Processo nº 00190/2022
Parecer nº 214/2022 CEC/RS
O projeto “IDENTIDADE GAÚCHA 2ª EDIÇÃO” é recomendado para avaliação coletiva.
1. O projeto em pauta, após realizada a análise pela equipe técnica do Pró-Cultura RS, e sendo atendidas as diligências solicitadas, é considerado adequado quanto a sua proposta sendo recomendado para avaliação coletiva.
O projeto tem como produtor cultural LUCANO CULTURA E MARKETING EIRELI, por contador Edison Kamphorst, e é classificado como TRADIÇÃO E FOLCLORE, não está vinculado à data fixa. O valor total solicitado ao sistema LIC é de R$ 265.000,00 (Duzentos e sessenta e cinco mil reais).
O projeto Identidade Gaúcha em sua segunda edição propõe a realização de eventos culturais gaúchos abertos ao público nos municípios de Horizontina e Porto Alegre. O evento de Porto Alegre será realizado no Mercado Público e receberá 6 oficinas culturais e 9 apresentações dos seguintes artistas: Thiago Reder e Grupo Silhueta Campeira; Quarteto Coração de Potro; e Augusto Camargo & Bruna Scopel. O evento de Horizontina será realizado no CTG Carreteiros de Horizonte e receberá apresentações dos seguintes grupos e artistas: Thomas Machado; Grupo Monte Carlo; Renan e Grupo Ronda Gaúcha; Darlan Ortaça; Grupo Heimatland. O evento ocorrerá ao longo de 2 dias em cada município, totalizando 4 dias. Todo o conteúdo produzido será gravado e disponibilizado em ambiente virtual de forma aberta e gratuita, sendo divulgado amplamente na internet e em rádio regional. As apresentações musicais serão transmitidas ao vivo em redes sociais.
Após quase dois anos de pandemia e distanciamento, suspensão de eventos presenciais e sufocamento das atividades econômicas relacionadas à cultura, objetivamos a reinserção dos profissionais da cultura aquecendo o setor e facilitando o recomeço destas atividades que se encontravam estagnadas por causa da pandemia.
Acreditamos que o presente projeto trará oportunidades de acesso à cultura e arte significativas para as populações de Horizontina e Porto Alegre, bem como na região próxima. As apresentações do projeto serão amplamente divulgadas em mídia regional e internet, e as apresentações serão realizadas em consonância com as normativas dos decretos de segurança referentes a COVID-19. O proponente trabalhará em conjunto com as prefeituras locais para garantir a segurança sanitária durante a realização do evento, e serão implementados quaisquer requerimentos previstos pela legislação referentes ao controle de entrada. Para possibilitar o acesso seguro ao projeto mesmo aos cidadãos que preferirem permanecer em casa ou se encontrarem impossibilitados de participar dos eventos presenciais, o projeto também contará com a filmagem e transmissão em redes sociais.
É o relatório.
2. O projeto proposto é composto desta dualidade a que estamos acostumados nas solicitações de valores a LIC, ou seja, a de apresentações musicais acompanhadas de oficinas, com divulgação nas redes sociais. Na proposição está embutida a oportunidade de trabalho para artistas, técnicos, produtores e fazedores de cultura. Da mesma forma, estimula processos criativos e inovadores para conectar as pessoas neste processo de retomada das atividades após o período de isolamento. Disponibiliza conteúdos culturais relevantes para a reflexão social sendo portador de importante mérito cultural e atendendo as dimensões simbólicas e cidadãs.
Aas apresentações musicais são de gêneros variados abrangendo a um público amplo. As oficinas, se reportam a segmentos como a dança, pintura, artesanato e gastronomia. Há uma distribuição equânime de valores tanto para a seara artística quanto ao que se refere a organização do evento.
O proponente explana razoavelmente suas motivações e objetivos e apresenta uma metodologia apropriada para os moldes a que se propõe além de produzir e salvaguardar bens culturais.
3. Em conclusão, o projeto “IDENTIDADE GAÚCHA 2ª EDIÇÃO” é recomendado para avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 265.000,00 (Duzentos e sessenta e cinco mil reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 25 de maio de 2022.
Léo Francisco Ribeiro de Souza
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 01 de junho de 2022.
Presentes: 22 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Maria Silveira Marques, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Michele Bicca Rolim, Rafael Pavan dos Passos
Abstenções: Rodrigo Adonis Barbieri e Bianka de Freitas Biedrzycka Maduell.
Ausentes no Momento da Votação: Paulo Leônidas Fernandes de Barros e Luciano Gomes Peixoto.
Em razão do Of. Nº 152/2022 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 20/07/2022 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,86 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS