Processo nº 00183/2022
Parecer nº 204/2022 CEC/RS
O projeto “Semana Farroupilha 2022” é recomendado para avaliação coletiva.
1. O projeto passou pela análise técnica do sistema Pró-Cultura e foi habilitado pela Secretaria, sendo encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor. O produtor cultural é OBIXO PRODUÇÃO CULTURAL, CEPC 4721, endereçado na RUA TIRADENTES, 607, Bairro Marquesin, SANANDUVA - RS. O projeto não está vinculado à data fixa, no entanto, está restrito ao mês de setembro conforme a tradição desse tipo de evento. Concorre na área de MÚSICA. Apresenta como responsável DANIELA TARTARI BRUSCO na função de Coordenação Administrativo Financeira do Projeto. Consta ainda na ficha técnica MARTA MARCHEZIN com a função de Produção Executiva. A Prefeitura Municipal de Sananduva presta apoio com cedência gratuita de local para realização dos eventos, bem como, com financiamento de algumas atrações. A contabilidade fica a cargo de Roberto Carlos Pelisser.
O projeto Semana Farroupilha 2022, tem por objetivo financiar a parte cultural das celebrações farroupilhas no município de Sananduva. Em parceria com a prefeitura o projeto pretende realizar ao longo de dois dias uma extensa programação cultural que envolve apresentações musicais, concursos de poesia, culinária campeira e canto vocal. Com destaque entre as atrações musicais estão os shows de Cezar Oliveira e Rogério Melo, bem como, Elton Saldanha.
De modo objetivo as metas do projeto são:
- 1 Apresentação Cezar Oliveira e Rogério Melo;
- 1 Apresentação Elton Saldanha;
- 1 Show Grupo Chapéu de Aba Larga;
- 1 Show Grupo Gauderiaço;
- 1 Show com Grupo Acordes Gauchos;
- 1 Show Grupo Celebrai Tche;
- 1 Show com Índio e Gracio Pessoa;
- 1 Apresentação do Grupo Sinuelo Pampeano;
- 1 Concurso de poesia;
- O 3º Concurso de Culinária Campeira;
- Corticeira da Canção: concurso de intérprete Vocal.
Para a produção de todas as metas culturais o proponente estima o total de R$ 187.710,00 (Cento e oitenta e sete mil setecentos e dez reais), deste montante 97.500,00 (noventa e sete mil e quinhentos reais) são financiados pela prefeitura de Sananduva, 13.500,00 (treze mil e quinhentos reais) tem origem em recursos do próprio proponente e somente 76.710,00 (setenta e sei mil setecentos e dez reais) são solicitados ao sistema LIC-RS.
É o relatório.
2. Nos aspectos formais, a estrutura do evento não traz novidades no que se referem às demais Semanas Farroupilhas realizadas, no mesmo período, em outros Munícios do Rio Grande do Sul. Ou seja, trata-se de um evento que visa a unir a comunidade através de um clima de respeito às raízes culturais do campo, com uso da indumentária tradicionalista gaúcha, valorização da culinária e outras práticas culturais específicas. Apesar das contradições históricas no que se refere à revolta Farroupilha, é inegável que esse episódio faz parte da cultura Rio-Grandense de modo consolidado e constitui a base da identidade cultural de parte significativa da população do Estado. O financiamento de mais da metade do projeto por parte da Prefeitura Municipal, evidencia a importância destes festejos para a comunidade do município.
3. Em conclusão, o projeto “Semana Farroupilha 2022 é recomendado para avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 76.710,00 (setenta e sei mil setecentos e dez reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 17 de maio de 2022.
Lucas Frota Strey
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 01 de junho de 2022.
Presentes: 22 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Maria Silveira Marques, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Michele Bicca Rolim, e Bianka de Freitas Biedrzycka Maduell.
Abstenções: Rafael Pavan dos Passos.
Impedimentos: Léo Francisco Ribeiro de Souza.
Ausentes no Momento da Votação: Luciano Gomes Peixoto.
Em razão do Of. Nº 152/2022 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 07/06/2022 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,79 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS