Processo nº 00206/2022
Parecer nº 221/2022 CEC/RS
O projeto “EM BUSCA DE SENTIDO 1ª EDIÇÃO” é recomendado para avaliação coletiva.
1. O projeto “EM BUSCA DE SENTIDO 1 ª EDIÇÃO” PROCESSO: 00206/2022 passou pela análise da equipe técnica do PRÓ-CULTURA. Foi verificada a adequação da proposta ao enquadramento previsto na Instrução Normativa SEDAC 05/2020, art. 3° e posteriormente encaminhado ao CEC-RS e para esta conselheira 26 de abril de 2022.
O produtor cultural e responsável legal do projeto é Flavio Antunes Maciel Aquino- CEPC: 10861, sediado em PORTO ALEGRE.
Compõe a equipe principal do projeto:
Paulo Roberto Farias (MEI) - Função: Ator;
Rossendo Rodrigues - Função: Ator;
Vinicius Amorim da Silva - Função: Produtor;
Flavio Antunes Maciel Aquino - Função: Gerenciamento de projeto e Direção do espetáculo;
Brondani Planejamento Cultural - Função: Coordenação administrativa;
Maicon Haag - Função: Contador.
Apresentação
A Área do Projeto é ARTES CÊNICAS: teatro.
O projeto é a circulação do espetáculo Em Busca de Sentido, baseado no livro de Viktor Frankl, que foi escrito em 1946. Nele o autor tece reflexões existencialistas sobre a vida e seus desafios. A proposta envolve dez apresentações gratuitas destinadas aos alunos do Ensino Médio, estudantes da rede pública, nas cidades de Porto Alegre, São Leopoldo, Canoas e Novo Hamburgo.
Em sua dimensão simbólica, o projeto, contribui para o desenvolvimento cultural, pedagógico e cidadã de jovens estudantes.
Quanto à dimensão econômica, haverá contratação de artistas, técnicos, produtores e diversos profissionais da economia criativa, fomentando o segmento econômico das artes cênicas.
Já na dimensão cidadã, o presente projeto promove o acesso de adolescentes para as artes, formando plateias e também incentivando o diálogo e o pensamento sobre questões emocionais e subjetivas para jovens.
__Valor Total
R$ 75.975,00 [Setenta e Cinco Mil e Novecentos e Setenta e Cinco Reais] totalmente solicitados ao Sistema Pró-Cultura LIC RS.
É o relatório.
2. A sinopse do espetáculo informa que o livro Em busca de Sentido, escrito em 1946, retrata as experiências do escritor e psiquiatra Viktor Frankl como detento de um campo de concentração na Alemanha nazista e descreve seu método psicoterapêutico para encontrar uma razão para viver. A narrativa tece reflexões existencialistas sobre a vida e seus desafios, através de histórias e memórias verídicas vividas pelo sobrevivente dos campos de concentração nazista. A essência da obra coloca em discussão o diálogo com as adversidades que se apresentam ao ser, a aceitação das responsabilidades que cada um deve assumir perante o seu existir e a notável busca de sentido para seguir em frente.
Também vale destacar a qualidade técnica do elenco.
Rossendo Rodrigues é ator, performer e produtor cultural. Possui mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bacharelado em Teatro com ênfase em Interpretação Teatral na mesma universidade. Criador e coordenador do projeto Ecopoética: Arte e Sustentabilidade em Intervenções Urbanas. Em 2016, o projeto foi contemplado com o Prêmio Boas Ideias de Sustentabilidade, promovido pelo Instituto Gaia e pela Virada Sustentável POA. Em 2017, dirigiu o espetáculo ILHA, dentro do projeto Ecopoética e com financiamento do FUMPROARTE. No mesmo ano realizou a performance urbana DILÚVIO MA em 16 estados brasileiros, através do circuito Palco Giratório SESC Brasil. Integrante da ATO Cia Cênica, já colaborou em diferentes núcleos de criação artística e projetos em arte e educação, tendo recebido o Prêmio Açorianos de Melhor Ator em 2013 pelo espetáculo Natalício Cavalo, da Cia Rústica de Teatro.
Paulo Roberto Farias é ator e escritor. Bacharel em Teatro e mestre em Artes Cênicas pela UFRGS. Integra os grupos Oigalê e ATO Cia. Cênica, tendo recebido o Prêmio Açorianos 2012 de melhor ator coadjuvante pelo espetáculo O Feio. Seu livro de estreia, a novela A tessitura da noite (Multifoco, 2013), foi indicado ao Prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores na categoria narrativa longa.
O projeto vai ao encontro da LEI Nº 14.778 DE 04 DE DEZEMBRO DE 2015, que institui o Plano Estadual de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Como podemos verificar no Art. 3o que destaca os objetivos do Plano Estadual de Cultura nos seguintes incisos:
IV - valorizar e difundir as criações artísticas e bens culturais;
VI - universalizar o acesso à arte e à cultura;
VII - estimular a presença da arte e da cultura no ambiente educacional;
VIII - estimular o pensamento crítico e reflexivo em torno dos valores simbólicos;
3. Em conclusão, o projeto “EM BUSCA DE SENTIDO 1ª EDIÇÃO” é recomendado para avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 75.975,00 (Setenta e Cinco Mil e Novecentos e Setenta e Cinco Reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 30 de maio de 2022.
Michele Bicca Rolim
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 01 de junho de 2022.
Presentes: 22 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Maria Silveira Marques, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra e Rafael Pavan dos Passos.
Abstenções: Léo Francisco Ribeiro de Souza.
Ausentes no Momento da Votação: Bianka de Freitas Biedrzycka Maduell.
Em razão do Of. Nº 152/2022 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 15/06/2022 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,62 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS