sobre as profissões de Artista e de Técnico em Espetáculos de Diversões e da Portaria nº 656/2018, do Ministério de Estado do Trabalho que aprova modelos de Contrato de Trabalho e de Nota Contratual para contratação de músicos, profissionais, artistas e técnicos de espetáculos de diversões. Deverá ser observado, se houver, as normas sanitárias, quanto a COVID 19- vigentes no Estado e no Município.
3. Em conclusão, o projeto “Parte Cultural da 32ª Semana Farroupilha de Muçum - 2022” é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 344.320,00 (duzentos quarenta e quatro mil trezentos e vinte reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 23 de maio de 2022.
Maria Marques
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 01 de junho de 2022.
Presentes: 22 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Michele Bicca Rolim e Bianka de Freitas Biedrzycka Maduell.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: Rafael Pavan dos Passos.
Abstenções: Rodrigo Adonis Barbieri.
Impedimentos: Léo Francisco Ribeiro de Souza.
Em razão do Of. Nº 152/2022 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária dos dias 07/06/22, 15/06/22, 12/07/22 e 20/07/22 considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS