Processo nº 00577/202
Parecer nº 488/2022 CEC/RS
Projeto “OS CARRETEIROS CULTURA E TRADIÇÃO - 1ª EDIÇÃO - 2022” .
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
4
3
Conceituação temática (Levar para escolas públicas palestras que fala sobre a cultura tradicionalista gaúcha. Será oferecido um curso dentro de um CTG aos Domingos de tarde e as segundas-feiras a noite)
2
Originalidade e inovação estética (Sem muitas novidades)
1
Dimensão cidadã
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade (Levar o conhecimento teórico aos alunos das escolas públicas)
Dimensão econômica
Distribuição dos valores (Lamenta-se o excesso de gastos previstos com divulgação. Se acontecerá dentro de um CTG a comunidade ficará sabendo. Discrepância de pagamentos em relação as tarefas. Louvável pela qualidade, mas pequeno na quantidade. Apesar dos excessos, 97 mil reais vão ser pagos aos professores;)
Investimento local / próprio (Não existe da parte da prefeitura)
Relevância (É Grande para esta comunidade, mas essa barreira entre os alunos da escola públicas que só poderão frequenta ao domingo a tarde, uma vez que segunda-feira a noite restringe o acesso dessa faixa etária acaba fragilizando o projeto.)
Oportunidade (Dentro do panorama da cultura gaúcha há um certo freio em querer guardar pra si o seu saber. Não me senti a vontade pra dar uma nota maior, não me parece oportuno patrocinar com a LIC um projeto dessa natureza)
Viabilidade (Sem a LIC não existirá, não houve capacidade administrativa de se conseguir as outras possibilidades de pagamento)
5
Nota de Prioridade
3,22
Lamenta-se a ausência de carta de recomendação do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Caxias do Sul, como também a ausência de carta de anuência de patrocinadores e de investimentos próprios do município. Lamenta-se também o excesso de gastos previstos com as atividades relacionadas à divulgação. Entende-se um CTG como o segundo lar no qual o coração dos gaúchos tradicionalistas mora. Essa espetacularização do projeto cultural o despe de seu aspecto artesanal e profundo. Louva-se a trajetória profissional da coordenadora do projeto e dos professores e Oficineiros envolvidos.
Em conclusão, o projeto “OS CARRETEIROS CULTURA E TRADIÇÃO - 1ª EDIÇÃO - 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 147.770,50 (cento e quarenta e sete mil, setecentos e setenta reais e cinquenta centavos) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 13 de setembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 14 de setembro de 2022.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Geziel da Silva de Souza, Neimar Pires Rodrigues, Plínio José Borges Mósca, Renata Gastal Porto. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto obteve a nota final de 3,22 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Os projetos cuja nota for inferior à nota do último classificado na lista de espera, por não terem mais chances de serem priorizados, terão sua tramitação no conselho encerrada.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS