Processo nº 00215/2022
Parecer nº 185/2022 CEC/RS
O projeto “PLANALTINOS- CTG GALPÃO CAMPEIRO 2022” é recomendado para avaliação coletiva.
1. O projeto – “PLANALTINOS- CTG GALPÂO CAMPEIRO 2022”, foi cadastrado em 09/05/2022 e habilitado e recomendado para financiamento pela LIC-RS. pelo SAT/SEDAC, sendo encaminhado para avaliação em 03/05/2022.
Produtor: GALPÃO CAMPEIRO CEPC: 4715
Período de Realização: Evento não vinculado a data fixa.
Área do projeto: ARTES CÊNICAS: dança.
Município – Erechim/RS
Constam no projeto:
João Lucas Bica Pavlak - JLC Produções Musicais - Função: Criação das músicas de entrada e saída e Coordenador/Músico do Grupo Vocal.
Rodrigo Gil - Função: Instrutor danças tradicionais
GILMAR CAETANO ROCHA - Função: Coreógrafo - criação das coreografias de entrada e saída.
Tainete Farina - Função: Assessoria Administrativo/Financeira e Prestação de Contas.
LORIEN MARIA BASSO DE MOURA – Contador.
Valor solicitado do projeto: R$179.497,00
É o relatório.
2. O projeto “Planaltinos - CTG Galpão Campeiro 2022” visa promover a manutenção e qualificação da Invernada Adulta do CTG Galpão Campeiro da cidade de Erechim RS, que atualmente conta com 32 dançarinos, sendo 16 prendas e 16 peões.
Para isso pretende-se contratar uma equipe de profissionais que possam desenvolver um trabalho continuo e integrado para proporcionar o crescimento técnico e artístico do grupo. As ações propostas envolvem a contratação de coreógrafo, instrutor de danças, grupo vocal, além de aquisição de figurino.
O CTG já teve três projetos de manutenção financiados pelo Pro-Cultura RS, nos anos de 2015, 2016, 2019.
A pandemia interrompeu por um longo período as atividades do CTG, que enfrentou um dos maiores desafios de sua história, pois com o isolamento social e cancelamento das atividades, veio também a perda de sócios e a redução drástica da arrecadação de recursos obtidos com os eventos promovidos e que eram utilizados para manutenção das ações culturais da entidade.
Assim, este projeto torna-se de grande importância para auxiliar no subsidio das despesas de manutenção da Invernada Adulta, sendo ainda uma forma de motivação para os dançarinos que permaneceram no grupo depois de tantos desafios.
Ao longo do projeto, além de participar de rodeios, festivais e concursos culturais tradicionais em nosso Estado, o grupo irá participar da inter-regional do ENART, que em 2022 terá uma etapa em Erechim.
Metas do Projeto:
Contratação de 1 Instrutor de danças tradicionais para a Invernada Adulta.
Contratação de 1 Grupo Vocal para participar de ensaios e apresentações da Invernada Adulta Grupo Vocal.
Criação de 2 músicas de Entrada e Saída.
Criação de 2 coreografias de Entrada e Saída.
Realização de 2 ensaios semanais na sede do CTG.
Aquisição de 16 indumentária masculina Quantidade.
Aquisição de 16 indumentária feminina.
2 apresentações para a comunidade.
2 Participação em rodeios, festivais e concursos culturais.
1 Participação na etapa inter-regional do ENART na
Cidade de Erechim.
Realização de 1 Oficina Cultural Gaúcha em entidade assistencial.
Produzir 03 vídeos/teasers para divulgação do projeto em redes sociais.
Dimensão Simbólica:
As tradicionais Invernadas Artísticas, vai além de simplesmente dançar. Envolve toda uma questão histórica. As atividades desenvolvidas pelos grupos são embasadas em estudos e retratam a origem e a história da tradição gaúcha que dão rumo a verdadeira identidade desse povo.
Os participantes são capazes de entender o sentido dos símbolos, das expressões, dos ritos, dos contos, dos hábitos e costumes que são passados de geração em geração, tornando a cultura algo apaixonante e vivida plenamente no seu real sentido. As coreográficas retratam a riqueza cultural do nosso povo.
Dançar a cultura gaúcha é conhecê-la, e de alguma forma se apropriar dela e enriquecê-la. Ao dedicar seu tempo para um estudo, desenvolvendo um trabalho com referencial histórico e artístico, que busca retratar parte da nossa cultura através da dança, a Invernada Adulta se torna uma atividade de culto ao tradicionalismo do Rio Grande do Sul, para que este permaneça vivo na sociedade contemporânea.
Dimensão Econômica:
Com as atividades propostas, o projeto Planaltinos- CTG Galpão Campeiro 2022 promove a valorização da experimentação artística de caráter amador, fomentando a atividade criativa, a difusão da produção cultural e sua disseminação, a formação técnica, oferecendo caminhos para a profissionalização. Além disso estará formando agentes disseminadores da dança e da cultura gaúcha. Serão contratados profissionais para prestarem serviço durante o período de realização do projeto, bem como serão adquiridos figurinos.
Este projeto que busca financiamento para sua manutenção dentro do Estado, igual a tantos outros grupos de CTGs que existem. Porém para cada CTG, para cada Invernada, poder contar com a segurança e garantia de financiamento para manter profissionais qualificados e consequentemente as atividades dos seus grupos, sendo um grande incentivo para a continuidade de um trabalho de preservação, divulgação e valorização das tradições, sobretudo nesse período pós pandemia de muita dificuldade financeira, onde a continuidade da participação dos jovens acaba sendo influenciado pela minimização dos custos para sua participação.
Dimensão Cidadã:
A valorização da arte amadora e na oferta de oportunidade para que jovens de Erechim, indiferente de sua condição econômica, possam integrar um grupo de danças, de forma gratuita, aprendendo com o auxílio de profissionais qualificados, desenvolvendo seus talentos, melhorando suas relações interpessoais, pois a dança estimula valores como respeito e cooperação.
O projeto estará contribuindo para a democratização do acesso à cultura, realizando apresentações para a comunidade levando o resultado do trabalho obtido com a execução do projeto além de promover oficina cultural gaúcha em entidade assistencial de Erechim.
Vale ressaltar que durante a realização do projeto, seja nos ensaios, viagens e apresentações, serão tomados todos os cuidados para evitar a propagação da COVID-19.
3. Em conclusão, o projeto “PLANALTINOS- CTG GALPÃO CAMPEIRO 2022” é recomendado para avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 179.497,00 (Cento e Setenta e Nove Mil, Quatrocentos e Noventa e Sete Reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 10 de maio de 2022.
Luciano Gomes Peixoto
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 02 de junho de 2022.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Maria Silveira Marques, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra e Bianka de Freitas Biedrzycka Maduell.
Abstenções: Alice Inês Lorenzi Urbim, Michele Bicca Rolim e Rafael Pavan dos Passos.
Impedimentos: Aline Rosa.
Em razão do Of. Nº 152/2022 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária dos dias 07/06/22, 15/06/22, 12/07/22 e 20/07/22 considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS