Processo nº 00202/2022
Parecer nº 270/2022 CEC/RS
Projeto “Cine no Cais - 2022” .
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
4
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
1
Dimensão cidadã
5
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
Relevância
Oportunidade
Viabilidade
Nota de Prioridade
3,39
Projeto bem caracterizado em sua dimensão simbólica mesmo que suas características não apresentem aspectos significativos na originalidade e inovação. Sem dúvida, o mérito deste projeto cultural é o estímulo a fruição audiovisual em espaço público e com ampla acessibilidade a população. O projeto estimula o fortalecimento da cadeia produtiva do Cinema e do Audiovisual, realizando uma série de ações sistêmicas e articuladas que visam a ampla difusão dos conteúdos audiovisuais visando o acesso e a fruição da produção independente. Na dimensão cidadã, a pluralidade é ofertada pela característica das suas atividades, mas recomendamos na sua proposta medidas mais específicas de inclusão e democratização do acesso. Recomendamos a importância de constar a concordância do gestor público dos(s) espaço(s) onde será executados os eventos planejados e da anuência no calendário da programação de uso de um lugar bastante cobiçado para atividades abertas e desta forma para que os objetivos sejam contemplados e a metodologia do projeto e suas metas estabelecidas tenham sua execução plena. A não existência de Carta(s) de Patrocínio(s) e investimento local fragilizam o potencial de realização do projeto cultural.
Em conclusão, o projeto “Cine no Cais - 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 338.124,00 (trezentos e trinta e oito mil e cento e vinte e quatro reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 16 de agosto de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 25 de agosto de 2022.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristiano Laerton Goldschmidt, Nicolas Beidacki, Paulo Leônidas Fernandes de Barros e Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas e teve, como secretário Vitor Mesquita.
O projeto obteve a nota final de 3,39 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Os projetos cuja nota for inferior à nota do último classificado na lista de espera, por não terem mais chances de serem priorizados, terão sua tramitação no conselho encerrada.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS